A Revolução Industrial – Resumo com Simulado Enem & Encceja

O tema da Revolução Industrial é frequente nas provas do Enem e dos vestibulares. Foi uma etapa importante na história. Tudo mudou com o domínio do homem sobre as formas de energia, a maquinaria que foi inventada e as novas formas de organização do trabalho. Veja o que sabe sobre o tema neste Simulado Online de História.

A Revolução Industrial mudou a história da humanidade e das condições do Planeta Terra também.  Ela nasce na Inglaterra, em 1760, quando surge a máquina a vapor, movida pela energia do carvão, e que gera a força que passou a mover as principais fábricas da época, que eram as tecelagens.

A polêmica que domina os estudos sobre a Revolução Industrial envolve as consequências decorrentes do grande domínio do homem sobre as formas de energia, do potencial das máquinas desenvolvidas, das formas de organização do trabalho, e de efeitos como a poluição ambiental.

A pergunta é: – Estamos melhores ou piores do que naqueles tempos? Veja um pequeno resumo e depois responda o Simulado Enem de História: A Revolução Industrial:

Revolução Industrial Na Inglaterra, a Revolução Industrial modificou a paisagem das cidades a partir do século XVIII. 

O que foi a Revolução Industrial

A Revolução Industrial refere-se a um período repleto de importantes transformações urbanas, culturais, econômicas e sociais. Teve início na Inglaterra, em fins do século XVIII, e caracteriza-se pela introdução da chamada fábrica moderna na Europa.

Veja na imagem o surgimento da produção em série, com uso intensivo de maquinaria movida a fontes de energia (no início a vapor).São características marcantes da Revolução Industrial as inovações tecnológicas que aprimoraram o funcionamento das fábricas e indústrias e o considerável aumento da produção e transformação de matéria-prima. Veja aqui uma aula especial sobre o (cruel) mundo do trabalho  na Revolução Industrial.

Resumo sobre A Revolução Industrial

Confira com o professor Felipe Oliveira, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo sobre a Revolução Industrial e

Como você acompanhou no vídeo, são alguns exemplos dessas inovações: a máquina a vapor que permitiu intensificar processos industriais que até então eram manuais ou movidos a tração animal, e na área das comunicações o telégrafo.

Veja na imagem a máquina a vapor:inglaterra berço da revolução industrial

Revolução Industrial e a Inglaterra

A Inglaterra acumulou muito capital em comparação às outras nações mesmo antes da Revolução Industrial. O país tinha forte poderio militar e dominava amplamente as artes da navegação, o que permitia uma grande vantagem aos ingleses. As Grandes NavegaçõesA Inglaterra beneficiou-se também dos resultados financeiros gerados pela exploração do ouro nas Américas e do tráfico de escravos em séculos anteriores. Veja uma aula gratuita sobre o ciclo das Grandes Navegações, e que antecede em três séculos a Revolução Industrial:

Internamente o país era estável politicamente, e já tinha feito reformas que deram o poder político e do executivo ao Parlamento, colocando a monarquia em um caráter institucional representativo.

 A tomada ou compra de terras dos camponeses pelos grandes proprietários de terras gerou uma minoria de grandes latifundiários. Isto ocasionou uma grande quantidade de trabalhadores assalariados, que iam para as cidades em busca de trabalho na ‘nova’ indústria que estava nascendo com a Revolução Industrial.

Paródia sobre a Revolução Industrial

Valeu pra você? Muito bom o professor Felipe. A técnica de criar uma aula bem leve e divertida ajuda os alunos a assistir até o final e absorver todo o conteúdo.

Problemas Sociais e a Revolução Industrial – O intenso movimento de trabalhadores para os centros urbanos causou sérios problemas sociais, além de péssimas condições de vida nas cidades.

Além da acumulação de capitais no comércio ou em conquistas no exterior as terras inglesas já tinham passado pelos chamados cercamentos, colocando em prática os conceitos de propriedade privada, contribuindo para uma profunda transformação no campo inglês.

História Enem Primeira locomotiva a vapor, construída em 1804, pelo engenheiro inglês Richard Trevithick.

 Outra vantagem complementar que pode ser apontada como causadora do pioneirismo da Inglaterra na Revolução Industrial era o domínio das navegações comerciais, facilitando a expansão de mercados consumidores em meio marítimo.

A Terceira Revolução Industrial

O Ciclo de Inovação tem se apresentado como uma constante na sociedade moderna. Em relação à Industrialização, na segunda década do século XXI entrou em cena a Terceira Revolução Industrial.

Veja aula gratuita sobre a indústrialização contemporânea com o professor Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito.

  1. A Terceira Revolução Industrial tem tudo a ver com isso aí que você tem no seu bolso: o seu celular. Estamos falando de uma revolução na comunicação.
  2. Ela vem para romper os paradigmas no que diz respeito principalmente à comunicação, sobre a forma pela qual a informação vai se propagar.
  3. Então na década de 70, a gente vai ter o pontapé inicial: o desenvolvimento da eletrônica e da informática. Os computadores começaram a diminuir de tamanho e se tornaram mais acessíveis e simplificados para uso.
  4. Uma das partes dessa revolução é o uso do silício, que vai permitir a existência dos microchips – que vai então facilitar o processamento e o armazenamento de dados.
  5. Com a terceira revolução industrial, muda-se também a forma de produzir. O Toyotismo, por exemplo, ganha força. Por que? Porque a partir daí é possível introduzir nas fábricas o processo de mecanização e robotização.
  6. A informática vai influenciar, inclusive, no processo produtivo 😉 Assim, também é possível agora a produção por demanda determinada.
  7. Também tivemos muita diminuição dos custos de produção. Ou seja, a mão de obra, em alguns setores, se torna obsoleta e é substituída por robôs. Isso vai gerar uma crise de empregos estrutural, com o desaparecimento de uma função que agora é realizada por um robô
  8.  – A biotecnologia e da engenharia genética também entram no jogo e ajudam a selecionar produtos mais resistentes (como transgênicos, por exemplo). Por exemplo: em Santa Catarina, recentemente, um hospital realizou a primeira cirurgia com robôs! \o/
  9.  As fontes energéticas também se tornam mais eficientes (que carecem de pesquisa). É necessário buscar fontes mais limpas e duráveis (como a solar).

 

Então, agora é hora de testar o seu nível!

Responda ao Simulado sobre a Revolução Industrial:

 

Simulado de História

.

.

====

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel