Organização Político-Administrativa e a Divisão Regional do Brasil

Vamos entender um pouco mais sobre a divisão regional do nosso território? Leia com atenção e entenda como funciona a organização de nosso país, com a subdivisão ainda de estados e capitais! Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil.

Quantas e quais são as Regiões do Brasil? Quais as características de cada uma delas? É hora de revisar para o Enem. Veja.

O Brasil, como sabemos, é um país com um imenso território, e sua atual divisão político-administrativa compreende 27 unidades federativas: 26 estados um Distrito Federal. Os estados estão divididos em municípios que se dividem em distritos.

Melhores os seus pontos em Geografia na prova do Enem e nos vestibulares com estas dicas que a professora Elizabeth Noceti Pereira preparou para o Blog do Enem.

Sendo assim, esses  vinte e seis estados brasileiros são membros da República Federativa, exercem as competências e legislações, normativas, políticas e administrativas.

Mas será que sempre foi assim?

Brasil Político

Figura 1. Configuração atual do território brasileiro

Agora vamos entender como as mudanças se deram ao longo do tempo?

1903- Após acordos com a Bolívia, o Acre foi incorporado ao Brasil, mas algumas mudanças em nossa divisão política ocorreram apenas depois da década de 1940.

Acompanhe algumas mudanças:

1942 : Criação do território de Fernando de Noronha;

1943: criação dos territórios de Guaporé, Rio Branco, Amapá (Norte), Ponta-Porã (Centro-oeste) e de Iguaçu(Sul).

1960: criação do Distrito Federal e mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília.

1977: criação do estado do Mato Grosso do Sul.

1981: o Território de Rondônia passa a estado da Federação.

1988: criação do estado de Tocantins. É extinto o território de Fernando de Noronha que em 1989 passa a ser distrito do estado de Pernambuco.

Dica 1– Veja também a outras aulas e apostilas de Geografia aqui.

O Brasil também pode ser divido por divisões regionais, veja quais são:

  • Divisão Oficial do IBGE
  • Complexos Regionais ou Regiões Geoeconômicas

 Divisão Oficial do IBGE  (1941 e 1945)

No início da década de 1940 ocorreu a primeira “tentativa” de regionalização do nosso território. Essa regionalização era bem diferente da que conhecemos hoje, pois ela delimitava as regiões  seguindo o critério da região natural.  Onde as áreas geográficas eram analisadas segundo aspectos naturais como o clima, relevo e vegetação.

Observe a figura abaixo, e veja como era dividido o Brasil em 1941 e 1945. 

Brasil 1941 e 1945

Em seguida, algumas modificações foram feitas e, em 1969 o mapa já apresentava uma configuração mais parecida com a que conhecemos hoje.

Vamos analisar essas modificações propostas pelo IBGE? Acompanhe:

(1969) Neste ano, o IBGE, elaborou um novo mapa desta vez adotando o critério de regiões homegênea. Esse conceito era definido não somente pelas condições naturais, mas também por um conjunto de elementos sociais e econômicos da região.

A principal modificação foi a criação do Sudeste, em virtude da consolidação dessa área como sendo o “coração econômico do país”.

Reparem que a região leste desaparece, e a Bahia passa a integrar o Nordeste.

(1988)  Esta é a última divisão regional do país, já com as cinco regiões brasileiras definidas: norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste.

Brasil 1969 e 1988

Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é clima e vegetação.  Acesse o nosso blog do Enem e confira aqui as dicas! Vai ficar de fora dessa?

Complexos Regionais ou Regiões Geoeconômicas

Então, além da divisão oficial do IBGE, temos uma divisão proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, no ano de 1967. Essa divisão considera as caraterísticas históricas e econômicas e não se atem as delimitações fronteiriças. Ou seja, a divisão não coincide com os limites estaduais. Observe o mapa e entenda melhor!!

Regiões geoeconômicas

 

Conforme a proposta de Geiger o Brasil é dividido:

  • Nordeste;
  • Amazônia ;
  • Centro sul.

Saiba mais sobre o Brasil e sua divisão regional acessando a vídeoaula da Profª Ana Karina R. B. Nascimento e fique fera no assunto. Não deixe de conferir!

Dica 4 – Relembre outros assuntos de Geografia acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de Geografia nas provas dos vestibulares e do Enem.

 

Assista agora a vídeo aula sobre a Regionalização e as divisões regionais no Brasil, ministrada pelo professor Bruno Barros. Não fique de fora dessa!

Agora um desafio para você!

(UNIFENAS) O mapa a seguir apresenta a proposta de regionalização do Brasil baseada em três grandes complexos regionais ou regiões geoeconômicas.

complexos-regionais-brasil
A regionalização proposta no mapa

I) adota exclusivamente o critério político-administrativo, e suas fronteiras coincidem com as fronteiras dos estados.
II) utiliza critérios abrangentes como o processo de formação histórico e econômico do Brasil, associado à modernização brasileira, através de suas atividades produtivas;
III) desconsidera os limites entre os estados como estratégia de valorização da           organização político-administrativa proposta pelo IBGE, em 1969, para a criação da chamada região concentrada.
IV) engloba uma porção do norte de Minas Gerais no complexo nordestino, tendo em vista suas características semiáridas e o seu baixo dinamismo econômico regional.
V) inclui o estado do Maranhão, em sua totalidade, no Complexo Amazônico.

Estão corretas apenas

a) I e II.
b) II e IV. 
c) III, IV e V.
d) IV e V.
e) I, II, III e IV.

Resposta: b

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel