Matemática Encceja: veja o que estudar pra tirar o seu Diploma

Bora perder o medo da Matemática do Encceja: veja aqui os principais conteúdos de maneira descomplicada, para você relembrar e aprender de vez. Confira como resolver questões de Regra de Três; Retas; Triângulos; Círculos; Quadriláteros; Probabilidade; Funções; e Trigonometria para tirar logo o seu Diploma do Ensino Médio.

Quem está estudando para o Encceja sabe que precisa demonstrar conhecimento suficiente nas quatro áreas de conhecimento exigidas pela prova: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Para muitos, é nesta última que o bicho pega.

Apesar de o nível de dificuldade da prova do Encceja não ser alto, mesmo a matemática básica assusta os candidatos que não se sentem preparados. Por isso, trouxemos neste post os principais conteúdos de Matemática para o Encceja que você precisa estudar, com aulas gratuitas e exercícios resolvidos!

  1. Regra de Três – Matemática Básica
  2. Geometria Plana – Triângulos, Círculos e Quadriláteros
  3. Probabilidade
  4. Funções de 1º Grau e de 2º Grau
  5. Trigonometria

Como estudar Matemática para o Encceja

Como já dissemos, o nível de dificuldade das questões do Encceja não é muito alto, se comparado ao nível das questões do Enem. Mas também não dá para desprezar a prova e achar que você pode chegar lá sem estudar nada: essa realmente não é uma boa ideia!

A parte mais importante dos estudo de Matemática é a resolução de exercícios. Isso porque, quando resolvemos questões nós fixamos o conhecimento e treinamos as técnicas aprendidas.

A resolução de questões é mais importante ainda quando nos preparamos para uma prova, pois nos ajuda a ganhar prática e a resolver a prova o mais rápido possível. Seria terrível não conseguir terminar a prova do Encceja porque faltou tempo, não é mesmo?

Resolver exercícios ajuda no Encceja

Uma ótima maneira de estudar Matemática para o Encceja através da resolução de exercícios é resolvendo os nossos Simulados para o Encceja. Cada um tem no máximo 10 questões e, se você errar alguma resposta, já terá a indicação de qual aula estudar para aprender o conteúdo correspondente.

Outra dica é fazer o download das provas anteriores do Encceja, imprimi-las e resolvê-las. Com esse treino, você vai se acostumar ao tipo de enunciado usado pelo Encceja e ao estilo da prova, para não ter nenhuma surpresa quando chegar o dia da prova oficial!

Agora que já falamos sobre como estudar, vamos ao que interessa: o que estudar!

O que estudar de Matemática Encceja

  • Matemática Básica

As operações básicas da Matemática são aquelas que estão presentes no nosso dia-a-dia, como a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão. No Encceja, várias questões podem ser resolvidas com o domínio dessas operações ou com uma simples regra de três.

No vídeo abaixo, o prof. Sarkis do Curso Enem Gratuito relembra essas operações da Matemática Básica a partir da resolução de uma questão que já caiu no Encceja!

Deu para relembrar as operações básicas da Matemática? Vamos ao segundo ponto então!

  • Geometria Plana

Este é outro conteúdo da Matemática que pode ser facilmente contextualizado em diversas situações do nosso dia-a-dia. Por este motivo, a geometria plana é um tema com grandes chances de ser cobrado na prova do Encceja.

A geometria plana abarca o estudo das figuras geométricas bidimensionais, como triângulos, círculos e quadrados. As questões costumam cobrar o cálculo de área, perímetro e altura, além de propriedades das figuras planas.

Assista à aula abaixo para ver como a geometria plana pode ser cobrada no Encceja:

Interessante, não? Vamos ao próximo!

  • Probabilidade

A probabilidade é mais um tema presente em nosso cotidiano que pode facilmente ser contextualizada no enunciado de uma questão do Encceja. Por exemplo, problemas que envolvam jogos com dados e cartas, ou sorteios, podem ser resolvidos com os conhecimentos sobre probabilidade.

Este é um tema da Matemática que pode ser bastante complexo, mas algumas questões podem ser resolvidas com raciocínio lógico e operações simples.

Veja um exemplo de questão sobre probabilidade que já caiu no Encceja e como resolvê-la:

Conseguiu resolver a questão junto com o professor? Tente imaginar outras possibilidades de contextualização de um problema envolvendo a probabilidade!

  • Funções Matemáticas

As funções matemáticas podem ser de primeiro ou segundo grau. No Encceja, o mais comum é a cobrança da resolução de uma função de primeiro grau, mas você deve estar preparado para resolver funções de segundo grau também, através da famosa fórmula de bháskara!

Assista na aula abaixo um exemplo de questão envolvendo funções matemáticas que já caiu no Encceja e acompanhe sua resolução:

Viu como não precisa ser complicado?

  • Trigonometria

A trigonometria trata das relações métricas nos triângulos. Como sempre, as questões de trigonometria do Encceja virão contextualizadas – normalmente o enunciado trazer o desenho do posicionamento de objetos que, entre si, formam um triângulo, ou então vai descrever essa situação. Ou seja, o enunciado não vai dizer de cara que essa é uma questão de trigonometria, mas você deve estar preparado para identificar o conhecimento exigido pela prova!

Veja como isso pode acontecer na sua prova do Encceja:

Recapitulando

O nível de dificuldade da prova do Encceja não pode ser desprezado: é importante estudar para chegar bem preparado à prova!

No estudo da Matemática, o melhor jeito de se preparar é resolvendo exercícios. Aqui no Blog do Enem, você pode fazer isso resolvendo os nossos Simulados do Encceja ou baixando as provas anteriores. Pratique muito para conseguir responder às questões o mais rápido possível e para não ter surpresas no dia do Encceja!

Por último, lembre-se de também estudar as outras áreas de conhecimento cobradas pela prova e, principalmente, treinar a Redação do Encceja! Assim como a Matemática, ela exige uma preparação prévia do candidato, então dedique um tempinho ao treino da redação também!

Bons estudos!

Jade Philippe

Diretora de Conteúdo do Blog do Enem. Formada em Direito, descobriu na comunicação um caminho mais direto para ajudar as pessoas. Foi assim que passou a integrar a equipe do Curso Enem Gratuito, plataforma dedicada a entregar educação livre, de qualidade e gratuita a todos os estudantes do Brasil.
Categorias: Apostilas Encceja, Apostilas Enem Gratuitas, Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel