Interpretação de textos não verbais – Português Enem

Fique de olho neste post e detone na interpretação dos textos verbais e não verbais, nas várias disciplinas no Enem!

Interpretação de textos não verbais: A etimologia da palavra texto está relacionada com o ato de tecer, entrelaçar, construir sobrepondo. Texto, portanto, é da mesma família de palavras como textura, tecido e tessitura. Mas, afinal, de que é constituído um texto? Será apenas de palavras?

Texto verbal e texto não-verbal

português

Leia o painel de textos a seguir:

Texto I

1

Texto II

Cantiga pra não morrer ( Ferreira Gullar)

Quando você for se embora,

moça branca como a neve,

me leve.

Se acaso você não possa

me carregar pela mão,

menina branca de neve,

me leve no coração.

Se no coração não possa

por acaso me levar,

moça de sonho e de neve,

me leve no seu lembrar.

E se aí também não possa

por tanta coisa que leve

já viva em seu pensamento,

menina branca de neve,

me leve no esquecimento,

me leve.

22

Texto III

Saudade (1899), de Almeida Júnior

33

Vamos construir o conceito juntos?

  • O texto I é organizado em sete cenas.
  1. Por que, supostamente, o marido se levantou da cama, na 2ª cena? Para reclamar do barulho da música que vinha do andar de cima.
  2. O que sugere a expressão da mulher, na 5ª cena? Sugere que ela está satisfeita pelo fato de a música ter parado.
  3. Compare a expressão do marido na 1ª e na 6ª cenas. Em que diferem? Na 1ª cena, ele estava zangado; na 6ª cena, ele está feliz, pois está sorrindo.
  4. Levante hipóteses: Aonde o marido está indo? O que teria acontecido no apartamento de cima? Ele está se mudando para o apartamento de cima, provavelmente porque lá é mais divertido ou porque conheceu alguém interessante.

 

  • O texto “Cantiga pra não morrer” diz respeito a relacionamento amoroso.
  1. Que tipo de situação é imaginada pelo eu lírico do texto? Uma situação de separação entre o eu lírico e a “menina branca de neve”, provavelmente a mulher amada.
  2. Que apelo o eu lírico faz à “moça branca como a neve”? O eu lírico faz um apelo para não ser esquecido, ou para ela, de alguma forma, leve-o consigo.
  3. Dê ao menos duas interpretações ao título do texto. Entre outras possibilidades, o texto seria uma forma de canto, e cantar seria uma maneira de não morrer, talvez porque o canto possa aliviar a dor do eu lírico; o texto constitui um pedido insistente do eu lírico para não ser esquecido pela amada, o que para ele seria morrer.

 

  • O texto 3 é uma obra do pintor brasileiro Almeida Junior (1850-1899). Nela uma mulher olha uma fotografia. Observe o título do quadro e responda:
  1. Que sentimentos a postura física da mulher e sua expressão facial expressam? Sentimentos de tristeza e saudade.
  2. Por que a mulher está vestida de negro? Provavelmente porque está de luto, pois deve ter perdido alguém querido.
  3. De quem você acha que é a foto? Pode ser do marido, do pai, de um filho ou de alguém que a mulher amava.

 

  • Compare os textos.
  1. O que eles têm em comum? Os três textos abordam a separação de pessoas queridas, voluntária ou involuntariamente.
  2. Em qual(is) dos textos o fim do relacionamento provoca sentimento de tristeza, saudade ou dor? Nos textos 2 e 3.
  3. Em qual(is) deles provoca alegria? No texto I.

 

  • Há textos que são constituídos apenas de imagem, outros apenas de palavras, outros de palavras e imagens.
  1. Quais dos textos são constituídos basicamente de imagens? Os textos I e II.
  2. Qual é constituído apenas de palavras? No texto II.
  3. Qual deles sugere a presença da música, por meio de notas musicais? O texto I.

 

Como vimos, um texto pode ser constituído apenas de linguagem verbal, como ocorre com a notícia, a carta ou a anedota; nesse caso, ele é chamado de texto verbal. Também pode ser constituído de linguagem visual, como a fotografia e a pintura; ou de linguagem musical, como uma música; ou da linguagem da dança, como um espetáculo de balé. Nesses casos, ele é chamado de texto não verbal. E pode, ainda, ser constituído pelo cruzamento de mais de uma linguagem, como, por exemplo, das linguagens verbal e musical, como a canção. Nesses casos, temos os textos em linguagem mista.

O produto final de toda enunciação, feita em que linguagem for, é chamado de texto. Assim, são textos: um gráfico, um cartum, uma pintura, uma melodia, um poema, um filme, uma escultura, etc. em muitos casos, dependendo da situação, até mesmo o silêncio pode ser considerado um texto.

Reforce o conteúdo assistindo esta super videoaula. Tenho certeza que você vai adorar!

Os exercícios sobre linguagem verbal e linguagem não verbal vão ajudar você a entender as diferentes linguagens utilizadas na comunicação.

Questão 01

2
Mineiro de Araguari, o cartunista Caulos já publicou seus trabalhos em diversos jornais, entre eles o Jornal do Brasil e o The New York Times

No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:

a) dificuldade de conexão entre as pessoas

b) aceleração da vida na contemporaneidade

c) desconhecimento das possibilidades de diálogo

d) desencontro de pensamentos sobre um assunto

 

Questão 02

3

Nos quadrinhos, o uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal contribui para a construção de sentidos do texto

Na tira do cartunista argentino Quino, utilizam-se recursos gráficos que lembram o cinema.
A associação com a linguagem artística do cinema, que lida com o movimento e com o instrumento da câmera, é garantida pelo procedimento do cartunista demonstrado a seguir:

a) ressaltar o trabalho com a vassoura para sugerir ação.

b) ampliar a imagem da mulher para indicar aproximação.

c) destacar a figura da cadeira para indiciar sua importância.

d) apresentar a sombra dos personagens para sugerir veracidade.

 

Questão 03

4
Tirinha Garfield, de Jim Davis

Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que:

a) A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.

b) O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.

c) O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha.

d) A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na compreensão da tirinha.

 

Questão 04

Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que:

a) A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.

b) São utilizadas para criar atos de comunicação que nos permitem dizer algo.

c) A linguagem não verbal é aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, seja oral ou escrita, para estabelecer comunicação.

d) Linguagem verbal e não verbal, quando simultâneas, colaboram para o entendimento do texto.

 

Questão 05

5
Gráficos são exemplos de utilização simultânea das linguagens verbal e não verbal. É preciso analisar as duas ocorrências para a compreensão do texto

Nos gráficos, os elementos visuais e os elementos textuais são fundamentais para o entendimento total da mensagem transmitida. No gráfico em questão, a linguagem verbal e a linguagem não verbal têm como intenção mostrar ao leitor que:

a) O número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos diminuiu em um período de cinco anos.

b) O número de pessoas acima de 60 anos que estão inseridas no mercado de trabalho é proporcionalmente inverso à quantidade de pessoas que se casam nessa faixa etária.

c) Apresenta dados para o leitor que comprovam o aumento no número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos, assim como o aumento da inserção de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho.

d) Apresenta a preocupação com a diminuição no número de casamentos entre pessoas de várias faixas etárias da população brasileira, assim como a dificuldade dessas pessoas para conseguir emprego no mercado de trabalho.

 

Gabarito:

Questão 01 –  Alternativa “a”. Observe que no cartum os elementos visuais e textuais estão combinados, portanto, ambos são necessários para a sua compreensão. As letras da palavra “solidão” aparecem em diferentes balões pertencentes a personagens também distintos, reforçando a ideia de que nenhum tipo de comunicação é estabelecido entre eles. Os personagens caminham em sentidos opostos, o que denota a dificuldade que os seres humanos têm de se conectarem.

Questão 02 – Alternativa “b”. Para o melhor entendimento da questão, é preciso observar todos os elementos presentes nos quadrinhos, entre eles, as linguagens verbal e não verbal. A linguagem não verbal é representada pelos recursos gráficos utilizados pelo cartunista, com destaque para a imagem da mulher que, à medida que a história é contada, sofre ampliação, simulando o efeito de close muito utilizado no cinema.

Questão 03 – Alternativa “c”. Apesar da predominância da linguagem não verbal, a linguagem verbal colabora para a construção de sentidos da tirinha.

Questão 04 – Alternativa “a”.

Questão 05 –  Alternativa “c”. A intenção do gráfico é demonstrar o aumento no número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos em relação ao número de casamentos da população brasileira fora dessa faixa etária, assim como o aumento da população acima de 60 anos no mercado de trabalho.

 

Espero que você tenha gostado destas super dicas! Aproveite-as bem. Bom estudo!

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática,Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook:  https://www.facebook.com/gisele.garcez.3