A história geológica: a Origem do Planeta Terra – Geografia Enem

Sabemos que a Terra nem sempre foi do jeito que conhecemos hoje. Ela possuía uma distribuição diferente. Vamos ver o que aconteceu? Como ela modificou a sua configuração?

A história do nosso planeta é muito antiga. Estudamos na geologia esse passado, pois transformações foram ocorrendo ao longo de milhares e milhares de anos. Veja as teorias sobre A Origem do Planeta Terra.

Você já parou para pensar como era nosso planeta? Ele nem sempre foi tão acolhedor. Vamos entender essas transformações a partir da Origem do Planeta Terra. Cientistas acreditam que há aproximadamente 5 bilhões de anos estávamos ainda na condição de poeira cósmica orbitando dispersa em torno do Sol.

Há cerca de 4,5 bilhões de anos teve início o que hoje é  o nosso Planeta Terra . Sua formação vem se dando desde esse período geológico.  Na maior parte do tempo éramos apenas uma bola incandescente de magma em ebulição, um oceano de lava derretida. Tudo era tão quente e tão tóxico em que a vida seria impossível. Vamos ver as “etapas” desse processo e entender como o planeta se formou.

Primeiramente, portanto, a Origem do Planeta Terra teria se dado a partir desta espécie de “bola de fogo”. A superfície vai se formando em temperaturas altíssimas gerando uma massa quente e pastosa, formada por rochas e minerais fundidos.

história geológica do Planeta Terra - Geografia Enem Figura 1– O Planeta em seu primeiro momento, uma bola de fogo.

Com o passar de milhares de anos, a Terra foi lentamente se resfriando. Assim sua superfície começou a enrijecer formando uma superfície rochosa. Essa superfície rochosa, chamamos de litosfera.

Dica 1 – Você sabia que as paisagens se modificam não só com a interferência do homem, mas também com a ação das águas e do vento? Cai no Enem e vestibulares. Não perca esta aula de geografia sobre Paisagens! https://blogdoenem.com.br/paisagens-geografia-enem/

Num segundo momento a Terra, que está em processo de resfriamento, e formação de grandes massas rochosas: os vulcões, que por sua vez estão expelindo uma imensa quantidade de gases e vapores, formando assim nuvens que precipitam em forma de chuva. Começando assim um longo período de chuvas em nosso planeta.

Essa combinação: calor + vapor+ gases quentes expelidos pelos vulcões só podia dar em uma grande formação de nuvens e consequentemente chuvas. As chuvas caíram por milhares de anos em nosso planeta.

história geológica do Planeta Terra - Geografia Enem
Figuras 2 e 3– Resfriamento e grandes períodos de chuvas

Dica 2– A educação nos países subdesenvolvidos em geral mostram dados assustadores, vamos entender os motivos? Não perca mais essa aula elaborada especialmente para você! https://blogdoenem.com.br/analfabetismo-aprendizagem-geografia/

E, num último momento, a Terra com sua superfície resfriada, e com a grande quantidade de chuvas, essa água foi se acumulando na superfície, se moldando nas partes mais baixas do relevo, originando assim os primeiros oceanos, chamado Pantalassa. Ao conjunto de águas do planeta chamamos de hidrosfera. As porções mais elevadas formaram os continentes, Pangeia.

história geológica do Planeta Terra - Geografia Enem
Figura 4
– Oceanos formados pela ação das chuvas.

 

Vimos os três momentos que os cientistas acreditam ser a história do nascimento do nosso planeta. Até aí, podemos perceber que não há vida, até porque não há condições de abrigar nenhum tipo de vida até então, o planeta era muito quente, se resfriou, formou-se os oceanos e continentes, mas ainda não havia algo primordial para a existência da vida: o oxigênio. Passamos assim a contar com a Atmosfera.  Eventos geológicos continuaram a ocorrer e posteriormente acontecimentos biológicos aconteceram, aí sim podemos começar a estudar a origem da vida, onde temos a Biosfera– interação dos elementos da litosfera, hidrosfera e atmosfera.

Complemente seus estudos acerca desse assunto, acessando esse excelente resumo sobre a Origem do Planeta Terra e sobre a origem da Vida na terra. É muito rico em detalhes, vale a pena!

 

Agora é a sua vez! Faça o exercício abaixo e confira como anda os seus conhecimentos!

Site Brasil Escola – Pesquisadores afirmam que há cerca de 300 milhões de anos as terras do planeta estavam reunidas, formando, portanto, apenas um continente. Marque a alternativa que corresponde ao nome desse grande continente.

a) Eurásia
b) Pangeia
c) Laurásia
d) Gondwana
e) Pantalassa

Resposta correta letra B.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel