Encceja 2024: inscrições confirmadas. Tire seu diploma em 1 dia

O MEC anunciou as inscrições do Encceja 2024, de 29 de abril a 10 de maio, com provas em agosto. Confira como se inscrever, o cronograma completo e um curso gratuito e completo para se preparar para as provas.

Conquistar o diploma do ensino médio pelo Encceja 2024 é bem simples. A única exigência é ter 18 anos ou mais até o dia das provas, em 25 de agosto.

Para facilitar ainda mais, o Blog do Enem oferece o Curso do Encceja Gratuito, com séries completas de simulados, apostilas, download das provas e dicas de redação. Veja abaixo como estudar de graça!

Curso Gratuito do Encceja: o que você vai encontrar

  1. Curso Gratuito do Encceja – Preparatório completo, com aulas, e-books e simulados de todas as matérias. As inscrições estão abertas para começar hoje mesmo.
  2. Simulado Encceja 2024 Gratuito – Uma boa dica é fazer simulados rápidos, com apenas 10 questões de cada vez. É como se fosse um game, e se não acertar uma questão, o sistema já mostra uma aula de revisão relacionada.
  3. Redação Encceja Começando do Zero – Para que você possa mandar bem na redação, os professores do Blog do Enem prepararam um roteiro simples e direto com 10 aulas.
  4. Download das provas anteriores – Outra boa dica para perder o medo é baixar as provas para conhecer o modelo e tentar resolver as questões.
  5. Matemática para o Encceja – Para revisar regra de três, frações, triângulos e os temas de Matemática que mais caem.

Na página de Apostilas Encceja 2024, no Blog do Enem, disponibilizamos uma coleção completa de aulas rápidas com todos os conteúdos do Ensino Médio. Basta pesquisar o nome de um conteúdo e ele aparece para você estudar.

Outro excelente caminho para aprender de maneira bem leve é fazer pelo menos uma  impressão e a encadernação completa das Apostilas do MEC para o Encceja.

Como fazer a inscrição do Encceja 2024

As inscrições para o Encceja 2024 são gratuitas e devem ser efetuadas por meio do portal oficial do exame. Durante o processo, é preciso fornecer informações pessoais, como número de identidade, CPF, telefone e e-mail.

Portanto, é importante ter todos os documentos necessários à mão para agilizar o preenchimento dos dados. Além disso, os inscritos deverão indicar a cidade em que desejam realizar a prova.

Calendário do Encceja 2024

  • Justificativa de ausência no Encceja 2023
    Período de justificativa: 25/03 a 05/04/2024
    Resultado: 15/04/2024
    Recurso: 15 a 19/04/2024
    Resultado do recurso: 23/04/2024
  • Inscrições: 29/04 a 10/05/2024
  • Ressarcimento: 29/04 a 10/05/2024
  • Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social
    Solicitação: 29/04 a 10/05/2024
    Resultado: 17/05/2024
    Recurso: 20 a 24/04/2024
    Resultado do recurso: 29/05/2024
  • Aplicação: 25/08/2024
  • Gabaritos: até o 10º dia útil após a aplicação
  • Resultado: 23/12/2024

Horários de aplicação das provas

Aplicação das provas  – Manhã
Abertura dos portões8h
Fechamento dos portões8h45
Início das provas9h
Término das provas13h
Aplicação das provas – Tarde
Abertura dos portões14h30
Fechamento dos portões15h15
Início das provas15h30
Término das provas20h30

Como estudar para o Encceja 2024

Confira no vídeo preparado pelo Curso Enem Gratuito, como acelerar a sua preparação!

Como fazer a Redação do Encceja

Veja o passo a passo completo para garantir a sua aprovação em Redação com a professora Daniela Garcia.

Simulado Encceja: veja como é fácil resolver as questões

Teste o seu nível para as provas com apenas dez questões de cada vez nos simulados do Encceja. O gabarito sai na hora. Escolha uma matéria:

  1. A Interpretação de Gráficos e Figuras Geométricas – Simulado Encceja
  2. A tecnologia em nosso cotidiano – Simulado Encceja
  3. Ângulo, probabilidade e soma – Simulado Encceja
  4. Aresta e regra de três – Simulado Encceja
  5. Biomas brasileiros, estados da matéria e seleção natural – Simulado Encceja
  6. Blocos econômicos, desigualdade social e migração – Simulado Encceja
  7. Cibercultura, desigualdade social e IDH – Simulado Encceja
  8. Combustível limpo, genética e reciclagem – Simulado Encceja
  9. Compostos químicos, vírus e calor – Simulado Encceja
  10. Cultura das organizações trabalhistas e Semana de Arte Moderna – Simulado Encceja

Resumos de Matemática Encceja 

Confira como resolver problemas simples, que sempre caem nas provas. Tem Regra de Três, Triângulos, Retas Paralelas, Funções e outros resumos com temas frequentes. Aulas grátis com exercícios resolvidos. Acesse:

  1. Regra de Três: Matemática Básica
  2. Retas Paralelas e Perpendiculares
  3. Geometria Plana: Triângulos, Círculos e Quadriláteros
  4. Probabilidade
  5. Funções de 1º Grau e de 2º Grau
  6. Trigonometria

Vale a pena fazer o Encceja?

Vale muito a pena fazer o Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos! É uma chance real para conquistar o Diploma do Ensino Médio em apenas um dia de provas. Se acertar metade das questões das provas objetivas e tirar 5 na Redação já é possível ser aprovado.

O Encceja abre o caminho para que você possa continuar seus estudos e ingressar no Ensino Superior, já que muitas universidades concedem bolsas de estudo para quem faz o exame.

Ganha mais quem estuda mais

As pesquisas do IBGE mostram que os alunos que param de estudar no Ensino Médio acabam recebendo salários bem mais baixos ao longo da vida do que os colegas que continuam os estudos e conquistam um diploma universitário.

Quem conclui a faculdade ganha, em média, 144% a mais do que aqueles que não passam do nível médio. Então, que tal vencer este desafio?

Apostilas oficiais do Ministério da Educação

Para que os candidatos se preparem para o Encceja, o Ministério da Educação (MEC) publicou apostilas oficiais de estudos para o Exame. Escolha nos links abaixo a área do conhecimento que deseja estudar:

  1. Ciências da Natureza
  2. Ciências Humanas
  3. Linguagens
  4. Matemática

Idade Mínima no Encceja

Para obter a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental, é preciso ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já para a Certificação de Conclusão do Ensino Médio, os estudantes precisam ter 18 anos completos.

Certificado

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão do Certificado para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação. Já a Declaração Parcial de Proficiência, é destinada para quem não consegue atingir a nota mínima exigida em alguma prova, que pode ser realizada novamente no ano seguinte.

Para obter o certificado, o participante deverá obter no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala que varia de 60 a 180. Na redação, é necessário alcançar uma nota igual ou superior a 5.

Esses critérios de avaliação visam garantir que os candidatos demonstrem um conhecimento sólido e consistente nas áreas avaliadas, além de habilidades de escrita e argumentação. A conquista do certificado não apenas reconhece a conclusão dos estudos, mas também atesta a capacidade do participante de compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória educacional.

O que é o Encceja

O Inep é responsável pela aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), no Brasil e no exterior, desde 2002.

O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada.

Diferente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar.

Trata-se de um exame de participação voluntária, gratuito, para jovens e adultos que moram no Brasil e no exterior.

Os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio Médio são emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação ou pelos Institutos Federais de Educação.

O que cai no Encceja 2024

O Exame tem quatro provas objetivas, de 30 questões cada uma, além de uma redação. Veja as matérias cobradas em cada prova:

Certificação do Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Certificação do Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para garantir a certificação, o participante pode solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja.

Após obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, você pode cursar o Ensino Superior. Mas, é importante lembrar que, para participar dos processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies, é necessário fazer o Enem.

A correção das provas do Encceja

Para tirar o diploma do Ensino Médio pelo Encceja, basta acertar a metade das questões objetivas, e tirar 5 (cinco) na Redação, cuja nota vai até 10 (dez).

O Encceja utiliza também o sistema da TRI (Teoria da Resposta ao Item) onde o peso das questões varia de acordo com a taxa de acerto de cada questão de todos os candidatos. Quem fizer 100 pontos em cada área já consegue o certificado.

Uma questão bem legal do Encceja é que você pode ir “eliminando” as matérias da prova. Por exemplo, se passar em Ciências, mas não obtiver a nota mínima em Matemática, pode fazer apenas a prova de Matemática no ano seguinte. Ou seja, não precisa fazer todas as provas de novo, só as que ficaram faltando!

Inscrição no Encceja

Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis no Encceja 2024.

As inscrições são feitas no link que está no botão logo aqui no início do Passo a Passo:

Passo 1 – Cadastre CPF e data de nascimento.

Acesse o site de inscrições do Encceja e preencha seu CPF e data de nascimento. Em seguida, marque a resposta certa no quadro de figuras, e clique em “Enviar”.

Inscrição no Encceja

Passo 2 – Dados Pessoais

O formulário é  bem simples, e se você deixar algum espaço obrigatório sem responder o sistema ‘avisa você’ alertando sobre os campos que ainda não foram respondidos.

Dados pessoais na inscrição do Encceja

Passo 3 – Pessoas com deficiência

Neste campo você deve informar se é pessoa com deficiência e se precisa de atendimento especializado na hora das provas. Quem tem cegueira, surdez, ou dificuldade de locomoção, por exemplo, deve marcar este campo para obter o apoio necessário.

Passo 4 – Confirmação dos dados na inscrição do Encceja 2024

Veja no sistema uma tela com a repetição de todos os seus dados pessoais e os dados de PCD. Leia com calma para ver se precisa revisar ou corrigir alguma coisa, e depois confirme para avançar: 

Dados na inscrição do Encceja

Passo 5 – Escolha do Certificado e Local de Prova

Agora você precisa marcar se vai fazer a prova para obter o certificado do ensino fundamental ou do ensino médio. Ainda, é hora de indicar a cidade onde vai realizar o Exame e a instituição que vai emitir o seu certificado.

O certificado de conclusão do ensino médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação ou pelos Institutos Federais de Educação que aparecerem na lista para você durante a inscrição. Selecione o mais próximo de você.

Passo 6 – Questionário socioeconômico

Em seguida você deve fornecer dados sobre a sua raça, nível de renda e de escolaridade, e outros dados para compor o seu perfil socioeconômico. Pode responder tranquilamente pois estes dados não serão compartilhados pelo MEC. 

Passo 7 – Dados de contato e criação de senha

Em seguida, coloque os seus dados de telefone e de e-mail, e crie a sua senha para acessar o sistema do Encceja: 

Passo 8 – Parabéns! Você chegou ao final da inscrição do Encceja 2024

Sucesso para você com a inscrição confirmada. Agora, é hora de estudar com as Apostilas Gratuitas e fazer os Simulados Encceja gratuitos para mandar  bem. 

Inscrição no Encceja

Atendimentos especiais nas provas

  • Candidatos com autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira, visão monocular.
  • Candidatas gestantes, idosos e lactantes.
  • Candidatos com Nome Social: para participantes travestis ou transexuais que querem ser tratados de acordo com a identidade de gênero.

Taynara Macedo

Categorias: Encceja, Tudo sobre
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel