Faltam:
para o ENEM

Cálculo de Área e de Perímetro em Figuras Planas. Matemática Enem.

Cálculo de Área, e Cálculo de Perímetro. Cai sempre no Enem. É conteúdo comum de Matemática, sobre Figuras Planas. Caem as definições e aplicações. Por isso é importante tirar de letra esse assunto para não fazer feio nesses testes. Mas não se preocupe! Porque o Blog do Enem preparou um super-resumo para você estudar! Veja abaixo.

Não é difícil fazer pontos no Enem nas questões de Matemática do Enem sobre cálculos ou interpretações de Figuras Planas. É um conteúdo clássico, e que você logo pode revisar e dominar. Primeiro de tudo é preciso saber o que é uma figura plana, vamos rever?

Uma figura plana nada mais é que uma região plana fechada por segmentos de reta (no mínimo três segmentos). Você lembra quais são as figuras planas? relembrar as mais conhecidas?

Na geometria, as formas mais conhecidas de figuras planas são: círculo, quadrado, triângulo, retângulo, trapézio, hexágono, pentágono, paralelogramo e losango.figuras planas

O que é um Polígono?

Todas as figuras planas com três ou mais lados são chamadas de Polígonos. Você pode conferir essas figuras no quadro abaixo.

Cada uma dessas formas geométricas  possui fórmulas matemáticas específicas para o cálculo da medida de seus perímetros e de suas superfícies (ou áreas).

Você lembra claramente o que é o perímetro de uma figura? O Blog do Enem te ajuda a entender, fique tranqüilo!

Figuras planas: Definições e Aplicações – Matemática Enem

Cálculo do Perímetro

O perímetro de uma figura plana é simplesmente a soma das medidas de todos os lados dessa figura. Quando você dá a volta num campo de futebol caminhando sobre as quatro linhas que demarcam o gramado, você percorreu a distância do Perímetro do campo.

Ou, quando você dá a volta numa praça caminhando sobre a linha do meio-fio que separa a praça da rua, você percorreu o perímetro da praça. O campo de futebol ou a praça estão demarcados por linhas que formam Figuras Planas. Neste segundo exemplo, o da praça, é bom tomar cuidado para não cair para o lado da rua!

Entendeu? Vamos ver um exemplo para ficar mais fácil… Observe a figura abaixo. Ela representa uma figura plana de quatro lados (portanto é um quadrilátero) denominada trapézio.Figuras planas: Definições e Aplicações – Matemática Enem

Então como você pode ver as medidas de seus lados valem 15 cm, 5 cm, 9 cm e 5 cm. Como todas as medidas dos lados da figura são conhecidas, podemos calcular o perímetro através da soma dos lados:

Soma dos lados = 15 + 5 + 9 + 5 = 34 cm.

Figuras planas: Definições e Aplicações – Matemática EnemO perímetro é uma grandeza cuja unidade de medida é a de comprimento e, portanto, pode ser medido em metros ou em seus múltiplos e submúltiplos.

Cálculo da Área de uma figura plana

E a área? Vamos relembrar o que é? E Como ela é calculada? Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil! – Área é a denominação dada à medida de uma superfície. Cada uma das figuras planas possuem fórmulas específicas para o cálculo de sua área. Vamos conhecer cada uma delas?

Figuras planas: Definições e Aplicações – Matemática Enem

 Importante: – Se você observar a fórmula da área do circulo, existe a letra grega (PI) que tem o valor de ∏ = 3,141592

Quer saber mais sobre o cálculo do perímetro e área das figuras planas? Então assista em 3:04 minutos a uma super videoaula do Matemática Rio e fique fera nesse assunto! Não deixe de estudar.

Entendeu como é calculada a área das figuras planas? 

– Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Um trapézio com altura de 10 cm, base maior com 30 cm e base menor com 20 cm, apresenta quanto de área? – Vamos a Resolução:

Sempre que você tem um problema de área para resolver, a primeira coisa a fazer é verificar se todas as medidas encontram-se na mesma unidade. Verificado isso, é hora de saber se temos todos os dados necessários para o cálculo da área do trapézio.

  • Área do trapézio = (base maior + base menor) x altura / 2
  • Área = (30 cm + 20 cm)x10 cm/2
  • Área = 250 cm
Agora um desafio para você sobre figuras planas. Vamos lá! Estude e mande syuper bem na prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil!

Desafio: Encontre a área da figura abaixo formada por retângulos e um triângulo retângulo:

Figuras planas: Definições e Aplicações – Matemática Enem

a) 36     b) 38,5     c) 40     d) 42,5     e) 46

Resposta: b

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .