Veja os tipos da Vegetação Brasileira – Geografia Enem

Confira as características da Floresta Amazônica; da Mata Atlântica; da Mata de Araucárias; da Vegetação Litorânea; do Complexo do Pantanal; da Caatinga; ds Cerrados; e dos Campos Sulinos.

Olá, tudo certinho? Partiu ficar ligado(a) na diversidade e nas características da vegetação brasileira? Então, você sabe que para a formação vegetativa de um determinado local, alguns fatores são influentes, como as posições em Latitude e Longitude, o clima e o relevo.

A Vegetação Brasileira

É claro que no Brasil esses fatores compõem a regra, no entanto, algumas vegetações tem em sua nomenclatura o tipo climático predominante na região. Temos no Brasil a Floresta Amazônica; a Mata Atlântica; A Mata de Araucária; A Vegetação Litorânea; O Complexo do Pantanal; A Caatinga; Os Cerrados; e os Campos Sulinos.os tipos de vegetação brasileiraO mapa acima indica a localização da vegetação original, ou seja, o que existia, pois a maioria dessas vegetações sofreram muito com o desmatamento, é importante que você fique ligado nisso.

Os Biomas Brasileiros

Uma boa dica para você começar com tudo no resumo sobre a Vegetação Brasileira é conhecer os Seis Biomas do Brasil. É dentro de cada um deles que ocorrem os diferentes tipos da vegetação. Confira agora no resumo da professora Juliana Evelyn Santos:

Gostou do resumo? Têmmais aulas da professora Juliana no canal do Curso Enem Gratuito. Confira agora os tipos da Vegetação Brasileira:

Floresta Latifoliada Equatorial, ou Floresta Amazônica

É a maior área de vegetação brasileira que temos no país. Uma Floresta Latifoliada quer dizer que há predominância de folhas grandes e largas. Dentro do Brasil a principal concentração desta vegetação está na chamada “Amazônia Legal”. Um patrimônio da humanidade em relação à diversidade, e que está sob a responsabilidade dos brasileiros.

Os tipos de Floresta Latifoliada:

  • 1 – Matas de Igapó – Estão bem nas margens dos rios, por isso estão sempre alagadas, são de menor porte, mas podem ser bem grandes.
  • 2 – Matas de Várzea – Estão em área que são alagadas periodicamente, já são vegetações mais altas.
  • 3Matas de Terra Firme – Encontram-se  em áreas praticamente livres de alagamento e apresentam as maiores árvores.

vegetação brasileira

A Amazônia vem perdendo espaço para o agronegócio e pecuária, principalmente nas “bordas” da formação original, já que é uma vegetação densa.

Floresta Latifoliada Tropical ou Mata Atlântica

A vegetação brasileira denominada de Mata Atlântica percorre a parte litorânea que começa no estado do do Rio Grande do Norte  e alcança até o estado do Rio Grande do Sul. NO estado der São Paulo ela avança a Oeste, chegando mais ao interior.

A Mata Atlântica foi a primeira vegetação brasileira a ser desmatada, tanto que hoje, são mais de 93% de área desmatada. É claro, que a chegada do portugueses e a retirada do pau-brasil contribuíram para o  início do desmatamento. Mas, temos que lembrar que nesta área é que temos a maior concentração populacional do país. Em ocupação contínua desde então.

Cerrado

É chamado também de “savana brasileira”.  Os cerrados são caracterizados por serem uma vegetação brasileira bastante  heterogênea. Eles reúnem cinco tipos de matas: Campo Limpo, Campo Sujo, Campo Cerrado, Cerrado Senso Estrito e Cerradão.

Simplificando, vai das gramíneas (Campo Limpo) até as árvores (Cerradão). As árvores apresentam galhos tortos, retorcidos e com casca grossa. Não são muito resistentes, por isso são facilmente desmatados. Hoje, o cerrado é a vegetação mais ameaçada pela agricultura, principalmente pela soja produzida no centro do país.

Caatinga

Vegetação brasileira característica do Sertão Nordestino. Tem espécies  de pequeno porte, adaptadas a pouca disponibilidade de água. Mesmo sendo de pequeno porte, suas raízes são muito profundas, pois são elas que vão atrás de água dos lençóis freáticos.

Floresta Aciculifoliada Subtropical ou Mata das Araucárias

Vegetação típica do planalto sul do país. Aciculifoliada significa que as árvores apresentam folhas finas e pontiagudas. É uma vegetação espaçada, na qual, foi quase totalmente desmatada, pois a sua madeira macia é boa para a produção de papel, papelão e celulose.

Hoje há projetos que intensificam a ideia de reflorestamento, mas temos que lembrar que não são os mesmos pinheiros do pinus e do eucalipto. Outro ponto a relembrar é que o pinhão é a semente da araucária e não um fruto.

Campos ou Pampas

Característica do Rio Grande do Sul, mas presente em pequenas proporções pelo país inteiro, os campos são vegetações de gramíneas que indicam, muitas vezes, que o solo é pobre. Nos últimos anos, o processo de desertificação vem invadindo as áreas de campos, fazendo com que os proprietários abandonem totalmente suas fazendas, pois o pisoteio dos animais e a utilização de máquinas, foram matando essa vegetação.

Vegetação Litorânea

Ocorre bem no litoral mesmo, praticamente nas faixas de praias, sendo três tipos diferentes no leque da vegetação brasileira:

  • Restinga – formação logo após a faixa de areia da praia, rasteira e arbustiva.
  • Vegetação de dunas – ocorrem nas dunas fixas, na qual, elas conseguem “fincar” suas raízes.
  • Mangue – Os mangues ocorrem do Amapá até Santa Catarina, mais especificamente, Laguna. Apresenta raízes aéreas por ser uma área alagadiça. Os mangues, por não terem um bom cheiro, acabam sendo depósito de lixo de grandes cidades litorâneas. Isso é um grande erro, pois os mangues são os “berçários” marinhos. Sem eles, a vida marinha costeira fica gravemente ameaçada.

Pantanal

O Pantanal é algo mágico, pois encontramos praticamente todos os tipos vegetativos do país (exceto o litorâneo). Situado nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é considerado uma vegetação de transição. Durante o verão, é totalmente alagada pelos rios da região.

Mata dos Cocais

Situada no Maranhão e Piauí, ela NÃO é uma vegetação original. Ela se desenvolveu posteriormente. Principais expoentes dessa vegetação são o babaçu e a carnaúba, que são aproveitadas economicamente 100% de sua estrutura.

As Formações Vegetais

Veja agora as Formações Vegetais  das Florestas Tropicais, as Florestas Equatoriais e as Savanas com o professor Raphael Carrieri, do Curso Enem Gratuito.

As dicas do Carrieri:

  1. As Florestas Equatoriais aparecem nas áreas equatoriais do globo, aquelas que possuem as temperaturas mais elevadas, com alto grau de umidade.
  2. Esse bioma é marcado pela presença de plantas altas, florestas densas (mata fechada), florestas higrófilas (adaptada à umidade) e hidrófila (adaptada à enchente), floresta estratificada, hidrografia exuberante, florestas latifoliadas (folhas largas) e perenifólias (folhas verdes o ano todo).
  3.  As Florestas Tropicais têm características muito próximas das Equatoriais. Mas, existem diferenças:  as Florestas Tropicais são menos exuberantes e suas temperaturas são mais baixas.
  4. As Savanas apresentam vegetação esparsa (contrário de densa), associada geralmente ao clima tropical típico (verão quente e úmido, inverno seco), animais de grande porte, árvores pequenas com galhos retorcidos.

 

Confira agora as Florestas de Coníferas, as Florestas Temperadas, a Tundra e os Desertos.

As dicas do Carrieri:

  1. As florestas de coníferas, também chamadas de taiga, possuem plantas com formato de cone. As folhas são aciculifoliadas, ou seja, em formato de agulha, além de serem perenes e resistentes ao gelo.
  2. As florestas temperadas ocorrem em locais com estações bem definidas. Há presença de plantas caducifólias que, nas estações de menor insolação, perdem suas folhas para poupar energia. Além disso, a floresta temperada pode apresentar coloração das folhas mais alaranjada, devido à menor produção de clorofila.
  3. A tundra é uma vegetação de característica polar. Não tem vegetação muito elevada, sendo marcada basicamente por musgos e líquens. Há presença de permafrost, uma camada de gelo permanente que cobre o solo.
  4. A vegetação mediterrânea é adaptada a um verão quente e seco e a um inverno úmido. Há vegetação arbustiva e herbácea, ou seja, as árvores não são grandes.
  5.  A vegetação desértica é marcada por ausência de água. As plantas que predominam são as xerófilas, adaptadas à baixa umidade.

 

Exercícios sobre a Vegetação Brasileira

1- O Brasil, devido sua localização e grande extensão territorial, abriga diversos tipos de cobertura vegetal, sendo que cada Região brasileira apresenta um bioma predominante. Nesse sentido, relacione o estado ou região ao tipo de vegetação predominante.

3

2- (PUC-SP) O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?

“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.

a) Floresta tropical

b) Caatinga

c) Formação do Pantanal

d) Mata semiúmida

e) Cerrado

3– (UPE) O cerrado é um bioma brasileiro bastante peculiar, sobretudo por sua constituição em mosaicos de formações vegetais. Observe os mapas a seguir e assinale aquele que exibe delimitação espacial mais aproximada desse bioma.

vegetação brasileira

GABARITO

1 – 5-4-7-6-2-3-1

2 – E

3 – C

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

Veja os 6 Biomas do Brasil

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel