A Posição geográfica do Brasil e suas características gerais

Confira as dimensões físicas do território e a Posição Geográfica do Brasil nas coordenadas do Globo Terrestre. Entenda as consequências da nossa localização.

A posição Geográfica do Brasil é determinante para as características do país.  Brasil é um país de dimensões continentais. De fato, o vasto território brasileiro é o quinto maior do mundo. Uma série de aspectos físicos do Brasil tem relação direta com essa característica. Com mais de 8 milhões de Km² de extensão territorial, o Brasil é uma imensidão. Quase metade da América do Sul está em domínios brasileiros.

Muito além do tamanho em si, tais dimensões conferem características que são consequências da posição geográfica do território brasileiro. Acompanhe essa revisão para você conhecer melhor o Brasil e obter um ótimo desempenho em Geografia no Enem!

Vamos começar pelos Seis Biomas Brasileiros:

Confira com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, quais são e as características dos Seis Biomas Brasileiros: 1 Amazônia; 2 Pantanal; 3 Cerrado; 4 Mata Atlântica; 5 Caatinga; e, 6 Pampa Sulino.

Muito bom este resumo. Mas, quando os portugueses chegaram por aqui, o território era muito menor, porque naquela época havia uma “divisão da América” entre os Espanha e Portugal. Acompanhe:

Quando da chegada da frota de naus portuguesas que aportaram na costa brasileira, os viajantes não tinham nenhuma noção da dimensão das terras que estavam por explorar. Curiosamente, o Tratado de Tordesilhas já tinha estabelecido até onde se estenderiam os domínios portugueses no Novo Mundo.

A Posição Geográfica do Brasil

Se dependesse do que estava determinado pelo Tratado de Tordesilhas, o território brasileiro seria bem menor do que é atualmente.

Mas, diante do inicial desinteresse que a porção Leste da América espanhola despertou nos espanhóis, em 1750, no Tratado de Madri, ficou estabelecido que os locais que tivessem fundações portuguesas seriam incorporados ao que viria a ser o território brasileiro. E assim foi feito.

A última grande alteração territorial do Brasil foi a aquisição junto a Bolívia do estado do Acre em 1903. Assinado o Tratado de Petrópolis, o Brasil praticamente não mais sofreu mudanças em seu território. Ficou assim como está no mapa a Posição Geográfica do Brasil.Posição Geográfica do Brasil

E quanto à posição geográfica do Brasil?

Com a trajetória para se ter o território brasileiro como se conhece hoje, agora pode-se concentrar nas características que a localização do Brasil no planeta Terra confere ao país.

As dimensões do Brasil podem ser medidas pelos pontos extremos do território brasileiros. O local mais ao Norte do território brasileiro é o Monte Caburaí, no estado de Roraima, a 5°16’20”N; ao Sul, o extremo se localiza no Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, na latitude 33° 45′ 03″S. Em linha reta, a distância entre esses dois pontos é de 4.394 Km.

A Leste, a Pontas do Seixas, no estado da Paraíba, é o ponto extremo, a uma longitude de 34°47’35”; no outro extremo, a Oeste, a Serra da Contanama no estado do Acre, a 73° 59′ 32″O. A distância entre esse pontos é de 4.319 Km.

Diante da pequena diferença entre as distâncias máximas no sentido Norte-Sul e Leste-Oeste, diz-se que o Brasil é um país equidistante. Diferentemente de países como a Rússia que possui extensão longitudinal bem superior a latitudinal. Para aquele país, a consequência disso é que no território russo há 9 fusos horários.

Veja a condição Climática do Brasil:

Confira no resumo simples e rápido do Curso Enem Gratuito as características climáticas determinadas pela Posição Geográfica do Brasil:

Entendeu como as características da Posição Geográfica do Brasil são determinantes? Vamos prosseguir:

Em termos de posição no planeta Terra, onde estamos?

Primeiramente, o território está localizado quase totalmente no hemisfério Sul (em torno de 93%). No hemisfério Norte, apenas os estados do Amapá e Roraima.

Mesmo assim, nem os dois estados citados estão totalmente no hemisfério setentrional. Quanto a posição longitudinal, está posicionado totalmente a Oeste do Meridiano de Greenwich, portanto, trata-se de um país ocidental.

O Brasil é o único país do mundo que é cortado pela Linha do Equador e por um dos trópicos, nesse caso, o de Capricórnio. É exatamente isso que faz com que haja uma variedade climática e de ecossistemas bastante grande no país. 92% do Brasil se encontra na Zona Climática Tropical ou Intertropical; os 8% restantes, estão ao Sul do Trópico de Capricórnio e estão inseridos na Zona Climática Temperada do Hemisfério Sul.

Na realidade, a canção que diz “Moro num país tropical” está quase totalmente correta do ponto de vista geográfico. Só não se aplica aos três estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Paralelos importantes que cortam o Brasil

Veja no mapa a Linha do Equador, e o Trópico de Capricórnio:2Paralelos importantes que cortam o Brasil: Imagem de satélite com destaque para os paralelos 0° (Linha do Equador) e o trópico de Capricórnio que cortam o território brasileiro.

Pontos extremos do Brasil

3

.

Resumo: O Brasil na América do Sul

Então, agora já sabem tudo sobre onde o Brasil se encontra no mundo… Sensacional! Então, para fixar bem o conteúdo e finalizar sua revisão, veja esta super videoaula do professor Raphael Carrieri!

Exercícios – A Posição Geográfica do Brasil

1 – (UFAM/AM – 2005) O Brasil tem a maioria de suas terras situadas nos hemisférios:

a) Setentrional e Ocidental

b) Setentrional e Meridional

c) Oriental e Meridional

d) Ocidental e Oriental

e) Meridional e Ocidental

 

2 – (ACAFE/SC – 1999) Observe o mapa do Brasil e analise as afirmações abaixo.

4

I. O território brasileiro é atravessado pela linha do Equador, que corta dois estados e dois territórios e pela linha do Trópico de Câncer.

II. A posição geográfica do  Brasil faz com  que a  maior parte do  seu território esteja situado  na zona  intertropical, predominando os climas quentes, com elevadas médias térmicas e variações nos índices pluviométricos anuais.

III. O Sul do  Brasil, localizado  em zona temperada, apresenta  climas  subtropicais diferenciados pela altitude, fator responsável pelas baixas temperaturas que são registradas nas serras e planaltos, durante o inverno.

IV. Santa Catarina, pela sua localização, foi  recoberta  pela  formação  vegetal mais heterogênea do país, hoje restrita às encostas da Serra Geral e do Mar.

A alternativa, contendo todas as afirmações VERDADEIRAS, é:

  • a) II e III
  • b) II, lII e lV
  • c) I e ll
  • d) lII e lV
  • e) l, II e III

GABARITO

  • 1 – E
  • 2 – A

Veja aqui mais uma Lista de Exercícios sobre A posição Geográfica do Brasil

Post escrito por Douglas de Barros Oliveira para o Blog do Enem. Douglas é professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel