Métodos Contraceptivos: como evitar gravidez precoce, AIDS e HPV. Biologia Enem

Não perca a chance de revisar os métodos contraceptivos para gabaritar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares. Têm a camisinha, o DIU, a tabelinha e ainda os mecanismos de proteção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis. Confira.

Métodos Contraceptivos protegem você na iniciação sexual e ao longo da vida. E, fazem parte do conteúdo de Biologia para o Enem e os Vestibulares. Veja:

Os métodos contraceptivos ajudam a evitar uma gravidez indesejada. Afinal, para nós, humanos, sexo não serve apenas para reprodução. Nós fazemos sexo também como maneira de expressar carinho, de sentir prazer. O sexo em nossa espécie também pode ter uma função social a depender do contexto e da cultura social ou religiosa onde a pessoa vive.

Há muito tempo a humanidade já procura por métodos eficazes para impedir a gravidez, como por exemplo, a utilização de peles de animais em volta do pênis na antiguidade, como recurso precursor à popular camisinha.  Primeiro surgiu a versão masculina, e, depois, uma versão feminina. Veja nesta imagem educativa acima o uso correto destes dois sistemas de proteção: a camisinha feminina e a camisinha masculina.

Após muitos séculos onde apenas o desenvolvimento da camisinha masculina estava como uma proposta dominante, em 1960, estimulado por movimentos feministas e por uma ideia de libertação sexual, surge no mercado a primeira pílula anticoncepcional, criada pelo ginecologista Gregory Pincus.

Com o desafio de estabelecer uma disciplina, uma rotina diária de um comprimido feito à base dos hormônios estrogênio e progestina, com variação na dosagem para não permitir o ciclo natural que produz o período de fecundação nas mulheres. Enfim tinha-se um método realmente eficaz para as mulheres, e que revolucionou o comportamento sexual da sociedade naquele período.  

Para as mulheres surgiu também o diafragma, criado em 1982. Muito se tentou, apesar do preconceito e dos tabus envolvidos no assunto. Inicialmente o que se pensou foi na libertação sexual da mulher.

O Perigo da AIDS mudou tudo – Porém, o cenário de liberdade sexual se transformou radicalmente com a identificação do vírus da AIDS em 1981,quando a doença já estava disseminada em diversos países pela transmissão sexual direta.

Como não há cura para a AIDS, o uso de uma barreira física como a camisinha para o sexo seguro principalmente na fase de iniciação sexual ou de práticas com parceiros eventuais tornou-se obrigatória como prevenção. E, protege não apenas contra o vírus da AIDS, mas também contra o vírus HPV e outros contágios como Sífilis e Gonorreia.

Veja uma aula completa sobre AIDS, que ainda não tem cura enquanto método disseminado . Você conhece os principais métodos anticoncepcionais e como eles funcionam? Não? Então revise aqui e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

O tipos de Métodos Contraceptivos:

Veja os Métodos contraceptivos comportamentais, os métodos contraceptivos de barreira, os métodos contraceptivos hormonais, e os métodos contraceptivos cirúrgicos. Vamos começar pelos métodos contraceptivos que observam comportamentos sexuais para evitar a gravidez: os métodos comportamentais são a Tabelinha e o Coito Interrompido. Confira:

A Tabelinha:

A tabelinha é um dos métodos contraceptivos mais antigos. Para utilizá-lo a mulher precisa ter um ciclo menstrual regular e conhecê-lo bem. O segredo desse método é evitar a relação sexual durante o período fértil da mulher.

Consideramos como período fértil o período de sete dias compreendido entre os três primeiros dias antes da ovocitação (ovulação) e os três dias seguintes a este evento.

Para calcular o dia da ovocitação, é necessário contar 14 dias após o primeiro dia de menstruação. Assim, se a mulher menstruou no dia 1 do mês de setembro, ela provavelmente irá liberar seu gameta no dia 14 de setembro. Dessa maneira, seu período fértil será entre os dias 11 e 17 de setembro.

Veja aula gratuita sobre o Ciclo Menstrual nas mulheres:O Ciclo Menstrual nas MulheresPara maior eficiência desse método é necessário que a mulher tenha ciclo menstrual regular de 28 dias.

Com muita frequência este método pode falhar, pois, como é regulado por hormônios, o ciclo menstrual pode ter variações influenciadas por diferentes fatores.

Dica 1: Revise aqui o sistema genital masculino! Veja este super post, com aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn.

O Coito interrompido:

O coito interrompido, assim como a tabelinha, é um método contraceptivo comportamental. Neste método, o homem retira o pênis da vagina momentos antes de ejacular. Este método exige muito autocontrole do homem. Além disso, ele pode ser bastante falho.

Entenda melhor este método com esta aula gratuita sobre o Aparelho Reprodutor MasculinoO Sistema Reprodutor MasculinoO principal problema do método contraceptivo do Coito Interrompido é o fato de que antes da ejaculação, o homem libera um líquido para limpar a acidez da urina na uretra.

Esse líquido pode empurrar alguns espermatozoides presentes nos ductos ejaculatórios, diminuindo a eficácia deste método.

Métodos contraceptivos de barreira:

Métodos contraceptivos de barreira são aqueles que formam barreiras de modo a impedir a passagem do espermatozoide até o gameta feminino. Veja o Diafragma, a Camisinha, e o DIU (Dispositivo Intrauterino)

O Diafragma:

O diafragma é um método contraceptivo de barreiraonde a mulher introduz na vagina uma concha plástica composta por um anel flexível coberta por uma borracha fina.  Para entender melhor como funciona o Diafragma veja esta aula gratuita sobre o Aparelho Genital Fenimino:O SIstema Genital FemininoO uso do Diafragma funciona como uma concha que cobre a entrada do útero, encaixando-se no colo do útero.

Para que haja maior eficácia, o diafragma deve ser utilizado juntamente com uma pomada espermicida, que ‘mata’ ou ‘inibe’ a ação dos espermatozóides em busca do óvulo para a fertilização.

Dica 2: Você sabe como os gametas humanos são produzidos? Não? Então revise aqui com o Blog do Enem.

A Camisinha:

A camisinha é um método contraceptivo de barreira altamente eficaz. Além de impedir a gravidez, a camisinha é o único método contraceptivo que também previne a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a AIDS e a sífilis.

Há dois tipos de camisinhas: a camisinha masculina, feita de látex que envolve o pênis durante a relação sexual, e a camisinha feminina, composta por um tubo de poliuretano com dois anéis flexíveis, onde um é encaixado próximo ao colo do útero e o outro fica para fora do corpo feminino.  Veja nos esquemas na imagem do início do post como utilizar os dois tipos de camisinha:

Dica 3: Não perca a chance de revisar também o ciclo menstrual! Veja aqui  com vídeo-aula do professor Artur Ramos e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos.

O Dispositivo intra-uterino (DIU): 

Os DIUs são aparatos de plástico, recobertos de cobre ou hormônios. Esses dispositivos são inseridos por um ginecologista dentro do útero da paciente e podem ter um tempo de duração de 6 meses a 5 anos.

O cobre pode atuar como espermicida e os hormônios alteram as características uterinas, impedindo ou dificultando a passagem de espermatozoides. Além disso, caso a fecundação ocorra, a presença do DIU dificultará a nidação (processo de fixação do embrião no útero).

Métodos contraceptivos hormonais:

São os métodos que utilizam hormônios para evitar a ovocitação (ovulação) ou impedir a fixação do embrião no útero.

Anticoncepcional hormonal combinado oral. As ‘pílulas’:

As pílulas anticoncepcionais são métodos contraceptivos hormonais extremamente eficazes.  Elas consistem em estrogênio combinado a progesterona. Esses dois hormônios juntos impedem a liberação do gameta feminino, uma vez que os níveis de hormônio inibem a liberação de gonadotrofinas (FSH e LH) pela hipófise.

Além disso, as pílulas contraceptivas modificam o muco cervical, tornando-o mais espesso e hostil aos espermatozoides. Em geral, uma cartela de pílulas anticoncepcionais possui 21 pílulas que devem ser tomadas diariamente, interrompendo a ingestão ao fim da cartela, dando um intervalo de 7 dias durante a menstruação.

Existem, basicamente, três tipos de pílulas anticoncepcionais: as monofásicas, onde todas as pílulas possuem as mesmas doses hormonais; as multifásicas, pílulas que possuem diferentes taxas hormonais variando de acordo com o período do ciclo menstrual; e as de baixa dosagem ou minipílulas, que são pílulas com apenas um dos hormônios (geralmente progesterona), geralmente utilizadas por mulheres durante a amamentação.

Pílula do dia seguinte:

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência. O hormônio contido nesta pílula é o levonorgestrel que impede a ovulação, a fecundação ou ainda implantação do embrião no útero.

Em uma cartela desse tipo de pílula há dois comprimidos: o primeiro deve ser ingerido pela mulher no máximo 72 horas após a relação sexual desprevenida e a segunda 12 horas após a primeira.

Dica 5: Revise também o sistema endócrino humano e conheça mais sobre a hipófise. Veja aqui neste super post com uma divertida aula da Khan Academy.

Adesivos, anéis e implantes hormonais: Algumas mulheres podem ter efeitos colaterais bastante indesejáveis na utilização de contraceptivos hormonais orais, como enjoos e náuseas.

Assim, há alternativas hormonais como os adesivos (colados na pele durante uma semana de cada ciclo), os anéis vaginais (colocados na vagina a partir do 5º dia de menstruação) e os implantes (bastões colocados sobre a pele do antebraço e que liberam hormônios por 3 anos).

Os Métodos Cirúrgicos:

Também chamados de métodos contraceptivos definitivos, as cirurgias impedem a passagem do espermatozoide, sem interferir na produção de hormônios.

Vasectomia: A vasectomia é o método de esterilização definitiva masculina. Nesta cirurgia são feitas duas pequenas incisões no saco escrotal para que o cirurgião chegue aos canais deferentes. Ambos os canais que saem de cada testículo são cortados e amarrados. Assim, os espermatozoides são produzidos, porém não conseguem chegar aos líquidos ejaculatórios que são eliminados sem a presença dos gametas.

Laqueadura tubária: A laqueadura tubária é um procedimento um pouco mais complicado que a vasectomia. Neste método as tubas uterinas (alojadas dentro do abdómen feminino – daí a maior dificuldade deste método) são cortadas e amarradas.Métodos contraceptivosAssim, mesmo que os espermatozoides entrem no corpo feminino, eles não conseguirão chegar ao óvulo, uma vez que seu caminho pelas tubas uterinas terá sido interrompido. Veja na imagem acima a Vasectomia e a Laqueadura:

Simulado Enem de Métodos Contraceptivos

Agora é hora de você testar pra valer o que aprendeu nesta aula. Responda a 10 questões interativas do Simulado Enem de Métodos Contraceptivos. São questões de Biologia das provas do Enem e dos Vestibulares mais puxados. Teste o seu nível aqui: Simulado de Métodos ContraceptivosClique na imagem acima para fazer o Simulado Enem Gratuito sobre os Métodos  Contraceptivos. São apenas 10 questões, com gabarito na hora.

Dica 4: Antes de continuar estudando os métodos contraceptivos, é importante conhecer aqui as partes do sistema genital feminino. Para revisar este assunto, veja este post com aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos.

É hora dos Exercícios! Resolva estes desafios e compartilhe as respostas que você encontrou.

Agora que você já sabe tudo sobre os métodos contraceptivos, que tal testar seus conhecimentos?

1)    (Enem 2013) A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos de maior segurança, sendo constituída basicamente de dois hormônios sintéticos semelhantes aos hormônios produzidos pelo organismo feminino, o estrogênio (E) e a progesterona (P). Em um experimento médico, foi analisado o sangue de uma mulher que ingeriu ininterruptamente um comprimido desse medicamento por dia durante seis meses.

Qual gráfico representa a concentração sanguínea desses hormônios durante o período do experimento?

Métodos contraceptivos

Resposta: A

Dica 6: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 7: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel