Veja o Barroco em Portugal – Resumo com Simulado de Literatura

Confira no resumo a essência do que foi o período do Barroco em Portugal e também no Brasil. Depois, teste seus conhecimentos sobre o Barroco em Portugal com o Simulado Enem Online de Literatura. Respondendo as 10 questões, você estuda para o Enem e ainda garante dicas para revisar.

Literatura Enem: Barroco é um termo que indica, genericamente, as várias manifestações artísticas que foram importantes e, dessa maneira, marcaram o século XVII e o começo do século XVIII. Veja o Barroco em Portugal e a influência no Brasil.

O Barroco em Portugal teve início em 1580, com a unificação da Península Ibérica, o que fez com que grande influência de origem espanhola repercutisse, em suas mais variadas formas. Por conta disso, “Escola Espanhola” também foi um nome dado ao Barroco lusitano.

Este período da Escola Espanhola vai até 1756, ano em que se funda a Arcádia Lusitana. O movimento árcade ganhará força sustentado pela ideologia iluminista, dando fins aos valores defendidos pelo Barroco.

Características do Barroco em Portugal

Dentre as características mais significativas dessa época, veja o Barroco em Portugal com o intento de unir valores medievais, revitalizados pela Contrarreforma, aos valores da cultura greco-latina, trazidos pelo movimento renascentista.

Esta quadro esta obra abaixo, que é o clássico Crucificação de São Pedro. (1600-02), de Caravaggio. 1Conflito Barroco na pintura: pode-se perceber o conflito através do tratamento dado ao tema. O jogo de claro e escuro, contraste das linhas que se opõem, a brutalidade e a inocência, o humano e o divino.

O homem retratado pelo barroco é um ser angustiado, dividido entre santos católicos e santos pagãos, entre a matéria e o espírito, o pecado e o perdão. Os textos literários refletem esses dois pontos, um tanto rebuscados, extravagantes, valorizando os detalhes, em um interrupto jogo de contrastes.

Assim sendo, é nesse momento que entra o jogo de palavras e figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, alegoria, inversões).

Veja um resumo simples e rápido. Veja o Barroco em Portugal e no Brasil com a professora Camila, do canal do Curso Enem Gratuito

Muito bom este resumo. Agora, vamos mergulhar um pouco mais nos estilos do Barroco.

Os dois estilos no Barroco Literário: Cultismo, e Conceptismo:

1 – Cultismo, aquele que tem sua linguagem rebuscada, culta e extravagante, junto da valorização do pormenor através de um jogo de palavras, influenciado fortemente pelo poeta espanhol Luís de Góngora, e;

2 – Conceptismo, que fazia alusão ao uso de expressões indecisas, de conclusões paradoxais e frases ambíguas.

Nesse sentido, ao mesmo tempo em que o Barroco possuía um embasamento racional (renascentista), reproduzia, também, filosofias cristãs (medievais). Isso deu sob a influência por fatos que mudaram a concepção de mundo dos homens: a fundação Companhia de Jesus (1540), o Concílio de Trento (1545) e a Contrarreforma.

O maior nome da época é o do Padre Antônio Vieira, grande orador e epistológrafo português, que participa tanto da história da literatura portuguesa quanto da literatura brasileira. Seus sermões mais populares são:

Sermão da Sexágésima (1655):

Ecce exiit qui seminat, seminare. Diz Cristo que “saiu o pregador evangélico a semear” a palavra divina. Bem parece este texto dos livros de Deus ão só faz menção do semear, mas também faz caso do sair: Exiit, porque no dia da messe hão-nos de medir a semeadura e hão-nos de contar os passos. (…)

Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem sair.

Os que saem a semear são os que vão pregar à Índia, à China, ao Japão; os que semeiam sem sair, são os que se contentam com pregar na Pátria.

Todos terão sua razão, mas tudo tem sua conta. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-ão a semeadura; aos que vão buscar a seara tão longe, hão-lhes de medir a semeadura e hão-lhes de contar os passos.

Ah Dia do Juízo! Ah pregadores! Os de cá, achar-vos-eis com mais paço; os de lá, com mais passos: Exiit seminare. (…) Ora, suposto que a conversão das almas por meio da pregação depende destes três concursos: de Deus, do pregador e do ouvinte, por qual deles devemos entender a falta? Por parte do ouvinte, ou por parte do pregador, ou por parte de Deus? (…)

Resumo sobre o Barroco de Antônio Vieira

Entendeu no resumo da professora Camila por que motivos o Padre Antônio Vieira entrou para a História da Literatura?

Veja o que sabe sobre o Barroco em Portugal para se preparar para o Enem

Veja o Barroco em Portugal

.

.
=

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Sisu 

 

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

 

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel