O Sistema Reprodutor nos humanos: veja com aula Khan Academy!

O que são características sexuais secundárias? Como sexo é determinado? Estude isso e muito mais com vídeo-aula de biologia da Khan Academy!

Reprodução é um assunto que a galera toda espera com ansiedade nas aulas de Biologia. Isso é normal, afinal, falar sobre o sistema reprodutor e sua importância em nossas vidas é um tabu em muitas famílias. 

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Mas, apesar de todas as “lendas” relacionadas ao sexo, estudar e conhecer o sistema reprodutor não só é uma questão de cidadania e saúde, como também é essencial para você arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares. Então, vamos revisar?

 Os seres humanos realizam reprodução sexuada. Isso quer dizer que nós misturamos material genético de dois indivíduos para dar origem a um novo ser humano. Isso é muito vantajoso, uma vez que a reprodução sexuada permite uma maior variabilidade genética e adaptabilidade da espécie ao ambiente.

Porém, também é muito dispendioso. Você bem sabe disso, não é? Ficar gato (a) para conquistar aquela paquera não é nada fácil! Além disso, seu corpo precisa passar por uma série de transformações para atingir a maturidade sexual e conseguir produzir os gametas para realizar a fecundação. Para chegar a essa maturidade, são necessários alguns etapas pelas quais seu corpo precisa passar. Veja a seguir:

Dica 1: Você não se lembra das principais características da reprodução sexuada? Então, que tal dar uma revisadinha? Veja este post com uma maravilhosa vídeo-aula do professor Paulo Jubilut: https://blogdoenem.com.br/biologia-reproducao-sexuada/

Determinação sexual:

Na espécie humana, assim como nos demais mamíferos, a determinação sexual se dá através de cromossomos sexuais: os homens recebem um cromossomo Y pelo espermatozoide de seu pai e um X pelo óvulo de sua mãe formando o par 23 ou sexual XY;

Já as mulheres recebem um cromossomo X de sua mãe e outro X de seu pai, sendo “XX” o par de cromossomos sexuais. Esses cromossomos determinarão seu sexo biológico.

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Características sexuais primárias:

Essas características são caracterizadas pela diferenciação das gônadas (os testículos ou os ovários). Por volta da 4ª semana de gestação, o embrião desenvolve uma gônada indiferenciada (sim, meninos e meninas têm a mesma estrutura sexual nesse período).

O cromossomo Y possui um gene determinante (gene SRY) que estimula a diferenciação dessa gônada primordial em testículos, finalizando o processo aproximadamente na 7ª semana. Para a formação dos ovários, um gene presente no cromossomo X (que está em dose dupla, uma vez que as mulheres possuem dois cromossomos X) estimula a formação dessas gônadas.

Mas, mesmo que estes genes não estejam presentes, na ausência do gene SRY, o embrião terá fenótipo feminino. Uma outra curiosidade: as gônadas masculinas, assim como as femininas, são formadas no interior do abdômen do embrião/feto. Os testículos somente migram para o saco escrotal por volta dos 7 meses de gestação.

Características sexuais secundárias:

Estas características aparecem na puberdade (geralmente por volta dos doze anos de idade, mas isto pode variar em cada indivíduo). Nos meninos a principal marca da puberdade é a produção de esperma, porém, outras características são observadas, como: mudanças no timbre de voz, surgimento de pelos no púbis e nas axilas, aumento da massa muscular, aumento dos testículos e do pênis e crescimento de barba.

Já nas meninas, temos a primeira menstruação(menarca) como principal marco, mas que também aparece juntamente com outras características: desenvolvimento das mamas, alargamento dos quadris, deposição de gordura nas nádegas e coxas, surgimento de pelos no púbis e nas axilas.

Todas essas mudanças que geram tanta insegurança no início da adolescência são estimuladas principalmente por hormônios liberados pela hipófise (glândula endócrina situada abaixo do seu cérebro) e pelas próprias gônadas (ovários e testículos).

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No início da puberdade a hipófise (também chamada de pituitária) estimulada por uma parte de seu cérebro – hipotálamo, começa a secretar os hormônios luteinizante(LH) e folículo-estimulante (FSH). O LH estimula a produção de testosterona nos testículos e de estrógeno nos ovários. Já o FSH estimula o crescimento dos folículos nos ovários (que produzirão os gametas femininos) e a formação dos espermatozoides nos testículos.

Dica 2: Antes de continuar revisando o sistema reprodutor, que tal estudar também o sistema endócrino humano? Para isso, veja este super post com uma divertida vídeo-aula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/sistema-endocrino-hormonios-biologia/

Para continuar sua revisão, veja esta divertidíssima vídeo-aula (sério, é muito boa mesmo!) da Khan Academy (este vídeo está em inglês, mas, não fique preocupado (a), você pode traduzir as legendas no segundo botão abaixo do vídeo à direita):

E aí, você curtiu o vídeo? Demais, não é mesmo? Agora, para você ficar “craque” no assunto e gabaritar as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares, continue com o super resumo que preparamos para você:

Mas, afinal, para quê serve o sexo?

Pode parecer uma pergunta boba, até mesmo ingênua. Mas não é. Além da função óbvia do sexo – a reprodução, na espécie humana a relação sexual e o prazer que ela gera servem também para questões sociais.

O carinho íntimo ajuda a manter a família, o que aumenta as chances de sobrevivência da prole. Além disso, o prazer sexual estimula a reprodução, que mistura material genético aumentando a adaptabilidade e perpetuando a espécie.

Dica3: Você te um monte de perguntas sobre sexo e tem vergonha de pronunciá-las em voz alta? Sem problemas! Tem um site muito legal onde você pode fazer perguntas e obter respostas descoladas e sem julgamentos: O Blog do Dr. Jairo Bouer. Visite o site: http://www.useprudence.com.br/jairo/

Exercícios

Agora que você já revisou os caracteres sexuais, que tal testar seus conhecimentos?

1) (UERJ – Biologia) “TÉCNICA REVERTE MENOPAUSA E DEVOLVE FERTILIDADE

Mulher estéril voltou a produzir óvulos após receber um transplante de ovário congelado nos Estados Unidos.” (O Globo, 24/09/99)

No procedimento médico-cirúrgicoacima, o tecido ovariano transplantado foi induzido por hormônios a produzir óvulos. Isso foi possível porque a função ovariana é estimulada pelos seguintes hormônios secretados pela hipófise:

a) estrogênio e progesterona.
b) estrogênio e hormônio luteinizante.
c) folículo estimulante e progesterona.
d) folículo estimulante e hormônio luteinizante

2) (UECE-2002.1 – Biologia) Os hormônios responsáveis pela maiormassa muscular nos homens e pela maior gordura e tecido adiposo nas mulheres são, respectivamente:

A) Luteinizante e Prolactina.
B) Testosterona e Estrógeno.
C) Ocitocina e Progesterona.
D) Aldosterona e Folículo Estimulante.

3) (FUVEST – Biologia) No início do desenvolvimento, todo embrião humano temestruturas que podem se diferenciar tanto no sistema reprodutor masculino quanto no feminino. Um gene do cromossomo Y, denominado SRY (sigla de sex-determiningregion Y), induz a formação dos testículos. Hormônios produzidos pelos testículos atuam no embrião, induzindo a diferenciação das outras estruturas do sistema reprodutor masculino e, portanto, o fenótipo masculino. Suponha que um óvulo tenha sido fecundado por um espermatozoide portador de um cromossomo Y com uma mutação que inativa completamente o gene SRY. Com base nas informações contidas no parágrafo anterior, pode-se prever que o zigoto:

a) será inviável e não se desenvolverá em um novo indivíduo.
b) se desenvolverá emum indivíduo cromossômica (XY) e fenotipicamente do sexo masculino, normal e fértil.
c) se desenvolverá emum indivíduo cromossômica (XY) e fenotipicamente do sexo masculino, mas sem testículos.
d) se desenvolverá em um indivíduo cromossomicamente do sexo masculino (XY), mas com fenótipo feminino.
e) se desenvolverá emum indivíduo cromossômica (XX) e fenotipicamente do sexo feminino.

Respostas: 1)D; 2)B; 3)D

Dica 4: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.