Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científico-Informacional – Geografia Enem

Venha com o Blog do Enem aprender como se desenvolveu a Terceira Revolução Industrial! Confira esta revisão de Geografia para o Enem!

Todo mundo já viu filmes com robôs vivendo e trabalhando entre os humanos, não é? Será que isso pode realmente acontecer?

A partir da década de 70 do século XX, o desenvolvimento da eletrônica e o surgimento da informática possibilitaram a introdução de novas técnicas de produção. Iniciou-se, assim, uma nova fase da indústria conhecida como Terceira Revolução Industrial ou mais conhecida atualmente como Revolução Técnico-Científico-Informacional.

A Terceira Revolução Industrial caracteriza-se pela grande importância da tecnologia avançada ou de ponta, presente em muitas indústrias, e pelo uso de silício, mineral empregado na fabricação de placas de computador. Nas fábricas, é cada vez maior o processo de automação (ou robotização), isto é, o uso de máquinas e robôs industriais que substituam a mão de obra humana.

O uso de automação, ao invés de pessoas, garante a empresa tem menos despesas já que não há riscos, levando também a um aumento de precisão e velocidade de produção.

Seguem abaixo exemplos de quatro eixos que são fundamentais e embasam o desenvolvimento da Terceira Revolução Industrial:

Informática – que compreende o armazenamento e transmissão de informações, desenvolvendo o setor de produção de computadores, serviços de banco de dados, novos equipamentos de telecomunicações como cabos de fibra ótica, satélites.

Biotecnologia e Engenharia genética – que abrangem aplicações biológicas, médicas e agropecuárias de alta tecnologia, configurando-se no setor que desenvolve síntese de DNA, fusão de células, novos produtos farmacêuticos, métodos de inseminação artificial.

Novas técnicas e materiais de produção – que compreende a utilização e desenvolvimento de Mecatrônica (automação por meio de robôs industriais), nanotecnologias (tecnologia microscópica).

Fontes energéticas alternativas – envolve reatores nucleares, pilhas, células combustíveis, eletricidade fotovoltaica, etc.

Na chamada terceira revolução industrial, agregar valor aos produtos, isto é, tornar um produto mais valorizado por meio de incremento de inovações tecnológicas, depende da aplicação do conhecimento em sua produção buscando sua transformação.

A informação científica, vinda de universidades e laboratórios, tem papel fundamental na produção, e o acesso a ela depende de investimentos em pesquisas científicas e tecnológicas. Somente as grandes corporações transnacionais estão capacitadas para fazer tais investimentos. Assim, em apenas alguns países do mundo há disponibilidade de pessoal com a qualificação exigida.

Terceira Revolução Industrial
Fonte: https://image.slidesharecdn.com/indstria-100415144140-phpapp02/95/indstria

Às portas de uma nova revolução industrial, o Brasil, por conta de sua economia periférica, ainda vive situações paradoxais, uma vez que as duas primeiras revoluções ainda não foram completamente assimiladas. Nem seus benefícios adequadamente distribuídos. Existem alguns polos de desenvolvimento tecnológicos que surgiram na atualidade, no setor da siderurgia, por exemplo, porém ainda nos posicionamos apenas como um local para empresas internacionais se aloquem em busca de baixo custo de produção e subsídios.

Não temos investimentos que estimulem a adoção de tecnologias inovadoras. As universidades não possuem investimento suficiente para desenvolver tecnologias próprias ou então de atualizar as tecnologias.

Por fim, é importante compreender que tais transformações não se manifestam pelo mundo de maneira homogênea, isto é, não se consolidaram em todas as partes do planeta de maneira igualitária. Aliás, o desenvolvimento das diferentes técnicas em um número restrito de localidades permitiu o avanço das desigualdades e a intensificação das relações de dependência política e econômica entre os diferentes espaços.

Enfim, o assunto é complexo, porém muito interessante não é? Já que estamos aqui, imersos ao mundo da tecnologia.

Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, dê uma olhada no vídeo abaixo e fique preparado para sua prova.

Agora, que tal testar os seus conhecimentos?

Questão 1

(PUC-Rio)

A Terceira Revolução Industrial, que vem se realizando nas últimas décadas do século XX, introduziu importantes alterações no sistema produtivo. Assinale a alternativa que NÃO indica corretamente uma dessas mudanças.

a) Transmissão instantânea das informações e formação de redes – telecomunicações.

b) Realização de cálculos complexos em tempo cada vez menor – informática.

c) Mudança no padrão energético – energia nuclear.

d) Aceleração do tempo e aumento da capacidade de deslocamento de carga – transportes mais eficientes.

e) Surgimento de novos materiais e adoção de novas técnicas – siderurgia.

Resposta

A Terceira Revolução Industrial proporcionou profundas modificações em vários aspectos da sociedade e do espaço geográfico, tais como a evolução das telecomunicações e dos transportes, na constituição da informática, no avanço das ciências, entre outros. No entanto, a siderurgia e seus materiais já eram avanços gerados pelas etapas anteriores da Revolução Industrial.

Alternativa correta: letra E

Questão 2

Com um piscar de olhos. Será assim que os donos dos óculos inteligentes do Google, o Glass, poderão tirar fotos a partir de agora. A empresa de internet lançou nesta terça-feira (17) uma atualização do sistema operacional do aparelho, o XE12, que passa a permitir a captação de imagens com um simples piscar de olhos.

Segundo o Google, a nova função é mais rápida do que registrar fotos com os óculos acionando o botão ao lado da haste dos óculos ou por controle de voz (basta falar ‘ok glass, take a picture’)”.

O texto acima revela uma das faces da III Revolução Industrial, dentre as quais, podemos considerar:

I. O desenvolvimento dos meios eletrônicos como sistemas de transformação socioespacial;

II. A evolução dos meios de comunicação alastra-se de maneira igualitária por todo o mundo;

III. O vínculo intensificado entre Ciência, Tecnologia e mercado consumidor.

Dentre as alternativas acima, estão corretas:

a) I e II

b) II e III

c) I e III

d) I, II e III

Resposta: letra C

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Priscila Colturato para o Blog do Enem. Priscila é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.