DNA, Cromossomos e Cromatina: Biologia Genética para o Enem

O DNA é conteúdo recorrente nas questões de Biologia do Enem e de outros vestibulares. Mas, como ele funciona? Quais estruturas ele pode formar em nossas células? Veja o que são os cromossomos, a cromatina e as cromátides. Aula gratuita com Simulado.

Você deve estar pensando: “’Cromo’ o quê, professor? Cromossomo, cromatina, cromátide… quantos nomes parecidos! Veja aqui revisão completa de DNA e Biologia Genética.

Vamos começar pelo básico: – Veja a Cromatina: É um complexo formado por material genético ( ou DNA), enrolado em proteínas –as histonas. – presente nas células dos eucariontes. O termo “cromo” significa cor. Por isso a cromatina recebe esse nome, pois fica colorida, corada fortemente ao aplicarmos alguns corantes nas células. Veja na imagem acima os ‘fios’ de Cromatina.

Os filamentos de cromatina apresentam regiões mais claras, onde a cromatina está menos condensada (enrolada sobre as histonas), que chamamos de eucromatina.

Já as regiões onde há uma coloração mais forte,  há maior condensação da cromatina, por isso chamamos de heterocromatina.

A eucromatina é a região onde há genes ativos, pois para que o DNA possa ser “lido”, ele precisa estar desenrolado, por isso, fixa menos corante. Já a heterocromatina corresponde às partes do DNA que não estão sendo utilizadas pelas células naquele momento, por isso podem estar condensadas (enroladas).

Veja os Cromossomos:

Os Cromossomos estão presentes nas células que estão em processo de divisão. No lugar da cromatina, podemos observar no núcleo, pequenos corpos em forma de bastão bastante corados, facilmente visíveis quando observados ao microscópio óptico.

Os cromossomos nada mais são que o DNA dobrado sobre si mesmo muitas vezes (como o auxílio das histonas).  Este enovelamento do DNA ajuda o processo de divisão celular.

Assim, o DNA fica mais organizado e fácil de ser movimentado pela célula. 
Biologia DNA - Blog do Enem
Para entender melhor a formação dos cromossomos, volte uma casa neste jogo de aprendizagem, observe a imagem acima, e depois releia desde o começo do post. Vai ajudar você a compreender e não esquecer mais.

Para abrir a sua cabeça e aprender bem este assunto e saber tudo sobre cromatina e cariótipo, veja este resumo simples e rápido da prof. Juliana, do Curso Enem Gratuito:

Gostou do vídeo? Deu para relembrar um pouco o assunto, certo? Então, agora veja a Cromátide na continuação do texto abaixo:

Veja a Cromátide

Antes de a célula se dividir, os cromossomos são copiados e cada cromossomo é formado por dois segmentos em forma de bastão – as cromátides. Cada cromátide corresponde a uma cópia de um dos 46 filamentos de DNA que possuímos em cada uma das minhas células (com exceção dos espermatozoides e óvulos).

As duas cromátides de um cromossomo são unidas por uma região chamada de centrômero.  A posição do centrômero varia nos 46 cromossomos das células humanas, formando 4 tipos de cromossomos.

Observe na figura a seguir:Biologia DNA - Blog do Enem (2)As cromátides que fazem parte do mesmo cromossomo são chamadas de cromátides – irmãs.

Duplicação ou replicação do DNA:

É o processo de duplicação do DNA, ou seja, o processo em que são copiados todos os filamentos de DNA de uma célula. Isto ocorre pouco antes dos processos de divisão celular.

Transcrição: Ocorre quando são formadas, a partir do DNA, moléculas de RNA mensageiro (RNAm). As moléculas de RNAm levarão mensagens (instruções) do DNA presente no núcleo para as organelas citoplasmáticas. São como “receitas” do que a célula deve fazer.

Tradução do RNA: É quando a “receita” do RNAm é colocada em prática. Significa transformar uma sequência de genes presentes no RNAm para uma sequencia de aminoácidos em uma proteína.

Cada três letras (bases nitrogenadas) do RNA correspondem a um códon, que é o código corresponde para um aminoácido. Com o auxílio do ribossomo e dos RNAt os aminoácidos são ligados na sequencia correta, formando as proteínas.

 

Simulado Enem DNA & RNA

Para você testar o seu nível de aprendizagem neste post os professores do Blog do Enem selecionaram para você 10 questões online. Na prática é um Simulado Enem de Biologia, apenas com perguntas sobre DNA & RNA.  Clique na imagem e veja o seu desempenho no Simulado:Simulado Enem de Biologia

Dica 1: Antes de continuar, quer relembrar um pouquinho sobre a estrutura básica do DNA e do RNA? Então dê uma espiada no post a seguir: https://blogdoenem.com.br/biologia-khan-academy/

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre o DNA e as diferenças entre cromátides, cromatina e cromossomos? Ótimo! Então para ir bem seguro para o vestibular, teste seus conhecimentos com a questão a seguir:

(UFPR-2009) A figura abaixo representa um cromossomo hipotético, em que estão assinaladas as posições de 5 genes (aqui chamados de able, binor, clang, ebrac e fong), e a tabela na seqüência mostra a distância entre eles.

Cromossomos

Com base nos estudos sobre mapeamento genético, considere as seguintes afirmativas:

1. Depois de able, o gene mais próximo do centrômero é binor.

2. Os genes fong e ebrac estão no mesmo braço cromossômico.

3. A maior chance de ocorrer uma permuta é entre os genes clang e binor.

4. Os genes identificados com os números 3 e 4 são, respectivamente, ebrac e binor.

Assinale a alternativa correta:

A) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

B) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

C) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

D) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

E) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.

Resposta: B

Dica 2: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Dica 3: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no https://pt.khanacademy.org/science/biology
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel