O Efeito Estufa e o Aquecimento Global – Geografia Enem

Veja um resumo completo sobre o fenômeno do Efeito Estufa. Existe uma dimensão da própria natureza, e existe uma dimensão provocada nos últimos séculos pela ação do homem, que pode gerar um forte desequilíbrio. Confira aula gratuita.

Você já deve ter ouvido falar do Efeito Estufa, não é? Apesar de muitos acharem que o Efeito Estufa é algo ruim, ele também tem um aspecto de fenômeno natural importantíssimo para possibilitar a vida na Terra. Neste post você vai entender o que é esse fenômeno e como ele funciona. Revise Geografia e Meio-Ambiente para arrebentar em Ciências humanas no Enem!

Entenda o Efeito Estufa

O sol está constantemente mandando seus raios em direção ao planeta Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, a outra parte, ao atingir o topo da atmosfera terrestre, é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento.

Uma parcela desse calor absorvido é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa. A presença desses Gases do Efeito Estufa é que garante a presença de vida na Terra. Veja no resumo do professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito.

Então, como você viu no resumo do professor Carrieri, a troca de energia entre a superfície e atmosfera que faz com que a temperatura seja, segundo a média global, de 15°C. A média global da temperatura é essa já que alguns lugares são muito mais frios e outros muito mais quentes.

Se os gases do efeito estufa não existissem a temperatura média do planeta seria 18ºC negativos. Já pensou como seria? Muitas plantas, animais e até mesmo o ser humano não seria capaz de viver em um planeta totalmente congelado.Apesar de ser um fenômeno natural como já vimos, existe um agravante desse processo que faz com que a temperatura atinja maior temperatura que o natural, aumentando em até 2°C a temperatura, esse agravante é devido a ações antrópicas (gerada por humanos).

Aula Gratuita de Mudanças Climáticas & Efeito Estufa

Confira com o professor Rafael Carrieri um resumo rápido sobre as Mudanças Climáticas no Planeta Terra. É bem rápida esta aula, um um show. Ele é do canal Curso Enem Gratuito. Veja:

Muito legal o prof. Carrieri. Bora continuar para você dominar o Efeito Estufa:

A poluição pelos Gases do Efeito Estufa

Os gases emitidos pelas indústrias e carros criam uma camada sobre os locais onde são emitidos, isso ocorre em grande escala nas cidades grandes, essa camada de gases impede que os raios solares se dissipem, ou seja, voltem para o espaço, e acaba ocorrendo um efeito estufa muito mais intenso, pois os raios que ficam retidos fazem com que a temperatura fique ainda mais quente, como em uma estufa de verdade.

Os principais gases que causam esse efeito são: o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2), que é produzido pela queima de combustíveis fósseis, óxido nitroso (N2O), metano (CH4), cloro-flúor-carboneto (CFC) entre outros.

Essa aceleração também é dada devido ao desmatamento das florestas (derrubadas e queimadas), pois as árvores controlam as chuvas, os ventos e as temperaturas das regiões próximas. À medida que diminuem, o calor aumenta.O Efeito Estufa e o Aquecimento Global

Uma das grandes preocupações em relação ao aumento da emissão desses gases na superfície é a teoria do aquecimento global. O aquecimento global é um fenômeno climático que ocorre devido ao aumento da temperatura da superfície gloval e dos oceanos;  é a retenção do calor cima do nível considerado “normal”.

Há teorias que acredita que o aquecimento ocorre por causas naturais, mas parte da comunidade científica acredita que o aumento da temperatura é provocada pelos homens devido a emissão em excesso dos gases do efeito estufa.

De acordo com IPCC ( Intergovernamental Panel on Climate Chante), os maiores aumentos de temperaturas foram de 1910 e 1945, e de 1976 a 2000. Os modelos climáticos estipulam que as temperaturas globais podem aumentar no intervalo entre 1,1 e 6,4°C até 2100.

Para concluir sua revisão, veja um resumo específico sobre o Efeito Estufa e O Impacto Ambiental

Muito bom este resumo. Agora, vamos para os exercícios.

Exercícios sobre o Efeito Estufa

Questão 1 (PUC-RIO 2008)

Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa, ao promover o(a):

a) aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese.

b) aumento da respiração durante o crescimento das plantas.

c) aumento da liberação de gás carbônico para a atmosfera.

utilização do metano atmosférico durante a fotossíntese.

d) fixação de nitrogênio atmosférico por bactérias simbiontes nas raízes.

Questão 2 (Enem 2013)

Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2 , CH4 e N2 O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica do solo.

ROSA, A. H.; COELHO, J. C. R. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 5, nov. 2003 (adaptado).

De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa?

a) Evitando a rotação de culturas.

b) Liberando o CO2 presente no solo.

c) Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo.

d) Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo

e) Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo

Respostas:

1- A

2- C

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Priscila Colturato para o Blog do Enem. Priscila é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel