Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma: a Lei de Lavoisier

Teste seus conhecimentos sobre a Lei de Lavoisier com nosso Simulado Enem de Química. Veja o que consegue acertar, e caso você erre, tem dicas para estudar! Veja!

Na natureza nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma. Você lembra desta frase, com certeza. Ela é o Postulado clássico criado por  Antoine Lavoisier, que entrou para a história das ciências.  E, também entrou para a cultura popular como A Lei de Lavoisier.

A Lei de Lavoisier

Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier em homenagem ao seu criador. Antoine Laurent LavoisierEsse cientista foi considerado o pai da química moderna. 

Os estudos experimentais realizados por Lavoisier que levaram-no a concluir que, numa reação química que se processe num sistema fechado, a massa permanece constante, ou seja, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos:

m(reagentes) = m(produtos)

Assim, por exemplo, quando 2 gramas de hidrogênio reagem com 16 gramas de oxigênio verifica-se a formação de 18 gramas de água; do mesmo modo, quando 12 gramas de carbono reagem com 32 gramas de oxigênio ocorre a formação de 44 gramas de gás carbônico.

Através de seus trabalhos, Lavoisier pôde enunciar uma lei que ficou conhecida como lei da conservação das massas ou a lei de Lavoisier:

“Numa reação química que ocorre num sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação”. Ou seja, é a Lei de Lavoisier: nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Ou ainda, filosoficamente falando:

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Resumo sobre a Lei de Lavoisier

Antes de ver alguns exemplos confira o resumo simples e rápido da Lei de Lavoisier e Proust com o prof. Sobis, do canal Curso Enem Gratuito

Muito bom este resumo. Conseguiu entender? Veja como funciona a Lei de Lavoisier e  fique ligado! Cai nas provas dos vestibulares e no próximo Enem.

Se colocarmos 65 g de zinco dentro de um vidro contendo 98 g de ácido sulfúrico e em seguida fecharmos o vidro, ocorrerá uma reação química entre as duas substâncias e haverá formação de sulfato de zinco e desprendimento de hidrogênio.

Resposta: A massa do A massa do sulfato de zinco somada com a massa do hidrogênio desprendido será de 163 g.

Repare que na reação não houve ganho nem perda de massa, o que ocorreu foi a transformação das substâncias reagentes em outras substâncias.

Que tal você ver um exemplo sobre a lei de Lavoisier que o blog do Enem preparou para você mandar bem na prova de química dos vestibulares e do Enem? Vamos nessa!

Na reação de neutralização do ácido clorídrico pelo hidróxido de magnésio, sabe-se que 73 g do ácido reage com 58 g do hidróxido com formação de 36 g de água. Baseado nessas informações e utilizando a Lei de Lavoisier, determine a massa do outro produto dessa reação, o cloreto de magnésio.

Resolução utilizando a Lei de Lavoisier

  • A massa formada de cloreto de magnésio é de 95 g, pois:
  • Ácido clorídrico + hidróxido de magnésio → cloreto de magnésio + água
    73 g                         58 g                                          x                     36g
  • Pela Lei de Lavoisier, temos que a massa total dos produtos é igual à massa total dos reagentes.
  • Desse modo, temos: 73 + 58 = x + 36
    x = 95 g

 

Veja agora o Simulado sobre a Lei de Lavoisier. Teste seu nível.

 

Simulado: Lei de Lavoisier

.

 

Mandou bem no simulado sobre a Lei de Lavoisier? Então, escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora.

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora.

Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Lei de Lavoisier
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja