Faltam:
para o ENEM

Ácidos e Bases – Revisão de Química para o Enem e Vestibular

Vai fazer Enem, vestibular ou FUVEST? Você se lembra das Funções Inorgânicas: Ácidos e Bases? Cai sempre em provas puxadas como o Enem, na FUVEST, e nos Vestibulares de ponta. Veja um resumo completo abaixo.

Ácido ou Base? Você precisa calcular o pH ou o pOH?  E agora, quais são as principais características e propriedades dos Ácidos e das Bases? Calma que tem solução. Veja aqui uma revisão de Química Enem sobre Funções Inorgânicas: Ácidos e Bases. Não fique de bobeira! Aproveite!

Você já estudou que as substâncias químicas podem ser agrupadas entre orgânicas e inorgânicas. As inorgânicas são aquelas substâncias que não contém carbono em sua composição. Mas, não se engane! Lembre-se de que também são consideradas inorgânicas algumas substâncias que contêm carbono, como o dióxido de carbono, monóxido de carbono, grafite, diamante, ácido carbônico, ácido cianídrico, e os sais carbonatos e cianetos.

Você lembra qual são as definições de ácidos e bases? Então fique atento! Cai na FUVEST, no Enem e na maioria dos vestibulares.

Ácidos e bases: Definições de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis.

 

Ácidos

Bases

Arrhenius

Substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+)

Substâncias que em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH.

Bronsted-Lowry

Ácido é uma substância capaz de ceder um próton a uma reação

Base é uma substância capaz de receber um próton.

Lewis

Ácidos são substâncias que em numa ligação química, podem receber pares eletrônicos.

Bases são substâncias que cedem pares eletrônicos

Dica 1 – Ácidos e Bases com aulas em vídeo da Khan Academy: Quer ver um super- resumo sobre ácidos e bases e mandar muito bem na prova do Enem, da Fuvest e de outros vestibulares? Acesse este resumo completo com dicas da professora Munique Dias e vídeos da  Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/enem-acidos-bases/

Vamos relembrar como identificar ácido e base?

É possível medir a concentração de hidrogênio iônico em uma solução a partir de uma escala logarítmica inversa, que recebeu o nome de potencial hidrogeniônico, ou simplesmente, escala de pH.

Química

Esta escala vai de zero a 14, sendo o pH 7 considerado neutro. Os valores menores que sete classificam a solução medida como ácida e os maiores que sete, como alcalinos (bases).

Dica 2 – Vamos relembrar como calcular o pH de ácidos forte a bases? Veja uma revisão completa com e vídeo aulas do Khan do Professor Toid e também dicas da professora Munique Dias https://blogdoenem.com.br/quimica-enem-calculo-ph-poh/
E a nomenclatura dos ácidos e das bases? Você lembra? Não se preocupe, o blog do Enem relembra para você não fazer feio nas provas da FUVEST, dos vestibulares ou do Enem.

NOMENCLATURA DOS ÁCIDOS

Os ácidos podem ser divididos em dois grupos: que contém oxigênio (oxigenados) e os que não contêm (não oxigenados).

Ácidos não oxigenados ou hidrácidos

Química Fuvest

Exemplos:

HF – ácido fluorídrico                           HCl – ácido clorídrico

HBr – ácido bromídrico                         HI – ácido iodídrico

H2Se – ácido selenídrico                       H2Te – ácido telenídrico

Ácidos oxigenados ou oxiácidos

Quando forma apenas um oxiácido, segue a regra geral:

Ácido + nome do ânion + ico

Se formar mais de um oxiácido com Nox (número de oxidação) diferentes acrescenta-se os prefixos per ou hipo e os sufixos iço ou oso.

Química Base

Exemplos:

HClO4   (Nox do cloro = +7; 4 átomos de oxigênio): ácido perclórico
HClO3   (Nox do cloro = +5; 3 átomos de oxigênio): ácido clórico – ácido padrão 
HClO2   (Nox do cloro = +3; 2 átomos de oxigênio): ácido cloroso
HClO   (Nox do cloro = +1; 1 átomo de oxigênio): ácido hipocloroso

Dica 3 – Veja dicas de revisão intensiva para vestibular, Enem ou FUVEST em poucas semanas! No site http://www.examtime.com.br/revisao-para-o-vestibular/
Dica 4 – Prepare-se para o vestibular resolvendo questões da FUVEST, Unicamp, UNESP e Enem. Acesse o site http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/revisao-para-vestibular-647127.shtml, nele você pode montar a sua própria prova,colocando as matérias que mais tem dificuldade, testando o tempo que demora em resolver cada questão.

Agora, uma nova chance para você revisar mais uma vez e aprender de vez a nomenclatura dos ácidos. É uma videoaula do Kuadro. Confira, e nunca mais erre a questão de nomenclatura dos ácidos!

NOMENCLATURA DAS BASES:

Nomenclatura Bases

Exemplos:

NaOH – Hidróxido de sódio

Ferro → Fe2+ e Fe3+

Fe2+ Fe(OH)2 = Hidróxido de ferro (II) ou hidróxido ferroso.
Fe3+: Fe(OH)3 = Hidróxido de ferro (III) ou hidróxido férrico.

Você também pode revisar mais uma vez a nomenclatura das bases através da videoaula do Kuadro, http://www.youtube.com/watch?v=KbuTu2jhdAo e mandar super bem nas questões de química que envolve esse assunto.

Dica 5  – Quer ver outras aulas da Khan Academy? Veja aqui os vídeos da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 6 – Veja as notas de corte na FUVEST e nas Universidades Públicas que participam do Sisu aqui: https://blogdoenem.com.br/category/basicao/notas/

É isso ai pessoal, agora é só mandar ver nas provas!

O único lugar aonde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”

(Albert Einstein)

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .