Escalas de Temperatura – Resumo gratuito Enem & Encceja.

Escalas Termométricas caem direto no Enem e nos vestibulares. Veja as escalas dos graus Celsius, Fahrenheit, e Kelvin. Aula gratuita com exercício.

Você lembra das Escalas de Temperatura? Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição? Quanto vale o ‘Zero Grau Célsius’ na escala de Graus Kelvin? É hora de relembrar! O Blog do Enem preparou um super-resumo para você!

Quando queremos medir a temperatura de um corpo, precisamos usar uma escala termométrica, isto é, uma forma de relacionar o conjunto de números associados às temperaturas. As três escalas de temperatura mais comuns são Celsius (C), Fahrenheit (F) e Kelvin (K).

escalas de temperaturaMas, antes de falar das três escalas de temperatura vamos relembrar um pouquinho sobre temperatura? Vem com a gente!

Temperatura é a grandeza física associada ao estado de movimento ou à agitação das partículas que compõem os corpos. Quando falamos de temperatura, podemos dizer se um corpo está muito quente ou frio, mas um modo de afirmar exatamente qual é o grau de agitação das moléculas de um corpo ou meio é utilizando um termômetro.

Termômetro nada mais é, que um aparelho capaz de informar o grau de agitação de um determinado corpo ou meio. No entanto os termômetros podem utilizar escalas diversas para tal informação.

  • Escala Celsius

A escala Celsius é usada oficialmente no Brasil e na maior parte dos países, oficializada em 1742 pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius (1701-1744). Esta escala tem como pontos de referência a temperatura de congelamento da água sob pressão normal (0°C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100°C).

  • Escala Fahrenheit

Outra escala bastante utilizada, principalmente nos países de língua inglesa, criada em 1708 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), tendo como referência a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia (0°F) e a temperatura do corpo humano (100°F).

Escala Fahrenheit em comparação com a escala Celsius:

0°C = 2°F

100°C = 212°F

  • Escala Kelvin

Também conhecida como escala absoluta, foi verificada pelo físico inglês William Thompson (1824-1907), também conhecido como Lorde Kelvin. Esta escala tem como referência a temperatura do menor estado de agitação de qualquer molécula (0K) e é calculada apartir da escala Celsius.

Por convenção, não se usa “grau” para esta escala, ou seja 0 K, lê-se zero kelvin e não zero grau kelvin. Em comparação com a escala Celsius:

-273°C = 0K

0°C = 273K

100°C = 373K

Conversão de Temperatura

Mas, como você pode converter uma temperatura para outra?

Se quisermos relacionar todas as temperaturas e converter uma temperatura de uma escala para outra, é só  utilizar a seguinte equação:

escalas de temperatura

Vamos ver um exemplo:

A preocupação com o efeito estufa tem sido cada vez mais notada. Em alguns dias do verão de 2009, a temperatura na cidade de São Paulo chegou a atingir 34 ºC. O valor dessa temperatura em escala Kelvin é:

a)      239,15      b)      307,15        c)       273,15                  d)      1,91       e)      – 307,15

TK =TºC +273,15
TK =34ºC+273,15
TK = 307,15 k                                                        Resposta: B

 

Fique ainda mais preparado para o Enem com a videoaula sobre escalas termométricas

Agora é a sua vez! Resolva esse desafio!

Maria usou um livro de receitas para fazer um bolo de fubá. Mas, ao fazer a tradução do livro do inglês para o português, a temperatura permaneceu em Fahrenheit (ºF). A receita disse que o bolo deve ser levado ao forno a 392 ºF e permanecer nessa temperatura por 30 minutos. Qual é a temperatura em graus Celsius que Maria deve deixar o forno para não errar a receita?

Resposta: 200oC

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Dica 2 – Relembre as principais unidades de medidas mais utilizadas nas questões de química dos vestibulares de todo Brasil e no Enem. Acesse o nosso link e veja tudo sobre as unidades e suas conversões. Aproveite essa oportunidade! https://blogdoenem.com.br/unidades-de-medidas-quimica/.

Saiba mais sobre as escalas termométricas assistindo a vídeoaula totalmente gratuita do professor André Luiz e mande bem nas questões de química dos vestibulares e também no Enem. https://www.youtube.com/watch?v=dsSRAGopAAY

Dica 3 – Reveja também outro assunto de química que cai bastante nas provas dos vestibulares e do Enem que é Densidade. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/revisao-quimica-revisar-densidade/.
Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química
Os textos e exemplos de apresentação desta aula sobre Escalas de Temperatura foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel