Veja as principais teorias sobre a origem da vida: biologia Enem

Há muitas perguntas que o campo da biologia tenta explicar. Saiba mais sobre as teorias sobre origem da vida. Existem as teorias religiosas, do Criacionismo, e as teorias científicas, com as condições ambientais em que a vida surgiu.

E agora? – Deus criou o Universo, ou a vida é uma consequência das condições materiais ao longo do tempo? Confira abaixo. E no final, tem Simulado Enem Online com apenas 10 questões para você testar o que aprendeu!

Este é um post científico. Não cabe aqui discutirmos crenças religiosas. As teorias de origem da vida muitas vezes se tornam assunto polêmico em sala de aula, pois muitas delas questionam ideias profundamente enraizadas na cultura e nos hábitos de nossa sociedade.

Porém, não é objetivo desta aula discutir a veracidade ou não dos conhecimentos religiosos, mas sim, dos conhecimentos científicos. Veja aula completa de Biologia e no final um Simulado Enem sobre A Origem da Vida, para você mandar bem no Enem.

Sobre a Origem da Vida:

 A curiosidade é uma característica imanente, que faz parte da natureza  dos seres humanosDesde a história antiga há indícios de que o ser humano questiona a origem dos homens e dos demais seres vivos. É tema de Biologia para os vestibulares e o Enem.

Inicialmente, sem método científico ou tecnologias que lhes permitissem uma melhor investigação do mundo ao seu redor, os humanos atribuíam os fenômenos para os quais não tinham explicação às forças divinas.

Porém, com o tempo e os diferentes avanços científicos, novas tentativas de explicações sem cunhos religiosos foram surgindo. Vamos estudá-las para você se garantir nas questões de Biologia no Enem e nos vestibulares.

Explicações sobre a Origem da Vida

Criacionismo e fixismo:

Criacionismo é a teoria que considera que todos os seres vivos foram criados a partir de intervenção divina. Várias culturas e religiões seguem esta ideia. E, até pouco tempo atrás, esta era uma ideia também aceita no meio científico.

Até o século XVIII a maior parte dos cientistas acreditava que cada espécie havia surgido na Terra independentemente, sem parentesco entre si e que suas características permaneciam inalteradas ao longo do tempo. A estas ideias, damos o nome de teoria fixista.

Panspermia ou cosmogenia:

Hipótese que diz que a vida teve origem em outro planeta e foi trazida para o planeta Terra carregada por meteoros que trazia formas de vida bastante simples.

Atualmente esta é uma teoria desacreditada, principalmente pelo fato de que ela transfere o “problema” da origem da vida para outro planeta.teorias sobre a origem da vidaAbiogênese ou geração espontânea:

É a hipótese que afirma que os seres vivos podem surgir da matéria sem vida. Dizia-se que algumas substâncias possuíam “força vital” capaz de produzir seres vivos.

Esta hipótese foi inúmeras vezes testada e supostamente corroborada pelo surgimento “inexplicável” de moscas sobre a carne, ratos em trapos sujos, decomposição de matéria orgânica etc. O cientista italiano Franceso Redi (1626 – 1698) foi o primeiro a questionar essa ideia, realizando o experimento a seguir:Biologia - Origens da Vida

As Teorias sobre a Origem da Vida

Veja agora um resumo simples e rápido com a explicação completa das Teorias sobre a Origem da Vida, nesta aula especial da professora Juliana Evelyn Santos, do canal Curso Enem Gratuito

Muito boa esta aula da professora Juliana Evelyn Santos sobre A Origem da Vida. Ajuda geral a você entender as teorias envolvidas. Veja abaixo a importância do microscópio para entender a origem da vida.

Microscópio revela os Microorganismos

Porém, com a invenção do microscópio foi possível visualizar a existência de microrganismos e a teoria da abiogênese voltou a ganhar força, afirmando-se que somente seres muito simples poderiam surgir a partir da matéria inanimada.

Em 1862, o cientista francês Louis Pasteur realizou um novo experimento para questionar a abiogênese, veja a seguir: Biologia - Origens da VidaCom este experimento, Louis Pasteur conseguiu comprovar que mesmo existindo condições essenciais à vida (ar, água e nutrientes) os seres vivos não podem surgir a partir da matéria inanimada.

Confira agora os Planos de Estudo Enem Gratuitos, para todas as matérias do Exame, e depois veja a perspectiva da ciência contemporânea para a  Origem da Vida.

 

A Origem da Vida segundo a Ciência

Teoria de Oparin e Haldane: Na década de 1930, trabalhando de forma independente, o cientista russo Aleksander I. Oparin e o cientista escocês John B. S. Haldane chegaram à mesma conclusão: a vida havia surgido na Terra primitiva, a partir de matéria sem vida através de reações químicas que ocorreram durante um longo período de tempo.

Esta é a teoria mais aceita atualmente. Segundo esta teoria, a Terra primitiva era muito quente, com temperatura media de 50ºC, uma vez que a atmosfera era muito fina e não tinha uma composição de gases diferente da atual (haveria metano, amoníaco, hidrogênio e vapor de água).

Dessa maneira, as radiações ultravioletas passavam diretamente para a superfície do planeta. Há evidências de que havia pouquíssimo oxigênio livre. As fortes descargas elétricas das tempestades juntamente com a radiação do Sol promoveram uma série de reações químicas que degradaram as substâncias existentes e as reorganizaram em novas moléculas, dentre elas, substâncias orgânicas como os aminoácidos.

O que mais cai de Biologia no Enem

Dica 1: Veja aqui a lista completa dos 10 conteúdos que mais caem nas provas de Biologia no Enem:
DNA & RNA,   Poluição e Meio-Ambiente;    Mitose    e  Meiose;   Mitocôndrias;   Divisão Celular;   As Características dos Seres Vivos;    Zika Vírus e Microcefalia;   Herança Ligada ao Sexo,   Métodos Contraceptivos, e   outros temas quentes.  Confira:O que mais cai de Biologia no Enem
Dica 2 – Mande bem no Enem estudando com as Apostilas Enem Gratuitas que o Blog selecionou para você. Textos, vídeos e uma coleção de exercícios gratuitos para todas as matérias.  Veja:
Dica 3 – Que tal revisar as estruturas do DNA e do RNA? Então veja este super post com vídeo-aula da Khan Academy.

As Moléculas Orgânicas criadas em Laboratório:

Em 1953, o cientista americano Stanley Muller realizou um experimento que ajuda a apoiar a teoria de Oparin e Haldane. Nele, o cientista simula as características da Terra primitiva e consegue produzir moléculas orgânicas.

Veja a imagem a seguir: Biologia - Origens da VidaCom o decorrer de quase um bilhão de anos, esses elementos químicos orgânicos mais complexos se organizaram formando uma estrutura chamada de coacervado.

Um coacervado que tivesse conseguido aprisionar uma molécula de ácido nucleico e de proteínas teria sido o primeiro ser vivo da Terra. Este ser vivo teria sido capaz de possuir metabolismo e reprodução, dando origem a todos os demais seres vivos.

Ao que tudo indica esses primeiros seres vivos eram heterotróficos, uma vez que a fotossíntese é um processo extremamente complexo que envolve muitas enzimas que provavelmente ainda não existiam.

Logo, os primeiros seres vivos provavelmente se alimentavam de moléculas livres no ambiente e é provável que estes seres fossem anaeróbios, uma vez que havia pouco oxigênio livre.

Simulado Enem sobre a Origem da Vida 

São dez questões para testar online se você aprendeu mesmo o conteúdo desta aula. E, se você errar, logo em seguida vão aparecer aulas de reforço para você revisar as alternativas mais difíceis. É gratuito. Confira o Simulado sobre A Origem da Vida:Simulado Enem A Origem da Vida

Para aumentar suas chances nas questões de Biologia e de todas as matérias, veja agora as aulas do Curso Enem Gratuito. Confira a seguir:

Planos de Estudo Enem Gratuitos

.

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

Dica 4: Você está exausto de estudar? Sabe que precisa descansar, mas bate aquele peso na consciência? Que tal desencanar um pouco e assistir um filminho que pode te ajudar nas questões de biologia do vestibular? Veja a dica para dois filmes de biologia para o Enem.

Exercícios sobre a Origem da Vida

Agora que você já sabe tudo sobre as principais teorias de origem da vida, que tal testar seus conhecimentos?

1) (UEL-PR) Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que:

a) as primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos.
b) compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra.
c) bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência.
d) a capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra.
e) a vida se originou fora do planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial.

Resposta: E.

2) (UEL) Em 1953, o norte-americano Stanley Miller construiu um aparelho que simulava as condições supostamente existentes na Terra primitiva. Esse experimento de Miller foi importante, pois demonstrava que:

Questão UEL Biologia

a) os primeiros seres vivos eram autótrofos.
b) os primeiros seres vivos eram heterótrofos.
c) a vida se originou no espaço.
d) moléculas orgânicas poderiam ter se formado nas condições da Terra primitiva.
e) a vida surgiu nos mares primitivos.

Resposta: D.

Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente!

Simulado a Origem da Vida

.

.
==

 


 

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acimasobre a origem da vida foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel