Os gases e suas transformações: volume, temperatura e pressão

Veja as características básicas e as propriedades dos gases. Entenda o que é um Gás Ideal, e aprenda a resolver questões de Transformações Gasosas, com mudanças de Volume, Temperatura e Pressão.

Os gases interagem com a vida na terra de diferentes maneiras. O oxigênio, por exemplo, está no ar na proporção de aproximadamente, 20% em volume, o ozônio encontrado na estratosfera é responsável pela absorção de parte significativa da radiação ultravioleta do sol. Veja revisão vestibular e Enem.

Você sabe o que são os gases? Vamos relembrar? Cai nos vestibulares e no Enem.  Gases são compostos moleculares que possuem características como a grande compressibilidade e a capacidade de se expandirem, estes compostos não possuem volume fixo, são miscíveis entre si e em qualquer proporção.

Características básicas dos gases

Veja agora com o professor Felipe Sobis, do canal do Curso Enem Gratuito, as características e propriedades dos gases:

Os gases são substâncias cujas moléculas perdem totalmente a atração entre si e se dispersam muito umas das outras, além disso, estas moléculas estão sempre em movimento desordenado.

Este movimento faz com que algumas partículas se choquem quando estão confinadas em algum recipiente, e este choque gera o que chamamos de pressão que o gás exerce sobre determinadas superfícies.

Essas partículas estão em movimento constante entre si e com as paredes do recipiente que as contém.Moléculas - Gases

Você lembra-se da teoria cinética dos gases? Não se preocupe o blog do Enem ajuda você a relembrar, vem com a gente!  Segundo a teoria cinética dos gases, a matéria, nesse estado, é formada de partículas (átomos ou moléculas) mais afastadas umas das outras do que no estado líquido ou sólido.

Veja o que é um gás ideal e as Transformações Gasosas

Resumo sobre o gás ideal

– No estudo dos gases adota-se um modelo teórico, simples e que na prática não existe, com comportamento aproximado ao dos gases reais.

Essa aproximação é cada vez melhor quanto menor for a pressão e maior a temperatura. Esse modelo de gás é denominado de gás perfeito ou ideal. É um gás que obedece às equações:

Fórmula Química - Gases

As partículas de um gás ideal apresentam as seguintes características:

  • Têm volume considerado nulo em relação ao volume ocupado pelo gás;
  • Chocam-se elasticamente, isto é, sem perda de energia cinética;
  • Estão em constante e desordenado movimento;
  • Não estão sujeitas a forças de atração ou repulsão.

        Na prática, temos gases reais. Um gás real tende para o gás ideal quando a pressão tende a zero e a temperatura se eleva.

Os gases têm características importantes como:

Importantes

Transformações gasosas

Transformações dos Gases

Exercício Resolvido

Que tal praticar um pouco sobre gases? Vamos ver um exercício resolvido? É para mandar ver nas provas dos vestibulares e no próximo Enem.

Um recipiente a 28 0C contêm 80 litros de um certo gás exercendo a pressão de 1 atm. A pressão exercida por essa massa de gás a 28 0C em um recipiente com capacidade para 25 litros será?

a)      0,25 atm             b)1,25 atm           c)2,00 atm             d)3,2 atm               e) 4,00 atm

Resolução:

Como a transformação ocorre na mesma temperatura, temos uma transformação isotérmica, ou seja, com temperatura constante, então temos que:  P 1.V 1 = P 2.V 2

Substituindo os valores dados no problema temos que:

  • 80L.1atm = 25L.P 2
  • P 2 = (80.1)/25
  • P 2 = 3,2 atm

A Fórmula de Cálculo dos Gases:

A Equação de Clayperon – Aprenda agora com o professor Sobis:
https://youtu.be/-mjT-btLJYM
Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/
Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! https://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Agora um desafio para você!

Um recipiente contém 0,2 m 3 de um gás perfeito a 80 0C, suportando a pressão de 4000 mmHg. A temperatura do gás é aumentada até atingir 100 0C. Calcule a pressão final do gás.

Resposta: 2 mmHg

Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

“Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você”

Cynthia Kersey

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel