Professores do Sistema Ari de Sá indicam temas de Ciências Humanas no Enem.

Veja as dicas de um campeão do Enem para os temas de História, Geografia, Sociologia e de Filosofia no Enem. Os temas da hora são a África, a Revolução Russa, a Ditadura Militar no Brasil, a Crise dos Refugiados, o Legado da Olimpíada, Violência e Segurança Pública. Confira aulas gratuitas.

Com a proximidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os estudantes já precisam ter na ponta da caneta todos os possíveis assuntos a serem abordados no exame na prova de Ciências Humanas para que possam estudar de forma mais eficaz.

Pensando nisso, professores do SAS (Sistema Ari de Sá) Plataforma de Educação fizeram uma seleção com os temas mais cogitados para o Enem na prova de Ciências  Humanas.  O SAS é um dos campeões do Enem. O Colégio Ari de Sá, em Fortaleza, por exemplo, sempre aparece na lista dos 10 melhores do Brasil. Veja as dicas do professor Carlos David.prova de Ciências Humanas

Como em todos os anos, os estudantes devem encontrar questões sobre conteúdos que já permearam outras edições.  Confira a lista e depois veja as aulas de revisão que o Blog do Enem selecionou para você:

  1. África – A História dos Povos Africanos e a presença no Brasil
  2. A Formação da Sociedade Brasileira
  3. A Revolução Russa de 1917
  4. A Ditadura Civil-Militar de 1964 no Brasil
  5. A Era Vargas na Presidência da República
  6. A Crise dos Refugiados
  7. Mobilidade Urbana e Segurança
  8. As Transformações Digitais

Então,  é hora de  começar a sua revisão pela história dos povos africanos e a presença destes no Brasil. O tema tem chance de ser abordado no próximo Enem.

África: divisão territorial – Geografia Enem

Cultura, patrimônio, memória e história dos povos africanos são conteúdos que têm visitado as edições do Enem nos últimos anos e é muito provável que assim se mantenha.

Questões assim nas provas de Ciências Humanas do Enem denotam a valorização do processo de formação da sociedade brasileira e a reflexão acerca da questão étnica dos direitos civis, comenta o professor do SAS, Carlos David.

Veja aulas gratuitas sobre a formação da sociedade brasileira ao longo da história: Brasil Colônia

Agora, veja as mudanças que aconteceram com a chegada da Família Real de Portugal no Brasil. Foi o Período Joanino em nossa História, que começou em 1808 e durou até 1821. Veja: período joanino

O professor Carlos também ressalta o centenário da Revolução Russa de 1917, considerado um divisor de águas para o capitalismo do Ocidente.

Outro momento político que pode aparecer é a Ditadura Civil-Militar, um dos mais relevantes para o Brasil e que até hoje apresenta muito a discutir.

Revolução Russa: o Comunismo, a União Soviética, e a Queda do Muro de Berlim

A Ditadura Civil-Militar no Brasil – Veja desde o movimento de 1964 e até o ciclo da Redemocratização.

Ditadura Militar – Revisão de História: Enem e Vestibular

Veja o Ciclo da Redemocratização: Anistia; Diretas Já; e o Colégio Eleitoral com a vitória de Tancredo Neves:

A Ditadura Militar de 1964 e a luta até a Redemocratização em 1985. História Enem

Seguindo na linha dos temas mais prováveis, o professor Davi ressalta que “O aluno pode ser convidado a analisar também a estruturação do poder entre civis e militares, os impactos sociais gerados pela implantação de um estado de exceção e o eixo econômico”, conta o professor. Também referente a este período está o movimento cultural do Tropicalismo, que completa 50 anos.

A Era Vargas na Presidência da República

Era Vargas é um dos assuntos que há algum tempo já aparece no Enem, e Carlos David vê possibilidades ainda no aparecimento de questões sobre a Constituição de 1934, o golpe do Estado Novo (1937) e até a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Veja aulas de revisão gratuitas para você mandar bem em Ciências Humanas no Enem:

Getúlio Vargas: veja como foi a Era Vargas na presidência. História Enem.

O Estado Novo de 1937 e a ditadura de Getúlio Vargas. História no Enem.

Golpe Militar de 1964 – Aula de História Enem e Vestibular

“Os alunos poderão considerar ainda os valores culturais que marcaram aquele período, como o samba, a capoeira e o carnaval. Vale ressaltar também que foi durante este período que se consolidaram as leis trabalhistas, representadas pela CLT”,complementa o educador Carlos David.

Veja agora as dicas do professor Ademar Celedônio:

Diante dos temas mais recentes, o Diretor de Ensino e de Inovações Educacionais do SAS, professor Ademar Celedônio, aposta que “A crise dos refugiados”, que atinge principalmente a Europa e é considerado um dos principais momentos do século XXI, possa aparecer na edição deste ano.

Movimentos Migratórios – Geografia Enem

A Crise dos Refugiados – Este tema ainda abre um campo para traçar uma relação com outros fluxos migratórios existentes em outros momentos da história da humanidade e o fenômeno da xenofobia”, explica o professor Celedônio. Pode cair em Ciências Humanas no Enem.

Terrorismo, Xenofobia e Racismo na Europa, EUA, e Oriente. Vale para Redação e Sociologia.

Mais dicas de Ciências Humanas do professor Celedônio:

Em relação ao Brasil, Ademar comenta a possibilidade de os alunos enfrentarem perguntas relacionadas às Olimpíadas, porém trazendo à tona o momento seguinte ao acontecimento e apontando os efeitos de um grande evento no país. “O pós-Olimpíadas pode trazer abordagens como os benefícios e malefícios proporcionados em relação ao transporte público, à segurança, ao saneamento, entre outros aspectos da vida cotidiana”, ressalta o professor para Ciências Humanas.o Enem

Além dos assuntos que estão em aposta pelos educadores do SAS, as questões políticas e ambientais, as transformações digitais, a sociologia e até mesmo a crise de 2008 também podem aparecer no exame. Assim, é importante que o aluno fique por dentro das diversas temáticas da área de Ciências Humanas no Enem considerando os grandes acontecimentos do mundo.

Sobre o SAS Plataforma de Educação

O SAS é uma plataforma de educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços de excelência para mais de 620 escolas e 215 mil alunos em todo o Brasil, oferecendo soluções educacionais da Educação Infantil ao Pré-Universitário, como livros didáticos, conteúdo digital e consultoria pedagógica. Com sede e centro de distribuição em Fortaleza (CE), o SAS também conta com um escritório em São Paulo (SP) e outros centros de distribuição em Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São José (SC).

Mais informações: www.portalsas.com.br