Exercícios sobre termos acessórios da oração: adjuntos, aposto e vocativo

Faça um simulado com 10 questões e teste o que você sabe sobre os termos acessórios da oração. O gabarito sai na hora, boa sorte!

Termos acessórios da oração são aqueles que alteram ou especificam outros. São classificados como termos acessórios o adjunto adnominal, o adjunto adverbial, o aposto e o vocativo. Faça o simulado que preparamos e teste seu conhecimento sobre a matéria!

Os adjuntos adnominal e adverbial, o aposto e o vocativo são o que chamamos na língua portuguesa de termos acessórios da oração. Assim como em tudo na gramática, também existem classificações diferentes para o que seriam os termos e como o utilizamos.

Os termos acessórios da oração não são fundamentais para a estrutura sintática das orações. São eles: o adjunto adnominal, o adjunto adverbial, o aposto e o vocativo. Sua ocorrência nas orações se justifica por motivos de ordem semântica e discursiva.

O adjunto adnominal é o termo que vem ligado a nomes, substantivos, que ocupam a posição de núcleo de uma função sintática qualquer. Dessa maneira, seu sentido no texto é modificado, especificado ou precisado pelos adjuntos adnominais.

Adjunto adverbial é o termo (advérbio ou locução adverbial) que vem ligado a verbos, adjetivos ou outros advérbios. Dessa maneira, intensifica seu sentido ou, no caso dos verbos, é possível conferir a eles circunstâncias bem específicas. 

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.

Vocativo é o termo que, na língua, trabalha como forma de chamamento. Sua função é estabelecer um vínculo explícito com o contexto discursivo. Podemos afirmar que o vocativo é um elemento que possui uma independência sintática no interior das orações e dos períodos.

Aulão de Português para o Enem

Simulado sobre termos acessórios da oração: adjuntos, aposto e vocativo

Agora que você revisou o conteúdo, responda 10 questões sobre os termos acessórios da oração, incluindo adjuntos, aposto e vocativo. Boa sorte!

.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Simulado Gramática
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel