Você está estudando para o vestibular ou para o Enem? Não deixe de lado estudo de conjugação verbal no Modo Imperativo. Cai em Gramática e ainda evita erros na Redação.
O Modo Imperativo possui algumas peculiaridades que nem todos lembram, portanto fique atento nesta aula e evite erros que muitos cometem.
Estude gramática, leia, faça os exercícios, durma cedo e alimente-se corretamente. Essas são algumas recomendações que você deve já deve ter cansado de ouvir, ainda mais nessa rotina de estudos para o Enem e vestibular.
Só não deixe de incluir nesta agenda puxada um tempo de atenção para os verbos no Modo Indicativo, que têm o papel de indicar uma ordem, um pedido ou uma sugestão.
Assista à aula da professora de gramática Jéssica, do Curso Enem Gratuito:
Gostou da aula de gramática? Então, agora vamos recordar que na língua portuguesa temos três modos verbais, para você localizar bem o Modo Imperativo:
1 – Modo Indicativo: é usado para ações reais já realizadas, que estão em execução ou que ainda serão feitas. Exemplos: Eu comi bolo ontem. Maria está feliz. José viajará amanhã.
2 – Modo subjuntivo: é empregado em situação de dúvida ou possibilidade, quando não se tem certeza de determinada ação. Exemplos: Se Paulo vier, ficaremos felizes. Se tivesses estudado, tirarias boas notas.
3 – Modo Imperativo: é utilizado nos casos em que se quer expressar uma ordem, um pedido ou uma sugestão. Exemplos: Abra a janela! Cale-se! Quer ver um exemplo de grande repercussão internacional?
O Modo Imperativo é formado de maneira diferente dos outros modos:
O primeiro diferencial é que no Imperativo não existe a primeira pessoa do singular (eu). Outro ponto que o caracteriza de maneira diferente do subjuntivo e do indicativo é que no Imperativo o tempo é indeterminado. Fica implícito que após receber uma ordem, a ação vai ser realizada no futuro.
Veja aqui neste exemplo de Imperativo Afirmativo: ama tu / ame você / amemos nós / amai vós / amem vocês
Dica 1- Veja aqui uma aula gratuita sobre os modos e tempos verbais do Curso Enem Gratuito.
Tome nota sobre o Modo Imperativo:
Vale observar que nas segundas pessoas , Tu e Vós, empregamos o verbo em Modo Imperativo com conjugação no singular e plural, respectivamente, pertencentes ao presente do indicativo suprimindo a letra s. Exemplo: chora tu, chorai vós. No modo indicativo seria: Tu choras, Vós chorais. A exceção é o verbo “ser”: sê tu, sede vós. Com os pronomes você ou vocês utilizamos o verbo conjugado na terceira pessoa do presente do subjuntivo. Na primeira pessoa do plural (nós), emprega-se o verbo conjugado na primeira pessoa do singular do presente do subjuntivo.
Dica 2: Redação Enem – Tire dúvidas sobre Regência verbal com aula grátis de gramática: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-regencia-verbal/
No Imperativo Negativo: todas as pessoas coincidem com a forma verbal do presente do subjuntivo. Veja nestes exemplos: não ames tu / não ame você / não amemos nós /não ameis vós / não amem vocês
Dica 3: Literatura: Estudar Literatura vai além do vestibular ou Enem. Veja! https://blogdoenem.com.br/literatura-vestibular-enem/
Dica 4: Literatura: Ariano Suassuna e os encantos do Auto da Compadecida: https://blogdoenem.com.br/literatura-ariano-suassuna/
Para compor esse post pesquisamos o tema Modo Imperativo no site Info Escola, e na editoria de Educação, do portal Uol. Seguem os links consultados:
http://www.infoescola.com/portugues/imperativo-4/
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/modo-imperativo-e-subjuntivo.htm