MRUV: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Física Enem

Revise o MRUV para arrebentar em Física no Enem. É um fundamento da Mecânica Clássica, e sempre aparecem questões com os conteúdos de Aceleração, Velocidade e os cálculos sobre o deslocamento nas linhas de Espaço e Tempo. Veja!

No estudo da Cinemática encontramos corpos que se deslocam, objetos que giram, e também aqueles que produzem ou controlam movimentos. No post de hoje, vamos ver como a aceleração influencia no movimento dos corpos. Tire abaixo algumas dúvidas sobre o MRUV.

A principal diferença entre o MRU (Movimento Retilíneo Uniforme) e o MRUV é que no primeiro o espaço varia em razão do tempo e, no segundo, é a velocidade que varia em função do tempo. MRUV Movimento Retilíneo Uniformemente VariadoAssim, os jogadores no campo de futebol fazendo uma arrancada em linha reta, os atletas numa prova de 100 metros rasos, ou os carros disputando uma corrida de “arrancada” estão em Movimentos Uniformemente Variados quando partem de um valor inicial para um valor final de velocidade em cada trecho quando aplicam uma aceleração constante.

Mas o que é essa tal de aceleração?

A aceleração é uma medida de quão rápido é o movimento de um corpo. A aceleração média, por exemplo, pode ser calculada pela variação da velocidade dividida pela variação do tempo.

Da mesma forma que acontece com a velocidade, podemos calcular a aceleração média e a aceleração instantânea de um objeto. Além disso, outro ponto que merece ser destacado é que sempre que um corpo estiver acelerado existe uma força agindo sobre ele.

E isso é tão natural pra gente, que se alguém perguntar “Por que um carro se locomove”, você vai responder: “Simples, devido ao motor e a energia do combustível”.

 

A questão que logo vem é essa: Isso está errado? A resposta é não. Mas, a grande verdade é que um carro, uma bicicleta e os atletas se movimentam por conta de um impulso para trás dado pelas rodas ou pelos pés.

Assim, mesmo com os motores ou com os pés, os corpos precisam de algo que os empurrem para trás para conseguir se movimentar.

Revise os fundamentos do Movimento com as Três Leis de Newton – Para saber mais sobre as forças que atuam nos objetos para que se locomovam, clique aqui e veja a aula sobre as Leis de NewtonAs Três Leis de NewtonCom Isaac Newton a Física ganhou as sistematizações da Lei da Ação e Reação; da Lei da Inércia; e da Dinâmica do Movimento. Revise para mandar bem no Enem.

Veja aula gratuita sobre MRU

Resumo online com o professor Márcio Rosseto, do canal Curso Enem Gratuito. Confira:

 

Veja como chegar à solução:

 

Aula Gratuita sobre MRUV – Queda Livre

Para finalizar a sua revisão de MRUV e Física no Enem, veja esta videoaula da professora Lida, sobre o movimento em queda livre:

Muito bom este resumo com a professora Lia. Vale a pena ver de novo.

Veja os 10 Temas de Física que mais caem no Enem

Aulas gratuitas de Energia, Termodinâmica, Vetores, Leis de Kepler, Teoria da Relatividade, Eletromagnetismo, Circuitos Elétricos, Cinemática e Ondulatória. Confira o que mais cai de Física no EnemO que mais cai de Física no Enem

Exercícios para você testar o seu nível:

Para testar seus conhecimentos sobre MRUV, acesse a página de simulado do Blog do Enem. Teste seus conhecimentos em tempo real. Até a próxima.

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Rosângela Menezes é formada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas e em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora por 10 anos e, atualmente, escreve textos sobre Ciência e Tecnologia.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel