Radioatividade no Enem: resumo com simullado de Química

Quer mandar bem na Química do Enem? Veja as dicas no resumo gratuito sobre a Radioatividade. Depois responda ao Simulado com apenas 10 questões e gabarito na hora

radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. Veja agora no resumo de radioatividade no Enem.

O que é a radioatividade

A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.lixo radioativoO fenômeno da radioatividade foi descoberto pelo físico francês Henri Becquerel, em 1896. Becquerel realizou diversos estudos e verificou que sais de urânio emitiam radiação semelhante à dos raios-X, impressionando chapas fotográficas.

O Fundamento da Radioatividade:

Se um átomo tiver seu núcleo muito energético, ele tenderá a estabilizar-se, emitindo o excesso de energia na forma de partículas e ondas.Química EnemQuando ocorre a desintegração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ). 

As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama.

RadioatividadeResumo Gratuito: Radioatividade no Enem

Veja com o professor Sobis, do canal do Curso Enem Gratuito, uma aula-show simples e rápida para você dominar os fundamentos da Radioatividade para a prova do Enem:

Gostou do Resumão? Então, agora, vamos para os detalhes da revisão completa:

As Leis da Radioatividade

  • 1ª Lei de Soddy: Quando um átomo radioativo emite uma partícula alfa, seu número atômico (Z) diminui duas unidades e seu número de massa (A) diminui em quatro unidades.
  • Exemplo: 92U238 → 2α4 + 90Th234

 

  • 2ª Lei de Soddy: Quando um átomo radioativo emite uma partícula beta, seu número atômico (Z) aumenta de 1 unidade, seu número de massa (A) não se altera.
  • Exemplo: 90Th234 → β + 91Pa234
Dica 1 – Fique preparado para prova de Química Enem revisando sobre Eletrólise nesta aula. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente! – https://blogdoenem.com.br/eletrolise-quimica-enem/

Equações de desintegração da Radioatividade

  • Em uma reação nuclear, há conservação da massa e da carga:
  • Exemplo:
  • 6C12 + 2n → 5X13 + p

Cinética das Radiações

Não é possível prever com exatidão a duração de um núcleo de um átomo radioativo, porém é possível determinar quanto tempo uma amostra desses átomos levará para sofrer desintegração.

Respondendo as 10 questões do Simulado Online de Química sobre a Radioatividade no Enem você estuda também para os demais vestibulares.

É bem rápido: você vê na hora se errou ou acertou a questão e já garante dica para estudar! Quer ver o que sabe sobre Radioatividade? Faça agora o Simulado Enem Online de Química! Se as questões ainda estiverem difíceis, veja aqui um novo resumo gratuito.

Radioatividade no Enem

.

.

Veja aqui aulões gratuitos de Química:

Radioatividade no Enem

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel