O Sistema Genital Feminino: resumo de Biologia Enem

Não perca a chance de revisar o sistema reprodutor feminino e seus órgãos! Saiba tudo sobre os Ovários, as Tubas Uterinas, o Útero, a Vagina, o Clitóris e as Mamas.. É Biologia para o Enem, o Encceja e os vestibulares. Vem!

O sistema reprodutor feminino, além de ser um meio para a cópula, também possui órgãos responsáveis pelo desenvolvimento do embrião e, posteriormente, do feto humano. Veja nesta aula completa de revisão Enem e vestibular.

Assim como nos homens, o sistema genital feminino somente completa o seu desenvolvimento na puberdade, onde os hormônios sexuais passarão a ser produzidos em maior quantidade e estimularão as características sexuais femininas.

Comece a sua revisão pelos Ovários. Veja depois as Tubas Uterinas, o Útero, a Vagina, o Clitóris e as Mamas. Biologia Enem: Revise o sistema genital feminino

Os ovários são as gônadas femininas. Eles são responsáveis pela produção de hormônios femininos (estrógeno e progesterona), assim como dos gametas femininos (ovócitos – não, não são os óvulos, os ovócitos que as mulheres liberam somente se tornarão óvulos caso sejam fecundados).

Glândulas Mistas – Por tal motivo, os ovários são considerados como glândulas mistas (produzem tanto substâncias que agirão dentro do corpo como também as que serão liberadas pelo organismo). Eles estão situados uma de cada lado do útero na região pélvica.

Dica: Que tal revisar também o sistema genital masculino? Então veja este super post, com aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn: https://blogdoenem.com.br/biologia-sistema-reprodutor-masculino/

Aula Gratuita: O Sistema Reprodutor Feminino

Veja com a professora Juliana Evelyn Santos um resumo simples e rápido para você mandar bem:

Tubas uterinas:

As tubas uterinas, também chamadas de trompas de Falópio ou ovidutos, ligam a região dos ovários até o útero. É dentro das tubas uterinas que ocorre a fecundação.

As tubas uterinas transportam o gameta feminino ou o embrião até o útero. Dentro das tubas há um epitélio ciliado que, com seus batimentos, ajuda a empurrar o embrião/óvulo até o útero.

Útero: O útero é um órgão oco formado por tecido muscular liso. Em suas paredes internas forma-se o endométrio – tecido altamente vascularizado que serve para a fixação do embrião e, caso não haja fecundação, descama-se, caracterizando a menstruação.

O útero tem tamanho e formato semelhantes a uma pera, porém, quando grávido, pode se esticar até o tamanho de uma melancia para abrigar o bebê em desenvolvimento.

Dica : Antes de continuar revisando o sistema reprodutor feminino, que tal estudar também o sistema endócrino humano? Para isso, veja este super post com uma divertida vídeo-aula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/sistema-endocrino-hormonios-biologia/

Vagina: A vagina é um canal muscular que possui entre 6 e 10 cm de comprimento. A vagina é o órgão copulador feminino, estrutura que recebe o pênis durante a relação sexual. Além disso, a vagina serve de canal para a saída da menstruação e do bebê no momento do parto normal ou natural.

A abertura da vagina possui uma membrana que fecha parcialmente a passagem do órgão chamada de hímen, geralmente rompida na primeira relação sexual da mulher. Durante a excitação sexual, a vagina se dilata e glândulas em suas paredes passam a produzir uma secreção lubrificante facilitando a penetração do pênis.

Vulva: A vulva é o conjunto de estruturas externas do sistema genital feminino. É formada pelos grandes e pequenos lábios – estruturas que cobrem e protegem a entrada da vagina.

Os grandes lábios são dobras de pele e tecido adiposos que se estendem desde o monte púbico até o períneo – região entre a vagina e o ânus. Acima da abertura da vagina estão a abertura da uretra e o clitóris – órgão erétil com grande quantidade de terminações nervosas cuja função exclusiva é dar prazer sexual à mulher.

Dica: Você não se lembra das principais características da reprodução sexuada? Então, que tal dar uma revisadinha? Veja este post com uma maravilhosa vídeo-aula do professor Paulo Jubilut: https://blogdoenem.com.br/biologia-reproducao-sexuada/

Mamas: As mamas também são consideradas partes do sistema genital feminino uma vez que possuem importante função reprodutiva – a alimentação dos bebês em seus primeiros meses de vida. As mamas são glândulas exócrinas que produzem o leite, substância rica em gorduras e carboidratos.

Os seios, onde as glândulas mamárias estão localizadas, possuem também grande quantidade de tecido gorduroso. As glândulas mamárias desembocam no mamilo, região altamente sensível dos seios onde o bebê estimula a secreção do leite através da sucção.

As glândulas mamárias têm seu desenvolvimento acentuado durante a gravidez, devido aos altos níveis de progesterona. Logo em seguida ao parto há uma grande produção do hormônio prolactina pela adenoipófise, cujafunção é estimular a produção de leite pelas mamas.

Dica : Esta aula é a terceira de uma série sobre o sistema reprodutor. A primeira fala sobre as características sexuais primárias e secundárias. Que tal dar uma espiadinha neste post com uma divertida vídeo-aula da Khan Academy antes de continuar? Confira: https://blogdoenem.com.br/sistema-reprodutor-biologia-enem/

Veja agora um resumo sobre o Sistema Reprodutor Masculino:

E aí, curtiu o vídeo? Muito bom, não é mesmo? Agora, para você gabaritar as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares, fique ligado (a) no super resumo que preparamos para você:

Dica 5: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel