Faltam:
para o ENEM

Gametogênese – Revise a produção de Gametas – Biologia.

Você sabe como os gametas humanos são produzidos? Revise a gametogênese com esta aula de Biologia do Blog do Enem!

Os gametas são essenciais para a reprodução sexuada. Através deles é possível misturar o material genético de dois indivíduos e, assim, aumentar a variabilidade genética da espécie.

A gametogênese do sexo masculino é chamada de espermatogênese, já a gametogênese feminina é chamada deovulogênese. Você conhece esses processos? Sabe quais hormônios estão envolvidos na produção dos gametas humanos? Então revise a gametogênese aqui e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!  Biologia 

Antes de continuar estudando a gametogênese, é importante conhecer as partes do sistema genital feminino. Para revisar este assunto, veja este post com aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: Veja o Sistema Genital Feminino

 Ovulogênese: A ovulogênese se inicia ainda durante a fase embrionária. Pode parecer estranho, mas os gametas de cada mulher começam a se diferenciar quando ainda estão dentro da barriga de suas mães. As células germinativas primordiais (2n) presentes nos ovários das meninas começam a se dividir através de mitoses, formando várias ovogônias, também diploides (2n).

Em seguida, muitas dessas ovogônias começam a aumentar em tamanho, entrando na fase de crescimento. Formam-se, assim, os ovócitos primários. Esse crescimento é importante, pois corresponde ao armazenamento de substâncias nutritivas, formando o vitelo que, ainda que muito diminuto nos humanos, é essencial para nutrir o embrião enquanto os anexos embrionários ainda não estiverem formados.

Estes ovócitos I iniciam então a meiose I, que logo é interrompida na metade da prófase I. Assim, quando a menina nasce, possui em torno de 400.000 ovócitos primários em seus ovários(dos quais pouco mais de 400 serão maturados ao longo da vida da mulher). A continuação da meiose só ocorrerá quando iniciar a puberdade da garota.

Dica 1: Revise também o sistema endócrino humano e conheça mais sobre a hipófise neste super post com uma divertida aula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/sistema-endocrino-hormonios-biologia/

A partir da primeira menstruação (menarca), a menina passa a apresentar ciclos menstruais que geralmente duram em torno de 28 dias. Em cada ciclo menstrual, em geral, um desses ovócitos I será amadurecido pela ação de hormônios que agirão no corpo feminino. Assim, sob a ação sob hormônio FSH (liberado pela hipófise), o ovócito I presente no útero completará a meiose I,formando um glóbulo polar (envoltório contendo metade da carga genética do gameta) e um ovócito secundário.

Dica 2: Saiba mais sobre o ciclo menstrual neste post, com vídeo-aula do Professor Artur Ramos: https://blogdoenem.com.br/ciclo-menstrual-biologia-enem/

É no estágio de ovócito II que o gameta é secretado pelo ovário, quando ocorre a “ovulação”, por volta do 14º dia do ciclo menstrual. Porém como você já sabe, nesse momento, a mulher não está liberando um óvulo, mas sim, um ovócito II. Isso quer dizer que o gameta é uma célula n, porém com os cromossomos ainda duplicados, uma vez que não realizou a segunda fase da meiose. A segunda fase da meiose durante a gametogênese feminina só acontece quando o ovócito II é fecundado por um espermatozoide.

Quando isso ocorre, há a finalização da meiose e forma-se um segundo glóbulo polar e, finalmente, o óvulo. Então, se levássemos “ao pé-da-letra” o termo ovulação, só teriam realmente ovulado as mulheres que já tiveram uma gravidez. Sendo assim, o termo correto para a liberação do gameta feminino seria então “ovocitação”.

Veja na imagem a seguir o “passo-a-passo” da ovulogênse humana:

Biologia

Dica 3: Revise também o sistema genital masculino! Veja este super post, com aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn: https://blogdoenem.com.br/biologia-sistema-reprodutor-masculino/

Espermatogênese: Assim como nas mulheres, a gametogênese masculina inicia na fase embrionária. No embrião, as células primordiais dostestículos multiplicam-se através de mitoses, dando origem às espermatogônias. Essa divisão continua durante toda a vida do homem, sendo um processo lento até a puberdade, quando passa a ser estimulada por hormônios.

A partir da puberdade, algumas dessas células se diferenciam, formando os espermatócitos primários (I). Os testículos são estimulados também pelos hormôniosFSH e LH, produzidos pela hipófise. OLH estimula as células intersticiais ou de Leydig a produzirem testosterona, que irá estimular o aparecimento das características sexuais secundárias. Já oFSH estimula os espermatócitosprimários, localizados nos túbulos seminíferos dos testículosa iniciarem a meiose.

Após a meiose I, formam-se dois espermatócitos secundários (II), que são células haploides com os cromossomos duplicados. Quando a meiose II se completa, formam-se quatro espermátides. As espermátides são células arredondadas que passam por um processo de diferenciação. Nesse processo ocorre a formação do flagelo que caracteriza o espermatozoide.

 

Aula Gratuita

Para continuar sua revisão, veja esta super vídeo-aula do professor Paulo Jubilut, do canal Biologia Total do Youtube:

E aí, curtiu o vídeo? Legal, não é mesmo? Agora, para saber tudo sobre a gametogênese e se dar bem no Enem, veja o resumo que preparamos para você:

Dica 2: Você não lembra das fases da meiose? Não se preocupe! Você pode revisar tudo sobre esse assunto no post a seguir (tem vídeo-aula da Khan Academy!): https://blogdoenem.com.br/biologia-meiose-aula-khan-academy/
Dica 6: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 7: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.