Vanguardas Europeias – Resumo Enem com Simulado de Literatura

Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo. Teste o que sabe sobre Literatura com o simulado de Vanguardas Europeias que preparamos para você se dar bem no Enem!

As Vanguardas Europeias dialogaram com os Modernistas no Brasil. Veja o que estava acontecendo na Europa nas primeiras décadas do Século XX. Entenda o Futurismo, o Cubismo e o Dadaísmo. No final do post tem um Simulado Gratuito para você. O Futurismo inaugura as Vanguardas Europeias:

O Futurismo foi um movimento surgido na Itália pelas mãos do escritor Filippo Tomasso Marinetti, com o seu Manifesto Futurista. O texto foi publicado no jornal Le Figaro, Em 1909. Era uma tentativa de romper com a cultura opressiva que dominava o ambiente cultural da Itália.  A proposta de Marinetti era convocar ‘todos aqueles que se considerassem jovens, bonitos e revolucionários e capazes de inventar um novo conceito de vida’ (fonte: https://goo.gl/vZO2cy).  Estava feita a convocação para o surgimento das Vanguardas Europeias.

Veja na imagem uma obra futurista de Fortunato Depero, chamada Arranha-céus e túneis, de 1930.O Futurismo pregava o dinamismo, a adequação da arte à vida moderna, com novas formas e novo estilo.

A proposta do Futurismo repudiava tudo que lembrasse o passado, queria a demolição dos museus e das bibliotecas; no seu amor à velocidade, exaltou o culto ao perigo; nacionalista apaixonado, exaltou a violência e a guerra e teve no Fascismo italiano seu herdeiro doutrinário no campo político.

O Expressionismo Alemão

Movimento surgido na Alemanha no início do século XX e que visava à expressão das vivências íntimas, da reação subjetiva aos estímulos exteriores, buscando “a verdade atrás das coisas”. Ao expressionista não interessa a realidade circundante, e sim o que desperta em seu interior.Os maiores destaques do Impressionismo Alemão foram no cinema. Veja na imagem uma cena de Metrópolis, fiome que se tornou um clássico de Fritz Lang, em 1927.

Outro filme que entrou para a história do Impressionismo Alemão foi  ‘O Vampiro de Dusseldorf’, em 1931, do mesmo diretor. Neste filme Fritz Lang faz uso do som como um componente até então inédito no cinema, colocando no limite cenas de suspense durante toda a película.

Picasso e o Cubismo

Movimento nascido em 1907, das experiências de Pablo Picasso na pintura, valorizando as formas geométricas e, ao mesmo tempo, revelando um objeto em seus múltiplos ângulos. Na literatura o que vogava era “as palavras em liberdade”, a “invenção de palavras”, e se propunha a “destruição das sintaxes já condenadas pelo uso”.

A estratégia criava um texto marcado pelos substantivos soltos, jogados aparentemente de forma anárquica, e pelo menosprezo dos verbos, adjetivos e pontuação.

Pregava-se ainda a utilização do verso livre e a consequente negação da estrofe, da rima e da harmonia. Picasso levou o conceito para as telas, e produziu obras que se tornaram ícones daquela época. Observe:Guernica, de Picasso, um rei nas Vanguardas EuropeiasVeja na imagem acima o clássico mural Guernica, de Picasso, retratando a cidade  dilacerada na Guerra Civil Espanhola (1936-1939), durante bombardeio promovido pela Alemanha e pela Itália em apoio aos falangistas de Francisco Franco, que implantou uma ditadura fascista no país.

 

Dadaísmo

Movimento literário, mais precisamente poético, surgido na França durante a Primeira Guerra Mundial. Os dadaístas procuravam libertar as palavras de seu sentido lógico, cotidiano, associando-as desordenadamente à procura de sentidos e efeitos diferenciados. Leia esta Receita para fazer um poema dadaísta, do romeno Tristan Tzara:

  • Pegue um jornal. Pegue uma tesoura.
  • Escolha no jornal o artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
  • Recorte o artigo.
  • Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.
  • Agite suavemente.
  • Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
  • Copie conscienciosamente na ordem em que
  • Elas são retiradas do saco.
  • O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade grandiosa; ainda que incompreendido do público.

O Surrealismo

Corrente estético-filosófica surgida na França depois da Primeira Guerra. Pregava a sondagem do mundo interior, em busca do homem primitivo, da libertação do inconsciente, da valorização do sonho.

O maior autor do surrealismo foi o espanhol  (da Catalunha) Salvador Dali, que encantou o mundo com seus objetos derretidos em paisagens surreais. figura_08.jpgVeja nesta imagem acima o quadro A Persistência da Memória.

Assista a esta videoaula com o professor Anderson Rolo, do Curso Enem Gratuito, e em seguida responda as 10 questões do simulado de Vanguardas Europeias:

 Teste seu nível no Simulado Enem de Vanguardas Europeias:

Vanguardas Europeias

.

Quer garantir nos estudos através de um curso preparatório online gratuito? Confira o Curso Enem 2018 Gratuito. Todas as matérias do Exame para você mandar bem nas provas objetivas e na Redação também.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

No Blog do Enem toda hora é hora do Enem para você testar seus conhecimentos e revisar o que precisa melhorar para mandar bem no próximo Exame. Você está com o maior portal de conteúdos preparatórios e que tem Simulados de todas as matérias. Veja o Pré-Enem Gratuito, com 1.420 aulas de todas as matérias das provas objetivas e de Redação Também.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja