Inep confirma que treineiros poderão se inscrever no Enem impresso

Quem não vai concluir o ensino médio em 2021 também pode fazer o Enem! Se você quer prestar as provas como um teste de autoavaliação é só se inscrever como treineiro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (17/6) que os estudantes que desejam fazer o Enem apenas com o objetivo de autoavaliação, os “treineiros”, vão poder se inscrever na versão impressa do exame. Enquanto isso, o Enem digital será destinado apenas aos candidatos que já concluíram ou vão concluir o ensino médio em 2021.

O período para inscrição e as regras são os mesmos do restante dos candidatos. No entanto, as notas dos treineiros serão divulgadas 60 dias após a publicação os resultados regulares do Enem. Além disso, os treineiros também não podem utilizar sua nota em programas como o Sisu, o ProUni e o Fies.

A informação sobre a participação dos treineiros no Enem 2021 já constava no edital do Enem impresso. A confirmação, contudo, veio após a notícia de que o Inep estaria estudando a possibilidade de deixar os treineiros de fora da próxima edição. O motivo da medida seria a economia nos custos da prova, visto que o orçamento para a realização do exame ainda está indefinido.

Treineiros no Enem

Quem são os treineiros no Enem

O Inep define como treineiros os participantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2021 ou que não estão cursando e ainda não concluíram o ensino médio.

Para prestar a prova do Enem como treineiro, basta fazer a inscrição normalmente na Página do Participante. A única diferença é que os treineiros devem informar no sistema que sua inscrição é para fins de autoavaliação.

Apesar de o Enem não ser obrigatório para quem está no 2º ano do ensino médio, por exemplo, é recomendável prestar o exame. Isso porque a experiência como treineiro permite que o estudante se familiarize com a prova, perceba quanto tempo demora para resolver as questões e a redação, e que identifique suas dificuldades e facilidades. Assim, consegue planejar estudos mais direcionados no ano seguinte.

Mas se você ainda está em dúvida se pode se inscrever no Enem, confira o post que saiu na nossa página oficial no Instagram:

Veja como estudar de graça para o Enem

Com as datas do Enem confirmadas, você pode começar a estudar para poder mandar bem nas provas. Mesmo com muitas escolas fechadas ou operando em regime parcial, com uma parte de aulas no colégio e outra parte online, você pode se preparar para o exame com o apoio do Curso Enem Gratuito.

Ele oferece aulas escritas, videoaulas e listas de exercícios para o Enem com todos os conteúdos que caem nas provas. Além disso, tem planos de estudos para o Enem para você organizar sua rotina e conseguir dar conta da matéria. Aproveite e já assista a um vídeo do canal do Curso Enem Gratuito para começar a se preparar para as provas:

Além disso, no Blog do Enem você conta com apostilas para o Enem com mais de mil aulas exclusivas e simulados para você conferir se estudou direitinho e aprendeu o conteúdo.

Cronograma oficial do Enem 2021

Com o edital publicado, as datas do Enem 2021 agora são oficiais. Apesar de haver um edital publicado para cada tipo de prova, com disposições específicas para cada uma delas, o cronograma do Enem impresso e do Enem digital é o mesmo. Em seguida, confira as datas que valem para os treineiros e para os candidatos regulares:

  • Inscrições: 30 de junho a 14 de julho
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 19 de julho
  • Aplicação das provas: 21 e 28 de novembro

Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social

Os treineiros também podem solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social no Enem. Veja as datas:

Atendimento Especializado

  • Solicitação: 30 de junho a 14 de julho
  • Resultado: 23 de julho
  • Recurso: 26 a 30 de julho
  • Resultado do recurso: 4 de agosto

Tratamento pelo Nome Social

  • Solicitação: 19 a 23 de julho
  • Resultado: 30 de julho
  • Recurso: 2 a 6 de agosto
  • Resultado do recurso: 11 de agosto

Notas de corte do Enem

Por fim, uma última dica do Blog do Enem para os treineiros é conferir o  Simulador de Notas de Corte do Enem. Essa é uma ferramenta bem simples: basta você escolher um curso e uma cidade para ver quantos pontos precisaria fazer para passar nas notas de corte do Sisu, do Prouni ou do Fies.

Simulador de Notas de Corte do Enem

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Destaques, Enem Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel