O Cálculo de Porcentagem: resumo com Simulado de Matemática

Aprenda a fazer o Cálculo de Porcentagem e de Juros. Confira o passo a passo para montar os exercícios e chegar à solução e gabaritar no Enem e no vestibular. Vem!

Hora de ver o resumo e depois responder as 10 questões do Simulado Online de Matemática sobre o Cálculo de Porcentagem. Assim você tira suas dúvidas e aprende o básico para mandar bem no Enem, no Encceja e nos vestibulares. Juros e Porcentagem caem direto. Se liga!

Resolver questões sobre o Cálculo de Porcentagem no Simulado no final da aula é bem rápido: você vê na hora se errou ou acertou a questão e já garante dica para estudar!

Veja no resumo aula gratuita com as explicações e os exercícios resolvidos com a base da Matemática que é essencial para você resolver as questões de Juros e Porcentagem e dominar Regra de Três. Confira com o professor Lucas Borguesan, do canal do Curso Enem Gratuito:

Como resolver Porcentagem:

Mas, o que é mesmo o Cálculo de  Porcentagem? Você lembra? – Vamos lá:

As frações (ou razões) que possuem denominadores (o número de baixo da fração) iguais a 100, são conhecidas por razões centesimais. Elas podem podem ser representadas pelo símbolo “%”.  O símbolo “%” é lido como “por cento“. “5%”, por exemplo, lê-se “cinco por cento”.O Cálculo de Porcentagem – Matemática EnemAchou a explicação difícil? Vamos explicar melhor para facilitar a compreensão: 

Você pode chamar de porcentagem sempre que você divide um número por 100, e seleciona alguma parte. Uma única parte desta divisão “por cem partes” equivale a 1% (um por cento). Se você separar 30 partes, serão 30%.

Dentro do assunto porcentagem, o que mais ocorre, são as porcentagens sobre outros números, como 30% de 90 ou 80% de 40. O melhor jeito de aprender é acompanhar uma aula-show com as melhores dicas, e depois fazer os exercícios do Simulado.

Aula Gratuita: o Cálculo de Porcentagem:

Veja agora com o professor Sérgio Sarkis, do Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido sobre o cálculo de Porcentagem:

Gostou da aula? É bem completa. O professor Sérgio Sarkis explica super fácil, e vale mesmo assistir. E têm mais aulas dele no canal do Curso Enem Gratuito.

Dica do Blog do Enem:  Antes de você começar a fazer o cálculo das porcentagens, é necessário que você esteja firme nas operações com frações, pois serão muito utilizadas para esse tipo de cálculo.

Revisão online básica – tão faça uma revisão sobre como somar, subtrair, dividir e multiplicar as frações acessando o nosso link e fique fera! Veja aula gratuita sobre as Quatro Operações com Frações

Exercícios resolvidos com o Cálculo de Porcentagem

Vamos ver agora alguns exemplos sobre cálculo de porcentagem e fixar melhor esse conteúdo. Não fique de bobeira. Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil

Exemplo: – Você sabe dizer quanto é 30% de 20?

Os 30 % significam que você tem o número 30 divido por cem. Então para saber quanto de 20 é 30%, basta dividir trinta por 100 e logo após multiplicar o resultado por 20, como segue abaixo:Cálculo de Porcentagem – Matemática Enem

Tudo fica mais fácil para você prosseguir quando domina o básico

Então, antes de enfrentar o Simulado Enem  sobre o cálculo de Porcentagem, assista a esta aula-resumo do Professor Vinny sobre Regra de Três:

Gostou do resumo do professor Vinny? Então, faça agora o Simulado Enem Online de Matemática!

Simulado sobre o Cálculo de Porcentagem

.

=======
Quantas questões você acertou no simulado sobre O Cálculo de Porcentagem? Se não gabaritou pelo menos 7 questões, é horar de rever um resumo mais completo. Veja aqui aula completa sobre como fazer o cálculo de porcentagem.

Veja aqui aulões gratuitos de Matemática:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora.

Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem.

Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado EnemVeja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel