Literatura: Estudar Literatura vai além do vestibular ou Enem. Veja!

Não é só para o Enem e Vestibular que a leitura é importante. Literatura é um registro social. Quem não lê, mal ouve, mal fala, mal vê, indicou Monteiro Lobato. Se você não souber “ler” não consegue interpretar as questões do Enem ou do Vestibular.

Às vezes, nos perguntamos por que estudar Química, Matemática, Biologia e Literatura. Julgamos “não ser útil” ou que “não tem nada a ver com a profissão que quero seguir”. No entanto, deveríamos levar em consideração que estudar essas disciplinas contribui para nossa formação crítica, além de nos dar uma base para que possamos decidir quais áreas do conhecimento temos mais afinidade.

Nos últimos anos, principalmente com por causa do Enem, as escolas começaram a ministrar os conteúdos de maneira interdisciplinar, com isso, ficou mais fácil percebemos que as matérias conversam entre si, e mais, que elas estão em nosso cotidiano.

Dica 1 – Literatura – Carlos Drummond de Andrade é o autor brasileiro mais cobrado nas provas do Enem: https://blogdoenem.com.br/enem-drummond-mais-cobrado/

Tem gente que questiona a serventia da Literatura, já que esta não parece ser uma disciplina a ser usada na vida profissional. Mas, a Literatura pode estar mais relacionada ao seu dia a dia que imaginas. As obras literárias refletem características da sociedade em que elas foram criadas.

Por exemplo, as obras do Romantismo, elas correspondem ao momento de independência do Brasil. Nosso país passava por uma busca de identidade, de se reconhecer como uma nação. Em livros como O Guarani, de José de Alencar, encontramos entra as características principais a figura do índio, Peri, como um herói, além da exaltação da natureza de nossas terras. O livro está disponível gratuitamente no site Domínio Público, para baixar basta clicar no link:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1843

Literatura - O Guarani
Para revisar tudo sobre o Romantismo assista aos dois vídeos com aulas da professora Greice da Cunha do canal Aula Livre:

Machado de Assis, com Memórias Póstumas de Brás Cubas, por exemplo, tem como cenário principal o Rio de Janeiro, que na época era o centro do nosso país. Além de apresentar o inicio da nossa urbanização. Essa obra também está disponível gratuitamente no site Domínio Público, para baixar basta clicar no link:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2038

Literatura - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Dica 2 – Veja a importância da literatura de Machado de Assis e uma síntese do Romantismo. Revisão sobre a vida e a obra de Machado de Assis: https://blogdoenem.com.br/literatura-revisao-machado-de-assis/

Um mestre em fazer esse tipo de registro é o jornalista e escritor Rubem Fonseca. O romance policial Agosto, publicado em 1990, se passa em 1954, tem como plano de fundo o governo Vargas e os acontecimentos que culminaram no suicídio de Getúlio, em 24 de agosto de 1954.

O enredo mistura romance e ficção, uma boa forma de visitar essa época da História do nosso país.

Literatura - Agosto

Agosto ganhou uma versão em minissérie, produzida pela Rede Globo. A adaptação teve a autoria de Jorge Furtado e Giba Assis Brasil e foi apresentada em 1993. Assista a chamada da minissérie que rolava na programação da Rede Globo na época:

Aproveite para relacionar o conteúdo dos livros com o contexto em que eles foram criados, você pode ter outra visão sobre eles, além de enriquecer seus conhecimentos históricos e sociais.

Dica 3: Literatura – Figuras de Linguagem: revise o conteúdo com Aula Grátis – https://blogdoenem.com.br/literatura-figuras-linguagem-revise-conteudo-aula-gratis/
Dica 4: Literatura: Ariano Suassuna e os encantos do Auto da Compadecida: https://blogdoenem.com.br/literatura-ariano-suassuna/
Amanda Enem Literatura
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .