Filmes sobre Biologia que te ajudam no Enem e no vestibular

Confira dois filmes sobre Biologia que te ajudam no Enem. GATTACA é baseado no código genético. E, o filme Criação conta a história de Charles Darwin, o pai da Evolução das Espécies.

Você está exausto de estudar? Anda até sonhando com a resolução das questões do Enem? Sabe que precisa descansar, mas bate aquele peso na consciência? Que tal desencanar um pouco e assistir um filminho que pode te ajudar nas questões de biologia do vestibular? Temos duas dicas de Filmes sobre Biologia para o Enem!

Vida de vestibulando não é fácil. O mundo (e você também) te cobra um resultado positivo no vestibular. Aí você estuda, come, estuda de novo, dorme e…  só! Mas você não precisa se estressar assim! É também preciso um pouquinho de diversão.

Ok, você sabe disso, mas mesmo assim fica com peso na consciência quando não está estudando? Sem problemas! Separamos para você dois filmes sobre Biologia. Dois campeões de bilheteria e do Netflix que vão te divertir e ao mesmo tempo te dar aquela ajudinha na prova de Biologia do vestibular.

Filmes sobre Biologia Enem

Que tal? Então corra até a próxima locadora, prepare a pipoquinha e o sofá, porque hoje é dia de cinema!

GATTACA – Experiência genética.Gattaca

O filme se passa em um futuro não muito distante, em que a sociedade é formada por indivíduos frutos da manipulação genética.  Neste mundo, a maioria foi concebida em laboratório tendo seus genes estrategicamente escolhidos a fim de produzir seres humanos perfeitos.

O Estado tem poder sobre a visão da população em relação à manipulação genética, gerando grande preconceito e a formação de “castas” sociais. Vincent Freeman (Ethan Hawke),é o primogênito de um casal que nasceu da maneira tradicional, sem preparos genéticos. Por isso seu código genético tem predisposições à doenças e baixa expectativa de vida, tornando-o um “não-valido”.

Apesar de seu esforço e competência, Vincent consegue apenas empregos mais simples (como faxineiro), enquanto seu irmão mais novo, gerado pela manipulação genética – um “válido”, consegue subir rapidamente na carreira.

Contra tudo e todos, Vincent decide realizar seus sonhos. Para conseguir o que quer, o personagem se faz passar por outra pessoa e consegue um emprego na base GATTACA, uma espécie de “Nasa”. Porém, um assassinato em seu emprego coloca em risco sua máscara.

Veja os segredos do DNA com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal Curso Enem Gratuito:

Muito boa esta introdução de gramática. Vamos continuar sobre o filme!

Por que ver este filme sobre Biologia Enem?

Você notou uma peculiaridade no nome do filme? Veja bem: o nome é formado por letras que representam as bases nitrogenadas do DNA! Só por isso, o filme já merece algum crédito, não? Mas não é só isso. O filme é uma ficção científica cheia de suspense que discute a ética e os problemas relacionados à manipulação do DNA.

A história da sociedade fictícia e do personagem Vincent é bastante consistente com as últimas novidades científicas nas áreas de Biologia. Hoje, assim como no filme, já é possível manipular embriões geneticamente para livrá-los de genes deletérios que podem o levar a ter doenças sérias, ajudando casais que não poderiam ter filhos da maneira tradicional. Observe que, assim como em outros inventos, a manipulação genética surgiu com o objetivo de levar qualidade de vida às pessoas.

Mas, será que essa é uma tecnologia acessível a todos? Será que essa tecnologia não poderia, um dia, gerar discriminação e preconceito como no filme? Para se divertir um pouco e ao mesmo tempo refletir sobre o papel da ciência na sociedade, assista a este filme e aprenda um pouco mais sobre o DNA! Quem sabe ele te ajuda naquela questãozinha de Biologia do vestibular?

Dica 1: Quer saber um pouco mais sobre DNA e RNA? Então veja este post com uma vídeo-aula especialmente selecionada para você: https://blogdoenem.com.br/biologia-khan-academy/

Filme sobre Biologia: CriaçãoFilmes sobre Biologia: Criação

A publicação de “A origem das espécies”, de Charles Darwin, revolucionou a ciência e também a vida do autor. Vivendo na Inglaterra, em uma sociedade extremamente moderada pela religião, Darwin se vê no meio de um conflito em que ele luta com suas raízes tradicionais e religiosas e a revolução que suas descobertas científicas sobre evolução irão causar na sociedade.

Este filme sobre Biologia mostra um pouco do processo de construção da teoria da Seleção Natural por Darwin e sua vida pessoal, discutindo o contexto histórico em que a teoria da “seleção natural” foi difundida.

Veja um resumo gratuito sobre a Teoria de Charles Darwin com a professora Juliana Evelyn Santos:

Muito bom este resumo sobre as teorias sobre a Origem das Espécies. Vamos retornar ao filme A Criação:

Por que ver este filme sobre Biologia?

O filme Criação não se propõe a explicar didaticamente a teoria da seleção natural e infelizmente mostra pouco sobre a viagem de Darwin a bordo do Beagle (viagem onde ele fez várias observações da natureza que contribuíram para seu trabalho).

Porém, assistir a este filme é relevante para você vestibulando, pois mostra o contexto histórico em que o livro “A origem das espécies” foi lançado e como ele revolucionou a visão do homem sobre a natureza e a sociedade. Para quem gosta de Biologia, o filme é um prato cheio!

Dica 2: Quer saber um pouco mais sobre evolução? Então revise com o Blog do Enem neste post:
Dica 3: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos

Os textos e exemplos acima com os dois filmes sobre Biologia para o Enem foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos .

Juliana Biologia Enem

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel