As sílabas tônicas: resumo de Gramática com simulado

Teste seus conhecimentos sobre silabação e tonicidade com o simulado Enem de Gramática. Caso erre, têm dicas para estudar e garantir o sucesso na prova!

Aprenda a identificar as Sílabas Tônicas

O primeiro passo para você resolver as questões do simulado de Sílabas Tônicas é você compreender o que é uma sílaba:  Sílaba é o fonema, ou conjunto de fonemas, que são pronunciados em uma única emissão de voz.

  • Quanto a seu número, podem ser divididas em:
  • 1 sílaba = Monossílaba –
  • 2 sílabas = Dissílaba – Pudim
  • 3 sílabas = Trissílaba – Me-la-do
  • 4 sílabas = Polissílaba – An-ti-cons-ti-tu-ci-o-na-lis-si-ma-men-te

Regras de acentuação da sílaba tônica

Veja agora no resumo da professora de português Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, como resolver as questões de acentuação e de sílabas tônicas:

As sílabas tônicas

Leia em voz alta esta frase a seguir e preste atenção às sílabas destacadas nas palavras: Cozinha-se o jerimum sem casca e em pedaços com água (…)sílabas tônicas

Então, como você pode perceber, a tonicidade define ‘a melodia’ das palavras4

Classificação das palavras de acordo com a sílaba tônica

Na língua portuguesa, a sílaba tônica pode aparecer em três posições diferentes quando a palavra tem mais de uma sílaba. Observe a sílaba tônica de cada uma das palavras destacadas no texto a seguir.

Carne seca com abóbora – Os acompanhamentos mais comuns para a carne seca são abora, fruta-pão, mamão verde, pirão de leite, inhame, batata doce, angu e cuscuz seco.

  • Quando a sílaba tônica é a penúltima (acompanhamentos), a palavra é classificada como paroxítona.
  • Quando a sílaba tônica é a antepenúltima (abóbora), a palavra é classificada como proparoxítona.
  • Quando a sílaba tônica é a última sílaba (mamão), a palavra é classificada como oxítona.

Quando a palavra tem somente uma sílaba, a classificação é diferente. Veja os exemplos neste texto, recortado a reportagem citada anteriormente.

Cozinha-se o jerimum sem casca e em pedaços com água e sal.

  • Na língua falada, estas palavras soam em um único grupo com outras palavras na enunciação da frase, pois não têm intensidade própria, ou seja, não têm sílaba tônica; apoiam-se na palavra vizinha. Recebem o nome de monossílabos átonos.
  • e sal – estas palavras têm intensidade própria e, na língua falada, soam sozinhas na enunciação da frase. Recebem o nome de monossílabos tônicos. Constituem-se de uma sílaba, que é tônica.

Lembre-se: Toda sílaba acentuada graficamente é a tônica, mas nem toda tônica é acentuada. Todas as proparoxítonas são acentuadas. Responda agora ao simulado de sílabas tônicas:

Simulado de sílabas tônicas

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel