Sisu, Prouni e Fies: confira o cronograma do segundo semestre de 2021

Confira as datas de inscrição e de resultado das edições do segundo semestre do Sisu, Prouni e Fies, principais programas de acesso ao ensino superior no país.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (3/5) o cronograma do segundo semestre do Sisu, do Prouni e do Fies. As inscrições e a divulgação dos resultados dos três programas vão acontecer entre julho e agosto de 2021. Confira as datas de inscrições, as notas de corte e, em seguida, como funciona o Sisu, o Prouni e o Fies.

Como funciona o Sisu

O Sisu, ou Sistema de Seleção Unificada, é um sistema no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para quem prestou o Enem. Ou seja: para concorrer a vagas em universidade públicas, você deve se inscrever  no Sisu depois de ter feito o Enem. As inscrições são todas feitas no site oficial do Sisu.

Lá você vai poder se inscrever em duas opções de curso. Se você não for aprovado na 1ª opção, ainda tem chance de ser aprovado na 2ª. Geralmente as inscrições do Sisu duram 4 dias. Durante esse período você pode monitorar sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção.

Conforme os candidatos vão se inscrevendo, essa nota pode mudar. Isso ocorre porque o Sisu calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. 

Por exemplo: se a nota de corte para a sua opção é 500 e a sua nota para aquela opção é 540, você tem chances de ser selecionado. Entretanto, se sua nota estiver abaixo dessa média, suas chances são menores. Como é possível acompanhar as mudanças nas notas de corte, você pode ver se vale a pena continuar com aquelas duas opções ou se o melhor é mudar.

Depois que termina o período de inscrições do Sisu, basta aguardar pelo dia do resultado da primeira chamada. Se não conseguir passar em nenhuma das opções, você pode se inscrever na lista de espera. 

Cronograma do segundo semestre do Sisu

Todo ano tem duas edições do Sisu, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. Isso significa que você pode entrar no início ou na metade do ano na universidade. Neste ano a primeira edição do Sisu ocorreu no mês de abril e a segunda vai ocorrer em agosto. Confira o cronograma:

  • Inscrições: 3 a 6 de agosto
  • Resultado da 1ª chamada: 10 de agosto
  • Matrícula dos selecionados na 1ª chamada: 11 a 16 de agosto
  • Prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera: 10 a 16 de agosto
  • Início da divulgação dos aprovados da lista de espera: 18 de agosto.

Para entender melhor como funciona o Sisu, confira o vídeo do Curso Enem Gratuito:

Como funciona o Prouni

O Prouni, Programa Universidade para Todos, é um sistema no qual instituições particulares de ensino superior oferecem bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para quem prestou o Enem. Ou seja, é se inscrevendo no Prouni depois que você já tiver feito o Enem que você concorre a bolsas em universidades particulares.

Para poder se inscrever no Prouni, o candidato deve ter no mínimo 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação do Enem. Além disso, deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino.

Quem quiser se inscrever no Prouni também não pode ter diploma de ensino superior.

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Enquanto isso, para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. 

Assim como o Sisu, você pode se inscrever no Prouni depois que já tiver feito o Enem. As inscrições são feitas através do site oficial do Prouni

Cronograma do segundo semestre do Prouni

O Prouni também tem duas edições por ano. Em 2021 a primeira edição ocorreu no mês de fevereiro e a segunda vai ocorrer em julho. Confira o cronograma do segundo semestre:

  • Inscrições: 13 a 16 de julho
  • Resultado: 20 de julho
  • Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada: 20 a 28 de julho
  • Resultado da 2ª chamada: 3 de agosto
  • Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada: 3 a 11 de agosto

Para entender melhor como funciona o Prouni, confira o vídeo do Curso Enem Gratuito:

Como funciona o Fies

O Fies, ou Programa de Financiamento Estudantil, é um programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas. Em resumo, você vai estudar sem pagar mensalidades, pois só vai pagar no final, quando se formar. Durante o curso você só paga algumas taxas, chamadas de “encargos operacionais”. 

Para participar do programa é necessário ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010. Uma das exigências é ter uma média maior que 450 e não pode ter zerado a redação. Além disso, sua renda familiar per capita deve ser de até 5 salários mínimos.

Existem duas modalidades de Fies: o Fies e o P-Fies. O Fies é pra estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos. Nessa modalidade o financiamento não tem juros.  Já o P-Fies é destinado para quem tem renda de até 5 salários mínimos por pessoa. Neste caso, o financiamento possui juros. 

Se você ainda tiver alguma dúvida, pode consultar o site do Fies.

Cronograma do segundo semestre do Fies

  • Inscrições: 27 a 30 de julho
  • Resultado dos pré-selecionados: 3 de agosto
  • Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados: 4 a 6 de agosto
  • Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera: 4 a 31 de agosto

Vagas remanescentes do Fies:

  • 1º período de inscrição para candidatos não matriculados e matriculados:8 a 10 de setembro
  • 2º período de inscrição somente para candidatos matriculados: 27 a 29 de outubro

Se você vai se inscrever no Prouni ou no Fies e não sabe como calcular a sua renda familiar per capita, confira o vídeo:

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Enem, FIES, Prouni, Sisu, Tudo sobre
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel