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O Analfabetismo e as dificuldades de aprendizagem – Geografia Enem

Um país que quer ser reconhecido, precisa investir em educação. Vamos relembrar e entender como o analfabetismo influencia na vida da população? Cai no Enem e vestibulares!

Estudamos aqui no nosso Blog, os indicadores sociais que ajudam a analisar as condições socioeconômicas dos países, classificando-os em desenvolvidos e subdesenvolvidos. E, um dos principais indicadores é a Taxa de analfabetismo.

Mas vamos ver o conceito desse índice?

Taxa de analfabetismo é o índice que determina a parcela da população a partir de quinze anos que não sabe ler e nem escrever. Essa é a principal dificuldade dos países subdesenvolvidos, pois como uma nação quer crescer e se tornar desenvolvida com tantas pessoas fora da escola?

Existe ainda, aquela pessoa que assina seu nome, lê algumas palavras, porém não compreende um texto, um livro, uma notícia, ou ainda não sabe resolver uma questão matemática simples. Esses são denominados analfabetos funcionais.

Analfabetismo e as dificuldades de aprendizagem - Geografia EnemFigura 1- Analfabetismo

A educação nos países subdesenvolvidos em geral mostram dados assustadores. O 11º Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, feito este ano mostraram dados preocupantes: onde os 10 países mais analfabetos representam 72% do total mundial, e que, analisando o período de 2000 a2011 a taxa de analfabetismo caiu apenas 1%.

Segue a lista dos 10 países com maior índice de analfabetismo, segundo a UNESCO. Dados disponíveis em http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/education-for-all/:

1.        Índia – 287,3 milhões de analfabetos (22,5% da população)
2.       China – 52,3 milhões de analfabetos (3,85% da população)
3.       Paquistão – 49,5 milhões de analfabetos (26,7% da população)
4.       Bangladesh – 44,1 milhões de analfabetos (28,5% da população)
5.       Nigéria – 41,8 milhões de analfabetos (24,4% da população)
6.       Etiópia – 26,8 milhões de analfabetos (30,3% da população)
7.       Egito – 15,6 milhões de analfabetos (18,2% da população)
8.       Brasil – 13,9 milhões de analfabetos (6,95% da população)
9.       Indonésia – 12,8 milhões de analfabetos (5,17% da população)
10.     República Democrática do Congo – 12,4 milhões de analfabetos (17,4% da população)

Fonte: Dados disponíveis em http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/education-for-all/

Segundo a lista, infelizmente o Brasil está entre os 10 primeiros. O país ainda tem a dificuldade de erradicar essa triste realidade.

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Assista a esse vídeo impactante, ”Leitura do Mundo” documentário sobre o analfabetismo e veja pessoas que tem vergonha por não sabem ler e escrever. Como disse um entrevistado no vídeo: “O homem que não sabe ler é um cego que enxerga”. Acompanhe!

A escrita e a leitura são fundamentais no processo de transformação social.

Mas porque será que isso acontece? Afinal as pessoas têm direito ao acesso a escola, então qual o motivo de tantos analfabetos, e analfabetos funcionais? Vamos ver os motivos de tanto atraso?

Existem inúmeros fatores que as pessoas enfrentam e acabam não frequentando a escola ou desistindo dos estudos. As dificuldades socioeconômicas são um fator predominante. Alunos saem cedo da escola para entrar no mercado de trabalho para ajudar a família. Outros têm a distância como dificuldade, e ainda aqueles que migram para outras cidades com a família e acabam não estudando, outros possuem dificuldades de aprendizagem e a evasão torna-se uma consequência.

Analfabetismo e as dificuldades de aprendizagem - Geografia Enem
Figura 2 – Criança trabalhando                                Figura3- Crianças que enfrentam a distância

A evasão escolar – esse fator está relacionado a outros como, repetência, falta de motivação, problemas de aprendizagem, e aqueles que entram no mercado de trabalho. E, infelizmente há alunos que acham que não são capazes, isso associado à condição social que cada um vive, torna-se um vilão para a evasão. No mundo temos muitas diversidades culturais e econômicas, mas a educação é universal. Uma nação só alavanca seu potencial com pessoas capacitadas, cultas e letradas. Caso contrário o abismo social só cresce.

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E no Brasil? Como combatemos esse vilão chamado analfabetismo?

Já vimos que esse indicador socioeconômico é um vilão e para combater o subdesenvolvimento o melhor remédio é a educação. Todo brasileiro tem direito a educação básica de 09 anos, mas segundo cálculos do IBGE, dados mostram como o índice de escolaridade do da população gera desigualdades sociais e propicia falta de oportunidades. A renda está diretamente ligada à escolaridade, e num país como o Brasil, o impacto da falta de estudos separam as classes, e até mesmo as regiões.

Vamos exercitar os conhecimentos de geografia? Leia e responda a questão abaixo!

(UFGD – Geografia) Analise o gráfico a seguir.

Analfabetismo - Geografia

Taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais de idade, segundo as Grandes Regiões – 2011

(Fonte: IBGE, PNAD 2011).

De acordo com as informações apresentadas, é correto afirmar que:

a) as disparidades regionais do Brasil foram completamente superadas no que se refere aos indicadores educacionais, pois as taxas de analfabetismo ficaram abaixo de 10% em todas as regiões brasileiras.
b) as menores taxas de analfabetismo concentram-se em regiões onde existem os maiores níveis de desenvolvimento econômico e social, demonstrando que ainda há diferenças significativas entre o Sudeste-Sul e Norte-Nordeste no Brasil.
c) as maiores taxas de analfabetismo concentram-se nas regiões Centro-Oeste e Norte devido ao fato de serem áreas com reduzida presença da infraestrutura necessária para o crescimento econômico.
d) a maior taxa de analfabetismo encontra-se na região Nordeste pelo fato de essa região também possuir a maior concentração populacional do Brasil.
e) a taxa de analfabetismo na região Norte é a menor das regiões brasileiras devido à presença reduzida de população nessa área.

Resposta correta letra B.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.