Resumo com exercícios sobre estrutura atômica

Teste seus conhecimentos sobre estrutura atômica com questões do Enem e de vestibulares!

A estrutura do átomo, suas subpartículas e características são assuntos recorrentes no Enem e nos vestibulares. Além disso, esses são conceitos básicos que você deve dominar para resolver questões mais complexas, como questões sobre ligações químicas. Sendo assim, preparamos este resumo com exercícios sobre estrutura atômica para que você possa testar seus conhecimentos sobre os átomos.

O que é um átomo?

Os átomos são as menores porções de um elemento químico que ainda mantêm suas características físico-químicas. Ou seja, eles unidades básicas da matéria, estando presentes em todas as substâncias.

A palavra átomo deriva do grego e significa indivisível. Essa nomenclatura se refere à sua origem, quando se imaginava que os átomos seriam partículas tão pequenas que não poderiam ser divididas. Entretanto, hoje sabemos que os átomos são constituídos de partes menores, chamadas de subpartículas atômicas.

A estrutura do átomo

Essas subpartículas fazem parte de duas regiões do átomo: o núcleo e a eletrosfera. No núcleo encontramos duas sub-partículas: os prótons, que possuem carga positiva, e os nêutrons, que são sub-partículas neutras. Por sua vez, na eletrosfera encontramos subpartículas negativas, chamadas de elétrons.

Para identificar e caracterizar os átomos utilizamos alguns números que fazem referência especialmente à quantidade de cada tipo de partícula subatômica. Assim, temos o número atômico (Z) que corresponde à quantidade de prótons e caracteriza o elemento químico. Temos também o número de massa (A), que corresponde à soma das partículas presentes no núcleo, ou seja, a soma do número de prótons e nêutrons.

Além disso, é preciso lembrar também que os átomos podem ser encontrados em seu estado neutro, quando possuem o mesmo número de prótons e elétrons. Ou ainda, na forma de íons, quando temos diferentes quantidade de cargas negativas e positivas.

Dessa forma, quando temos um íon com um número maior de prótons que elétrons, dizemos que ele está carregado positivamente e é chamado de cátion. Já quando temos em um átomo mais elétrons que prótons, podemos afirmar que ele está carregado negativamente, sendo considerado um ânion.

Resumo sobre estrutura atômica

E aí, conseguiu lembrar da estrutura atômica com o nosso pequeno resumo? Antes de partir para os exercícios, aprofunde seus conhecimentos com o resumo sobre estrutura atômica do professor Sobis:

Agora que você já revisou rapidamente o conteúdo, chegou a hora de testar seus conhecimentos. Portanto, resolva os exercícios a seguir com diversas questões sobre atomística.

Exercícios sobre estrutura atômica

Resolva os exercícios a seguir.

.

Jade Philippe

Diretora de Conteúdo do Blog do Enem. Formada em Direito, descobriu na comunicação um caminho mais direto para ajudar as pessoas. Foi assim que passou a integrar a equipe do Curso Enem Gratuito, plataforma dedicada a entregar educação livre, de qualidade e gratuita a todos os estudantes do Brasil.
Categorias: Sem categoria, Simulado Química, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel