Exercícios sobre a globalização

Sabe tudo sobre a globalização? Faça o teste e descubra! São 10 questões sobre o tema para avaliar o seu desempenho. Boa sorte!

Globalização é um conjunto de transformações mundiais de dimensões econômicas, culturais, sociais, políticas, religiosas e jurídicas interligadas de modo complexo. Este é um tema sempre presente nas provas, porque é impossível pensar o mundo atual sem falar sobre ele.

Você já reparou que a todo o momento estamos utilizando mercadorias que foram produzidas em diversas partes do planeta? E que essas mesmas mercadorias também são utilizadas por outras milhões de pessoas nos quatro cantos do planeta? Essas são algumas das características do tema desta aula, a globalização.

A globalização é um fenômeno muito importante a ser estudado pela Sociologia, pois é responsável por boa parte das transformações sociais pelas quais o mundo contemporâneo vem passando. É uma tarefa quase impossível citar atividades que escapam desse fenômeno social de dimensão planetária.

A globalização está intimamente ligada com as novas tecnologias da comunicação e traz uma série de consequências positivas e negativas para as pessoas do mundo.

Ao mesmo tempo em que a globalização estimula o intercâmbio de conhecimento e de informação entre diferentes sociedades em todo o planeta, ela é um processo desigual e modifica maneiras tradicionais de viver, produzir e se identificar culturalmente.

Globalização é um conjunto de transformações mundiais de dimensões econômicas, culturais, sociais, políticas, religiosas e jurídicas interligadas de modo complexo.

Apesar de muitos autores situarem o início do processo de globalização lá nas grandes navegações, quando se estabeleceu um mercado transatlântico de mercadorias, o termo globalização foi criado na década de 1970.

A globalização resulta do avanço da tecnologia, como a invenção dos computadores e da internet. A principal característica da globalização é tornar o mundo interligado, o que levou as pessoas a falar de uma aldeia global: não seríamos mais cidadãos de um país, mas sim cidadãos planetários.

Nesse novo contexto, a própria Sociologia teve que ampliar seu olhar sobre seu objeto de estudo: não podia mais enxergar a sociedade como algo fechado, restrito a uma pequena comunidade, cidade ou nação. A sociedade se tornou global!

Alguns dos efeitos da globalização são: a mundialização dos sistemas de produção e das transferências financeiras, disseminação de informação e imagens através de novos e instantâneos meios de comunicação, deslocamentos em massa de pessoas, seja como turistas, como trabalhadores migrantes ou refugiados.

É como se o mundo tivesse encolhido: as diferentes partes do planeta parecem estar mais próximas e o tempo passando mais rápido. Para perceber como o mundo mudou, pergunte para seus avós como eram as coisas na época da juventude deles!

A globalização é vista como uma etapa transnacional do capitalismo. As empresas passaram a sair das fronteiras dos seus países de origem em busca de novos mercados.

Dessa forma, uma empresa pode comprar matéria-prima em outro continente, instalar sua fábrica onde a mão de obra é mais barata e distribuir sua mercadoria para qualquer lugar do mundo.

Entretanto, o processo de globalização não se dá de maneira igual entre os países e pessoas do mundo. Os países mais ricos tendem a concentrar os meios de informações, tecnologias, empresas e capital financeiro, enquanto aos países periféricos cabe servir matéria prima e mão de obra barata para as multinacionais.

A consequência é o aumento da desigualdade social em escala planetária.

A globalização econômica também tem graves impactos no meio ambiente, pois promove a exploração da natureza de maneira insustentável e predatória, poluindo e contaminando os ambientes naturais.

Além disso, a globalização promove a homogeneização cultural, disseminando os padrões de vida dos países mais ricos, e tem como consequência a destruição das formas tradicionais de vida.

Introdução à Globalização

Confira agora com o professor Fábio Luiz Pereira, do Curso Enem Gratuito, uma introdução ao tema:

Simulado

Agora que você revisou o conteúdo, é hora de fazer o teste! Boa sorte!

.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Simulado Sociologia, Sociologia
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel