Escala Cartográfica – Aula de Geografia para o Enem

A escala cartográfica é muito utilizada dentro da cartografia para elaboração de mapas. Veja nesta aula a importância dela na geografia e para o Enem.

A escala cartográfica é uma ferramenta utilizada para estudar e perceber a relação entre as dimensões dos elementos contidos no mapa e a realidade do terreno.

A cartografia é uma ciência que auxilia a geografia, pois, através do estudo das representações feitas a partir dos mapas, pode obter maiores detalhes de um local.

Mas, o que é a escala cartográfica?

A escala é a relação entre a realidade e o que está sendo representado no papel.  Quando se representa a superfície, utiliza-se uma linguagem própria, a linguagem cartográfica, portanto podemos fazer uma leitura de fenômenos, distâncias, e tirar nossas conclusões. Mas para isso, precisamos entender os códigos que os mapas trazem e decifrar a legenda.

Escala Cartográfica
Figura 1
– Mapa do Brasil.

A escala cartográfica pode ser expressa de duas maneiras:

Escala Numérica: expressa a redução da distância da superfície real. É representada por uma fração. Exemplo: 1:100 000 (lê-se, escala um por cem mil ou um para cem mil). Portanto significa que essa escala foi reduzida 100 mil vezes.

Escala Gráfica: É representada por uma linha em forma de um gráfico, indicando a distância real com as distâncias do mapa. Exemplo:

Escala Cartográfica

Veja:  os mapas da escala numérica trazem como unidade o centímetro ( cm ), e as distâncias reais são medidas em quilômetros ( Km ).

Acompanhe:

No exemplo acima da escala numérica, 1 cm no mapa corresponde a 1 km na realidade.

Calculando a distância no mapa:

Para se calcular a distância entre dois pontos no mapa temos a seguinte fórmula:

D= E.d

Onde:

D= distância real
E= Escala
d= Distância no mapa

Exemplo:  Um mapa de escala 1:200 000 possui entre dois pontos 20 cm de distância. Calcular a distância real.

É só aplicar na fórmula:

D= 200 000 . 20 = 4000 000 cm ou 40 km.

Agora uma importante dica:

A escala é inversamente proporcional , ou seja: quanto maior o denominador , menor a área representada no mapa. Representando menor riquezas de detalhes. Ver mapa 1

Mapa 1 – Com uma escala de 1:79 000 000 (1 para 79 milhões), escala onde se visualiza o Brasil inteiro, porém com menor detalhes.

Escala Cartográfica
Figura 2

E, quanto menor o denominador, maior a área representada, apresentando maior riqueza de detalhes. Ver mapa 2.

Mapa 2- Com uma escala de 1:29 000 000 ( um para 29 milhões), escala onde se visualiza com maior riqueza de detalhes alguns estados brasileiros.

Escala Cartográfica
Figura 3

Para complementar sua aula, assista a um vídeo explicando sobre as escalas (Projeto Eureka), não perca!

Agora vamos pensar um pouco? Leia atentamente e resolva a questão proposta!

(UFRPE) Foram entregues a um grupo de alunos de uma Faculdade cinco mapas temáticos, em projeção cilíndrica, para servirem como material de apoio didático a um estudo populacional e socioambiental de uma determinada região brasileira.

Assinale a escala do mapa que apresenta condições de fornecer uma maior riqueza de detalhes.
a) 1: 1.000.000
b) 1: 100.000
c) 1: 600.000
d) 1: 500.000
e) 1: 250.000.

Resposta correta – letra B

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.