Aspectos Populacionais do Continente Americano – Geografia no Enem.

Sabemos que devido à colonização europeia, houve uma grande miscigenação na América. Isso trouxe também uma diversidade cultural. Você já parou para pensar? Vamos revisar esse assunto?

Quem somos nós os ‘americanos’? Brancos, Pretos, Indígenas, Asiáticos e tudo o mais misturados? Veja as características da população do Continente Americano.

Os povos pré-colombianos  sofreram não só fisicamente com a invasão europeia, mas também com a influência de culturas e costumes deixados aqui. Você sabe, mas não custa lembrar, que ‘pré-colombianos’ são aqueles que já ocupavam as américas antes da ‘descoberta’ do continente pelo navegador europeu Cristóvão Colombo.

Africanos, asiáticos e outras nacionalidades trouxeram diversidade, mas também porque não dizer que essa diversidade trouxe uma imensa mistura de costumes, fazendo com que o continente americano desenvolvesse uma rica diversidade étnica e cultural? Vamos estudar um pouco sobre isso? Sendo assim vamos dividir a América em: América Latina e América anglo-saxônica. Você lembra o conceito desses termos?

América Latina compreende os países que tem por característica principal o idioma originado do latim. São, portanto aqueles países que foram colonizados por países que tem sua língua originada no latim.

América anglo-saxônica por sua vez são aqueles que foram colonizados pelos povos anglo-saxônicos, (britânicos), portanto a língua inglesa é a utilizada nos países da América do norte.

Dica 1– Que tal estudar sobre A origem do nosso planeta? Revise mais este conteúdo e fique fera no assunto de geografia! https://blogdoenem.com.br/historia-geologica-terra-geografia-enem/

Assista agora a um vídeo sobre os aspectos geográficos do continente americano!

O crescimento demográfico:

Como já estudamos aqui no Blog, a distribuição da população na América é desigual devido as características climáticas e de relevo. A costa leste é a mais povoada, onde concentram as indústrias, as indústrias e o comércio. Devido ao relevo plano essa região possui altas densidades demográficas.

O crescimento também é desigual, pois os países subdesenvolvidos possuem taxas mais elevadas do que os países desenvolvidos.

Aspectos Populacionais do Continente Americano- Geografia - Enem
Figura 1
– Alta densidade demográfica

Vamos entender o que acontece?

No século XIX, na América do norte, principalmente os EUA, passou por um grande período de crescimento. Assim como muitos imigrantes foram para o país. Houve uma significativa melhora nas condições de vida da população e redução das taxas de mortalidade. No século XX, alguns fatores como os cuidados no planejamento familiar, a inserção da mulher no mercado de trabalho, e o custo alto das famílias, fez com que as taxas de natalidade diminuíssem. Aliado a esse fator, houve um rigoroso controle na entrada de imigrantes.

Já na América Latina, aconteceu o oposto. Quando nos países ricos o número de habitantes passou a ser controlado, nos países latino-americanos houve uma explosão demográfica. Aliado a grande taxa de natalidade as condições de higiene melhoraram tratamento de esgoto, lixo, condições médico-sanitárias, e juntamente com essas melhoras as taxas de mortalidade diminuíram.

 Mas, será que esse crescimento está relacionado à pobreza?

É notadamente comprovado que os países subdesenvolvidos possuem uma característica em comum: o número de filhos por família geralmente alto. Assim, muitos especialistas acreditam que o crescimento demográfico é uma das causas do subdesenvolvimento da América latina. Percebendo isso, muitos países adotaram medidas de controle de natalidade, campanhas de planejamento familiar, etc. Contudo, mesmo diminuindo o crescimento demográfico, porém os problemas sociais persistiram.

Dica 2 – O subdesenvolvimento é um termo utilizado para designar a condição das nações mais empobrecidas do planeta. Acesse essa aula de geografia preparada para você tirar suas dúvidas em relação ao subdesenvolvimento de um país. Vamos lá? https://blogdoenem.com.br/mundo-subdesenvolvido-geografia-enem/

Aspectos Populacionais do Continente Americano- Geografia - Enem
Figura 2 
– Densidade demográfica elevada. (Favelização num bairro da América Latina)

Os aspectos populacionais irão definir inclusive a qualidade de vida de um povo. Nos países mais ricos, as pessoas optam por estudar, se manterem mais ocupadas com crescimento profissional, conhecendo lugares e culturas, estão estudando mais, isso reflete no número de filhos, pois quanto maior o nível de escolaridade menor o número de filhos. Isso também ocorre, pois a mulher não só foi para o mercado de trabalho, ela conquistou cargos de responsabilidade e muitas vezes adiou a gestação. No caso dos países subdesenvolvidos a questão cultural ainda interfere. Nem todos tem acesso à educação, mulheres que sem orientação engravidam muito cedo, deixam de estudar e infelizmente engrossam as taxas de natalidade, porém de pobreza, principalmente nos países onde a razão principal dos problemas sociais é a distribuição de riqueza desigual.

Agora vamos responder a questão proposta? Fique “antenado” e acerte mais essa questão de geografia!

(UFPE – Geografia) Um estudo sobre a dinâmica e a distribuição da população de uma determinada área é realizado a partir do conhe­cimento e da compreensão dos seus indicadores demográficos. Em relação a alguns desses indicadores, analise as proposições abaixo.

I. [      ] A densidade demográfica é obtida a partir da divisão da superfície territorial de um lugar pela sua população absoluta.
II. [      ] A taxa de fecundidade é um indicador populacional que influencia diretamente o comportamento de um outro indicador, o da natalidade.
III. [      ] A taxa de mortalidade infantil identifica o número de óbitos de crianças menores de um ano.
IV. [      ] O crescimento vegetativo é calculado com base nas taxas de natalidade, mortalidade e migração.
V. [      ] O superpovoamento de uma área não é identificado apenas pela densidade demográfica, mas também pelas condições socioeconômicas existentes

As alternativas verdadeiras são:

(A).   I e IV apenas.
(B).   I, II e III apenas.
(C).   I, III, IV e V apenas.
(D).   II, III e IV apenas.
(E).   II, III e V apenas.

Resposta correta letra E.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel