A Deriva Continental e o movimento das Placas Tectônicas

A Deriva Continental e as teorias sobre a "movimentação" das Placas Tectônicas fazem parte dos conteúdos clássicos da Geografia e da história do planeta Terra. Veja resumo & simulado

“A Dança dos Continentes” como é conhecida esta teoria, nada mais é do que o movimento dos continentes. Sabemos que os continentes que compõem a superfície terrestre começaram a se formar a milhares de anos. Eventos foram acontecendo em nosso planeta. Esses movimentos são chamados de Deriva Continental. Veja o resumo e responda ao Simulado.

O que é a Deriva Continental?

Segundo os dicionários essa palavra significa sem rumo certo, desvio de rota de navio. Enfim, ela foi utilizada para compor a expressão Deriva Continental pelo cientista Alfred Wegener

Mas afinal quem foi Alfred Wegener? – Wegener foi um meteorologista e cientista alemão, que inquieto com esses questionamentos passou a estudar a geologia de nosso planeta.  Em 1915, publicou o livro “A origem dos Continentes e Oceanos”.

Essa teoria foi difícil de compreender, pois Wegener acreditava que os continentes estariam “flutuando” sobre uma massa pastosa e quente do interior do planeta. Wegener foi desacreditado e ignorado pela comunidade cientifica. Assim sua teoria pioneira sobre a Deriva Continental foi esquecida por muitos anos.
Geografia Figura 1 – Alfred Wegener (meteorologista, cientista alemão) 1880-1930.

Veja aula gratuita sobre as Placas Tectônicas para começar bem esta revisão:

Evidências da Deriva Continental

Para comprovar sua teoria, Alfred Wegener se apoiou em algumas evidências que comprovava que um dia os continentes já foram unidos, portanto estão se movimentando, e afastando-se uns dos outros.

  • As principais evidências da Deriva Continental são:
  • O encaixe do litoral da África No contorno do litoral da América; (Evidência Morfológica)
  • A existência de fósseis de animais nos dois continentes (África e América); (Evidência Paleontológica).
  • A ocorrência dos mesmos tipos de plantas e fósseis das mesmas, nos dois continentes; (Evidência Paleoclimática)
  • E a formação geológica e os tipos de rochas semelhantes também nesses dois continentes. (Evidência Litológica)Deriva Continental - Geografia Enem e VestibularFigura 2– Representação da movimentação dos continentes: Deriva Continental. 

Essa teoria foi difícil de entender afinal, na época não tinha como analisar precisamente os dados, e os mapas também não eram tão fiéis quanto hoje. Afinal havia um questionamento que Wegener não sabia responder; que força movia esses continentes?

O que seria capaz de fazer com que os continentes flutuassem e se movimentassem a ponto de se afastarem tanto como é o caso da África e América?

Afinal, se não fosse a ousadia e curiosidade desse meteorologista, será que alguém pararia para pensar que os continentes tinham uma ligação? Suas evidências foram resultado de muita investigação e estudos.

Ao examinar essas evidências chegou à conclusão que todos os continentes já foram um só: a Pangéia.Geografia Figura 3 – Fósseis encontrados no estudo de Wegener. Infelizmente somente após a sua morte que sua teoria foi aceita e entendida.

Aula Gratuita: A Deriva Continental

Confira agora com o professor Raphael Carrieri o resumo online sobre a Deriva Continental.

Muito boa esta aula do canal do Curso Enem Gratuito no Youtube.

Responda agora as questões do Simulado Enem de Geografia:

Simulado Deriva Continental

.

.
===

Deriva Continental

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá.

Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel