Conceitos sobre posição e localização geográfica

Chegou a hora de nos acharmos na imensidão do mundo! Vamos aprender a nos localizar e sabermos nossa posição geográfica! Revise Geografia para o Enem!

Geografia Enem: Apesar de o planeta Terra estar longe de ser o maior astro do Universo, a superfície terrestre é suficientemente grande para haver necessidade de existir algo que ajude a precisar a localização e a posição geográfica. Como isso é possível? Essa revisão é pra você encontrar o caminho para um ótimo desempenho nas provas do Enem!

Desde que os seres humanos primitivos utilizaram seus instintos de sobrevivência para estimular os seus deslocamentos, lançou-se mão de uma série de artifícios a fim de ter noção do local em que se encontrava.

Com o passar do tempo, várias técnicas foram criadas no sentido de orientar a humanidade no espaço. Apesar de ter-se chegado ao ponto de haver grande precisão quanto à localização, muitas vezes ainda nos deparamos em situações em que a tecnologia não é suficiente pra nos levar onde queremos. Aliás, mesmo instrumentos modernos e precisos de localização e orientação espacial, têm por base conhecimentos desenvolvidos há muitos anos.

1
Fonte: http://www.verdevaleam.com.br/uploads/20130707103633.png

 

O princípio básico da localização na superfície são os pontos de referência. No cotidiano, utiliza-se diversas referências para precisar os locais a serem frequentados. Um exemplo prático disso é quando se quer saber onde é determinado local. O nome do logradouro (rua, avenida, servidão) é uma referência padrão para localização. No entanto, nem sempre isso é suficiente. Pode-se indicar pontos de referências para facilitar a chegada das pessoas ao local desejado. “Fica ao lado da casa de muro verde.”; “Na esquina tem uma padaria.”; enfim, são dicas que fazem com que seja mais nos localizarmos.

Mas isso sempre funciona? E quando não há elementos visuais como referência?

Diante disso, houve necessidade de se ter uma forma de orientação espacial sem que seja imprescindível os pontos de referência visuais. Surgem então os pontos cardeais que indicam a direção a ser tomada pra se chegar a um local. São os famosos Norte, Sul, Leste e Oeste que até hoje são utilizados em instrumentos moderníssimo de posição geográfica, como o GPS. Existem ainda os pontos colaterais e subcolaterias que dão maior precisão a essa forma de localização.

O instrumento mais famoso que utiliza os pontos cardeais para fornecer a localização relativa é a bússola que consiste numa agulha imantada que, em meio aquoso, indica o Polo Norte magnético da Terra que é bastante próximo do Polo Norte geográfico. Assim, indicando o Norte, pode-se facilmente encontrar os demais pontos.

Desde então, várias formas de localização que utilizam tecnologia de ponta, ainda obedecem ao princípio dos pontos de referência como base para fornecer localização precisa em qualquer parte da superfície terrestre.

Rosa dos Ventos

2
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-TGGxR7c3d7U/UYjf91E-SwI/AAAAAAAAE6I/wvo_RUJ8glk/s1600/Rosa+dos+ventos.JPEG

 

Rosa dos Ventos: Representação gráfica dos pontos cardeias, colaterais e subcolaterais

Polo Norte Magnético/ Polo Norte Geográfico

3
Fonte: http://www.poseidon.pt/images/navegacao/magnetismo/Declina%C3%A7%C3%A3o%20Magn%C3%A9tica0.png

 

Polo Norte Magnético/ Polo Norte Geográfico: Ilustração representativa da diferença de localização dos polos magnético e geográfico.

 

Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

1. (UERJ) Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um mapa pode valer um milhão – mas cuidado. Todos os mapas distorcem a realidade. (…) Todos os cartógrafos procuram retratar o complexo mundo tridimensional em uma folha de papel ou em uma televisão ou tela de vídeo. Em resumo, o autor avisa, todos os mapas precisam contar mentirinhas. MARK MONMONIER Traduzido de How to lie with maps. Chicago/London: www.nationalgeographic.com The University of Chicago Press, 1996.

4

 

Observe o planisfério acima, considerando as ressalvas presentes no texto.

Para deslocar-se sequencialmente, sem interrupções, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor distância física possível em rotas por via aérea, as direções aproximadas a serem seguidas seriam:

a) Leste – Norte – Oeste

b) Oeste – Norte – Leste

c) Leste – Noroeste – Leste

d) Oeste – Noroeste – Oeste

 

2. (UFAM) A novela da Rede Globo “Caminho das Índias”, mostrou na cena do dia 23 de maio, a seguinte situação: “Após ganhar alguns presentes e flores de Ramiro, Melissa fica muito desconfiada da atitude ‘bondosa’ e pega o carro dele para ver no GPS os lugares que o marido foi – assim, descobre que o presidente da Cadore estacionou o carro em frente ao prédio de Gaby tarde da noite”.

http://www.tudoagora.com.br/noticia/19231/Novelas-da-Globo-Caminho-das-Indias-Melissa-descobre-traicao-de-Ramiro-eagride-Gaby.html – Acesso em: 1 set. 2009

Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que estão corretas:

 

I. O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System.

II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta.

III. O GPS é um instrumento de orientação utilizado apenas em automóveis importados.

IV.O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso.

V. GPS é um sistema que se baseia na utilização de mapas e cartas milimetricamente representadas em um gráfico de escalas pequenas.

 

a) Apenas I e IV são corretas.

b) Apenas II e V são corretas.

c) Apenas I e III são corretas.

d) Apenas II e III são corretas.

e) Apenas IV e V são corretas.

 

GABARITO

 

1 – A

2 – A

 

Post escrito por Douglas de Barros Oliveira, professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina,  com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel