O Sistema Solar e os Corpos Celestes: Geografia no Enem

Confira a Ordem dos Planetas em relação a distância do Sol, e entenda como os Corpos Celestes do nosso Sistema permanecem em órbita, no movimento de translação em torno do Sol. Veja no resumo para detonar Geografia no Enem!

Olá, olá, olá! Vamos pegar junto em mais um tema importante, porém, nada complexo e por isso, muitos acabam deixando de lado? Você sabe que todo assunto compreendido acaba sendo um diferencial em sua pontuação! Então, revise o Sistema Solar e os Corpos Celestes com a gente e gabarite as questões de Geografia do Enem!

O Sistema Solar é o conjunto formado pelo Sol e todos os corpos celestes que estão atraídos pela sua força gravitacional. A energia do Sol é gerada através da fusão de hidrogênio em hélio.

O Sistema Solar e os Corpos Celestes

Hoje, o Sistema Solar conta com 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Esta ordem mostra os que estão mais próximos e os mais distantes do Sol. Mercúrio tem a menor distância, enquanto Netuno é o mais distante. Estes são os Corpos Celestes mais pertos de nossa casa.

Em 2006, após várias discussões, Plutão foi considerado um planeta anão, junto com mais outros 4. Cabe ressaltar, que desde 1930, Plutão era considerado um planeta, porém, com as características e tamanho não tão semelhantes aos planetas, foi “rebaixado” à planeta anão.

Os Planetas e a distância do Sol

  1. Mercúrio – 57,9 milhões de km
  2. Vênus – 108,2 milhões de km
  3. Terra – 149,6 milhões de km
  4. Marte – 227,9 milhões de km
  5. Júpiter – 778,3 milhões de km
  6. Saturno – 1 bilhão e 430 milhões de km
  7. Urano – 2 bilhões e 870 milhões de km
  8. Netuno – 4 bilhões e 500 milhões de km

O Sistema Solar, de acordo com a teoria mais aceita hoje em dia, teve origem a partir de uma nuvem molecular que, por alguma perturbação gravitacional, entrou em colapso e formou a estrela central, enquanto seus remanescentes geraram os demais corpos.

Veja o Geocentrismo x o Heliocentrismo

Confira com o professor Antônio Martins, o Tonho da internet, como aconteceu no âmbito da ciência a disputa entre quem achava que a terra era o centro de tudo, e que o sol girava em torno do nosso planeta, e quem achava que a Terra é que girava em torno do Sol:

Viu só? Os cálculos matemáticos com as órbitas dos planetas em torno do Sol já existiam, mas foi somente quando Galileu Galilei “mostrou” com a luneta as evidências necessárias é que a ficha começou a cair.

Ainda hoje, quase quinhentos anos depois, ainda tem tente que pensa que a terra é plana, e que o sol gira em torno do nosso planeta.  É zero no Enem!

Os Corpos Celestes

Para aprofundar seus conhecimentos sobre a origem do sistema solar, veja a aula do Curso Enem Gratuito com o professor Raphael Carrieri. Um fera:

Em sua configuração atual, todos os componentes descrevem órbitas praticamente elípticas ao redor do Sol, constituindo um sistema dinâmico onde os corpos estão em mútua interação mediada sobretudo pela força gravitacional.

A sua estrutura tem sido objeto de estudos desde a antiguidade, mas somente há cinco séculos a humanidade reconheceu o fato de que o Sol, e não a Terra, constitui o centro do movimento planetário. Desde então, a evolução dos equipamentos de pesquisa, como telescópios, possibilitou uma maior compreensão do sistema.

Entretanto, detalhes sem precedentes foram obtidos somente após o envio de sondas espaciais a todos os planetas, que retornam imagens e dados com uma precisão nunca antes alcançada.

Meteoros e Asteróides

Mesmo com todo o avanço tecnológico, ainda não se tem ideia exata de quantos corpos celestes existem, mas ainda são considerados incontáveis. Os meteoros são os que mais preocupam a Terra, pois quando entram na atmosfera terrestre, entram em combustão, mudando a sua nomenclatura para asteroides. Essa combustão é o sistema de defesa da Terra, mas alguns asteroides chegam a superfície do planeta.

Lembrando, que a maior parte da superfície terrestre é formada por oceanos, então, a maior parte dos asteroides caem nos oceanos.

E aí, ficou alguma dúvida sobre o Sistema Solar e os Corpos Celestes? Acompanhe a videoaula a seguir e depois responda os exercícios. Bons estudos!

Resumo Gratuito

Veja agora com o professor Carrieri a aula mais esperada: O Sistema Solar e os Corpos Celestes!

Mandou muito bem o professor Carrieri.

Exercícios sobre o Sistema Solar e os Corpos Celestes

1 – É o sexto planeta do sistema solar a partir do Sol, sendo o segundo maior planeta desse grupo. É conhecido por ser rodeado de anéis e ser classificado como um planeta gasoso ou joviano.

A descrição acima refere-se a:

a) Urano
b) Netuno
c) Saturno
d) Júpiter
e) Vênus

2 – Relacione a segunda coluna a partir da primeira com base na classificação oficial dos planetas:

Coluna 01
(1) Planetas
(2) Planetas Anões

Coluna 02
( ) Terra
( ) Mercúrio
( ) Plutão
( ) Marte
( ) Ceres
( ) Júpiter
( ) Éris
( ) Makemake
( ) Urano

3 – Sobre o sistema solar, assinale V para verdadeiro e F para falso.

1. ( ) O Sol compõe a maior parte da matéria de seu sistema e realiza um movimento de rotação.
2. ( ) Todos os planetas do sistema solar realizam o movimento de translação.
3. ( ) Plutão, em 2006, foi rebaixado para a categoria de “Planeta Anão” apenas por ser muito pequeno.
4. ( ) O sistema solar é composto por oito planetas, quatro deles rochosos e quatro gasosos.
5. ( ) O maior planeta do sistema solar é Júpiter.
6. ( ) Os dois planetas “vizinhos” da Terra são Marte e Júpiter.
7. ( ) A lua terrestre é o único satélite natural do sistema solar.
8. ( ) Apenas o planeta Terra apresenta água em seu estado líquido em todo o sistema solar.

GABARITO

1 – C
2 – (1) Terra
(1) Mercúrio
(2) Plutão
(1) Marte
(2) Ceres
(1) Júpiter
(2) Éris
(2) Makemake
(1) Urano
3 – V-V-F-V-V-F-F-F

Teste os seus conhecimentos sobre Sistema Solar com o nosso Simulado Enem Online de Geografia:

Simulado Sistema Solar e Corpos Celestes

.

.

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui.

 

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

O Sistema Solar e os corpos celestes

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel