As Paisagens, aquilo que nossa visão alcança – Geografia Enem

Estudar as paisagens é importante para compreender o mundo em que vivemos. Mas será que sabemos diferenciá-las, entender como se formaram? Vamos revisar este assunto?

 

As paisagens fazem parte do nosso cotidiano. Convivemos com o cenário a nossa volta. Na rua que moramos percebemos uma paisagem, bem como no caminho para a escola, supermercado, para o trabalho, para o shopping, etc. Observamos também paisagens de outros lugares, mesmo que por imagens em uma revista, na televisão ou internet. Assim passamos a admirar tudo ao nosso redor.  Normalmente, chamamos de paisagens um cenário que consideramos belo, atraente, agradável. Como uma praia, um parque, etc., mas você sabe o que é paisagem?

Segundo Milton Santos, geógrafo, “Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem (…). Não apenas formada de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc.” (SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998.p.61.)

Assista agora a um vídeo com o professor Denis Castilho explicando o conceito de Paisagem. Confira! Bons estudos!

Dica 1- Vamos relembrar como os dias e as noites acontecem no nosso planeta? Acompanhe a aula sobre a rotação. Vamos lá? https://blogdoenem.com.br/dias-noites-rotacao-terra-geografia/

Para a geografia a paisagem é o conjunto de elementos naturais, culturais, humanizados, que podemos observar em algum lugar. As paisagens humanizadas são historicamente determinadas, são dependentes da cultura e das relações daquele lugar.

Paisagens - Geografia Enem

Mas, você já percebeu como em alguns lugares pode se observar elementos naturais, e em outros a presença de elementos culturais é predominante? Isso acontece porque o homem já modificou muito as paisagens, e essa transformação é notada nos diferentes lugares do mundo.

Será que somente o homem transforma e modifica as paisagens? Você já parou para pensar? Bom, é claro que não! Afinal transformações na natureza estão acontecendo a todo o momento, e a consequência disso são paisagens alteradas! Vamos exemplificar, entenda melhor!

Fenômenos naturais são agentes transformadores da paisagem, um exemplo simples, mas muito poderoso, é a ação das águas e dos ventos. Esses agentes naturais modelam a paisagem por milhares de anos. Um rio pode modificar o relevo com seu curso, um exemplo é o Grand Cânion, localizado nos EUA, seu relevo foi e é esculpido pela ação da água. Também temos a ação dos ventos (força eólica) que esculpe a paisagem.

Paisagens - Geografia Enem

Dica 2– Você sabia que a Região Amazônica é considerada um vazio populacional? Entenda por que nesta aula preparada aqui no nosso Blog! Bons estudos! https://blogdoenem.com.br/regiao-norte-floresta-amazonica/

Outro exemplo de agentes transformadores naturais, não tão frequentes, mas também não raros, são os terremotos e as tsunamis, ambos quando acontecem devastam cidades inteiras modificam as paisagens ocasionando prejuízos materiais e humanos. Cidades e sociedades inteiras têm de serem reconstruídas e organizadas novamente, e consequentemente após uma catástrofe dessa magnitude as paisagens são totalmente modificadas.

Paisagens - Geografia Enem

Devido à ação antrópica constante, podemos dizer que hoje, poucos lugares no mundo não sofreram transformações na paisagem. É que na verdade, esses lugares são de difícil acesso e sofreram pouca ou quase nenhuma interferência, são eles: geleiras, desertos, montanhas e o fundo dos oceanos.

E os demais lugares sofrem, pois à medida que o homem se estabelece, ele modifica este lugar para construir sua moradia, realizar suas atividades diárias, e seu lazer. Mas será que ele (homem) só depreda? Bom, essa visão está um pouco modificada, pois ele faz parte do todo, está inserido neste sistema e interage com ele. Porém essa alteração, sabemos deve ser feita conscientemente.

Dica 3– Arrase nas provas do Enem e vestibulares! Não perca as aulas que preparamos para você aqui no blog! Acompanhe esta sobre Localização e Orientação! https://blogdoenem.com.br/orientacao-localizacao-superficie-terrestre/

Agora é com você. Vamos resolver este desafio?

UEPB 2009 – “A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual”. (SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 84) A partir da afirmativa do autor acima citado, é correto afirmar:

a) Espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto que na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural.
b) Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.
c) A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente.
d) A paisagem tem significado apenas panorâmico, pois é destituída de conteúdo social, o que nos permite contemplar as formas, mas jamais analisar a sua essência.
e) A paisagem assim como o território são delimitados pelo alcance visual de quem os observa; são, portanto, espaços delimitados pelas relações de poder, cuja escala varia conforme a posição do observador.

Resposta correta letra “B”.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel