Características do Mundo Subdesenvolvido – Geografia Enem

O subdesenvolvimento marca fortemente diversos países no mundo. Vamos entender um pouco sobre algumas das características que retratam o também chamado 3° mundo? Embarque nessa aula de Geografia!

Podemos regionalizar o mundo em diversos critérios. Um dos mais comuns é o desenvolvimento e subdesenvolvimento. Critério que, define a condição socioeconômica das nações mundiais, classificando-as.

O subdesenvolvimento é um termo utilizado para designar a condição das nações mais empobrecidas do planeta.

Mas vamos ver o que faz esses países serem rotulados, e o que os torna inferiores economicamente comparado a outros?

Você sabe distinguir quem são os ditos países pobres? Os subdesenvolvidos? Vamos entender melhor. Acompanhe esta aula de geografia para o Enem!

Características do Mundo Subdesenvolvido - Geografia Enem
Figura 1– Charge relatando as desigualdades.

Os países “pobres” do globo são aqueles que possuem muitas desigualdades sociais e base essencialmente agrícola, por isso esses países estão entre os que não conseguem crescer e alavancar o desenvolvimento de suas nações. Alguns aspectos distinguem esses países, que possuem geralmente:

Taxa de analfabetismo alto, elevada taxa de mortalidade infantil, dependência econômica, endividamento externo, renda per capita baixa, altos índices de desemprego, expectativa de vida baixa, dependência tecnológica, entre outros.

Dica 1– Florestas, Caatinga, Cerrado, Campos. Você lembra quais os tipos de vegetação que ocorrem no Brasil? Revise com esta aula de geografia! Cai no Enem e vestibulares! https://blogdoenem.com.br/vegetacao-brasileira-geografia-enem/

No mundo subdesenvolvido há uma grande parcela da população vivendo em situação de miséria. A renda da maioria da população é baixa e não consegue suprir os itens necessários como saúde, educação, vestuário, moradia, e principalmente alimentação, fazendo com que milhares de pessoas sofram de carência alimentar no mundo. A fome é um assunto muito sério no mundo subdesenvolvido. E, no entanto esses povos são os que contraditoriamente possuem um maior número de filhos, não se planejam, não possuem uma assistência médica adequada, faltam hospitais, médicos, vacinação, prevenção, isso ajuda a elevar as taxas de mortalidade infantil. Bem como falta de saneamento básico, e condições de higiene contribuem para esse cenário.

Características do Mundo Subdesenvolvido - Geografia Enem
        Figura 2– A Fome no mundo                                       Figura 3– Falta de saneamento básico

E o Brasil? Vamos estudar um pouquinho sobre nosso país? Será que ele é subdesenvolvido? Você já se questionou a esse respeito?

O Brasil é um país considerado subdesenvolvido, em processo de industrialização. Temos uma economia baseada na agricultura, multinacionais que atuam em diversos setores, diminuição de empregos, os salários são baixos em geral, e as desigualdades sociais são imensas.

Dica 2– Você sabe o que são essas Multinacionais citadas acima no texto, que atuam em países subdesenvolvidos como o Brasil? Não? Então não perca essa aula de geografia sobre o assunto! https://blogdoenem.com.br/geografia-multinacionais-transnacionais/

Nossas taxas de mortalidade infantil ainda preocupam e a educação está entre as piores do mundo. Esses dados não ajudam o país a efetuar uma transformação na sociedade brasileira. O baixo nível de escolaridade, a falta de qualificação profissional dificulta as pessoas de exercerem atividades especializadas e mais bem remuneradas. Aumentando assim o desemprego.

Características do Mundo Subdesenvolvido - Geografia Enem
       Figura 4– Favela.                                                                  Figura 5- Fila de desempregados

Dica 3- Você sabia que para nos localizarmos de modo preciso na superfície terrestre podemos recorrer às coordenadas geográficas? Nesta aula de geografia você entenderá como isso ocorre. Vamos revisar? Acesse: https://blogdoenem.com.br/latitude-paralelos-longitude-meridianos/

 

Vamos ampliar nossos conhecimentos? Lembre-se: quanto mais leitura, melhores serão suas chances nas provas do Enem e vestibulares.

(UECE) – A respeito do “subdesenvolvimento” é correto afirmar que:

a) o subdesenvolvimento é uma situação socioeconômica caracterizada por dependência econômica e grandes desigualdades sociais.
b) antes de serem países desenvolvidos, Inglaterra, França, Bélgica e Alemanha passaram pelo subdesenvolvimento.
c) neste final de século, a principal contradição da ordem mundial é o conflito Leste × Oeste, isto é, entre os países ricos e os países pobres.
d) as disparidades socioeconômicas entre os países surgem com as grandes navegações (séculos XV e XVI), daí se formando os países subdesenvolvidos.

Resposta correta letra A.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel