Os alimentos Transgênicos, que bicho é esse? – Geografia Enem

Você sabe o que são os transgênicos? Ultimamente ouvimos muito sobre, mas será que realmente estamos por dentro deste assunto? Então se prepare, essa aula ajudará você a entender melhor!

A agricultura é uma dasprincipais atividades humanas, senão a principal, pois ela é a responsável por alimentar milhões de pessoas no mundo. É responsável também pelas transformações no espaço geográfico. Primeiramente era praticada às margens dos rios para deles aproveitar a água. Em seguida o aumento da produção se deu, e graças às técnicas que foram se aprimorando, hoje temos uma verdadeira revolução no campo: técnicas agrícolas, máquinas, seleção de sementes, uso de fertilizantes, técnicos e engenheiros agrícolas que acompanham todas as fases, o preparo do solo, o plantio, e a colheita. E, por último temos a transgenia, você sabe o que é isso?

Bom, produtos transgênicos são resultantes de técnicas introduzidas no campo, capazes de alterar e modificar geneticamente um alimento, onde na natureza não seriam produzidos naturalmente.

Vamos entender como esse processo ocorre e as implicações a nós seres humanos? Afinal os alimentos chegam à nossa mesa diariamente. Será que sabemos a sua origem e seu processo de fabricação?

Alimentos Transgênicos - Enem Geografia

Figura 1- Alimentos transgênicos.

Dica 1– Vamos saber mais sobre a Região Centro–oeste? Isso mesmo! É a região onde encontramos o complexo do Pantanal, acesse e fique por dentro também do crescimento populacional dessa região! https://blogdoenem.com.br/geografia-regiao-centro-oeste/

Assista a esse vídeo da Conexão Futura no Youtube. Vale a pena! Ele explica sobre essa atividade agrícola e “perigos” que estão a nossa mesa! Vamos lá? Entenda como esses produtos são modificados geneticamente! Acesse!

Segundo o IBGE, o Brasil é o segundo maior produtor de alimentos transgênicos, perdendo apenas para os EUA e:

“Um estudo realizado pela Céleres, consultoria focada em agronegócios, divulgou que o Brasil possui 37,1 milhões de hectares destinados apenas à plantação de transgênicos. Essa quantidade representa mais da metade do território destinado a atividades agrícolas que, segundo o IBGE, representa 67,7 milhões de hectares em 2013”. (disponível em http://www.epochtimes.com.br/brasil-e-o-segundo-maior-produtor-de-ogms-do-mundo/#.U6Q33fldVkE, acesso 20/06/14).

Trata-se um assunto muito polêmico, pois tais alimentos podem gerar danos à saúde. Esses alimentos são modificados geneticamente para resistir às intempéries do clima, as pragas, aumentando a produção e consequentemente aumentando os lucros.

Alimentos Transgênicos - Enem Geografia

Figura 2 – Rótulo alertando para produto transgênico.

Os transgênicos que já estão na cadeia alimentar do brasileiro, segundo uma reportagem da BBC Brasil em Londres são:

Milho, óleos de cozinha, soja, mamão papaia, queijo, pão, bolos e biscoitos, abobrinha, arroz, feijão e salmão.(Fonte: BBC Brasil Londres, Atualizado em  8 de fevereiro, 2013 – 06:04 (Brasília) 08:04 GMT).

Alimentos Transgênicos - Enem Geografia

Figura3 – Principais transgênicos:soja, salmão, pães e Feijão.

Dica 2– As variações climáticas são sentidas por nós e todas as formas de vida em nosso planeta. Como elas acontecem? Revise aqui no nosso blog! https://blogdoenem.com.br/quatro-estacoes/

Há quem defenda também o lado positivo desse tipo de mutação: apesar das polêmicas os pontos fortes seriam:

*Aumento da produção- Devido a maior resistência desses produtos, eles durariam mais, isso seria bom, uma vez que a população mundial cresce a cada dia e a produção de alimentos tem que dar conta dessa demanda.

*Maior resistência a fungos e pragas em geral- Essa resistência contribuirá para que o alimentonão se deteriore pela ação desses “intrusos” nas lavouras, e ainda, maior duração nos estoques.

*Aumento do conteúdo nutricional-Segundo alguns especialistas, pode-se modificar também o valor nutricionalaumentando-o, contribuindo assim para a saúde.

Saiba mais sobre essa temática tão polêmica! Acesse o site “Especial Transgênicos”, um site onde contém uma imensa diversidade de informações acerca desse assunto no Brasil!http://reporterbrasil.org.br/transgenicos/?gclid=CjgKEAjwt4-dBRCDnaTUn-mC_0oSJAC4Q6kGnJj4KiilcXklIx2puSF2vO0a73C2EvhLc54E771dZfD_BwE

Responda à questão abaixo e teste seus conhecimentos! Bons estudos!

Enem 2012 –(Primeiro Dia)

Alimentos Transgênicos - Enem Geografia

Disponível em: http://nutriteengv.blogspot.com.br. Acesso em: 28 dez. 2011.

Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em:

A-Expansão das terras agricultáveis, com manutenção de desigualdades sociais
B-Modernização técnica do território, com redução do nível de emprego formal.
C-Valorização de atividades de subsistência, com redução da produtividade da terra.
D-Desenvolvimento de núcleos policultores, com ampliação da concentração fundiária.
E- Melhora da qualidade dos produtos, com retração na exportação de produtos primários.

Resposta correta letra A.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel