Veja os tipos de Vegetação Brasileira – Geografia Enem

Florestas (Amazônica, Mata dos Pinhais, e Mata Atlântica);  Caatinga; Cerrado; Campos; e ainda temos o Pantanal, que é um complexo diversificado que abriga florestas e campos. Veja ainda os “subtipos” de florestas com formações vegetais que colocam o Brasil com uma enorme biodiversidade no planeta. Confira agora no resumo gratuito de Geografia Enem.

O Brasil de hoje é muito diferente do início de sua história. Muito da nossa vegetação original foi destruída. Conhecer é uma forma de preservar. Então, esta aula vale para o Enem, para a sua vida, e para a natureza também. Veja os tipos de Vegetação Brasileira:

Quando falamos em natureza, sabemos que a sua parte física foi bem modificada com a colonização, e devido a essa trajetória, a ocupação humana foi a mais marcante no que diz respeito às modificações, pois as atividades humanas transformaram as paisagens, ou seja, destruindo-as.

Nosso território é imenso, do extremo norte ao sul do país temos as mais variadas formações vegetais. São quatro tipos de formações predominantes nas paisagens: os Campos, as Florestas, a Caatinga, e o Cerrado.

Os Biomas Brasileiros

Antes de entrar firme nas Formações Vegetais, confira o resumo da professora Juliana Evelun Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, sobre os Biomas Brasileiros, que são os ecossistemas no quais ocorrem os tipos de vegetação brasileira:

Os tipos de vegetação brasileira

Florestas (Amazônica, Mata dos Pinhais, e Mata Atlântica), Caatinga, Cerrado, Campos. E, ainda temos o Pantanal ,que é um complexo diversificado que abriga florestas e campos. Temos ainda, dentro dessas formações os “subtipos” de florestas:

Floresta Amazônica:

Localização: região norte, e a maior e mais rica, com uma grande variedade na fauna e flora. Sua hidrografia é impressionante com um volume de água que se estende por quilômetros. O clima é o equatorial. E uma grande preocupação é o desmatamento da região, para a prática da pecuária, pois provoca a consequente extinção da fauna e da flora.Vegetação Brasileira

Mata dos Pinhais: Localização: Região sul do Brasil e áreas serranas do sudeste. Conhecida também pelo nome mata de araucárias, apresenta pouca variedade vegetal, onde a predominante é o pinheiro-do-paraná. Hoje restam apenas 3% de sua floresta original, foi muito desmatada para a comercialização da madeira.

Mata Atlântica:

A sua localização se estendia por todo o litoral brasileiro. Restando apenas 5%, é uma das vegetações mais devastadas devido principalmente pela localização, onde a ocupação humana se deu: próximo ao litoral.

Grandes cidades ocupam hoje o lugar dessa grande floresta, assim como áreas de pastagens e agricultura.  Sua formação é muito rica e diversificada, pois ela ocorre em várias latitudes pelo território brasileiro.Vegetação Brasileira

Cerrado:

Localização, região central do Brasil, composta por uma vegetação de árvores com troncos retorcidos, casca grossa, folhas pequenas.  É uma área devastada principalmente para a plantação da soja.

Caatinga:

Localização: nordeste brasileiro, e uma parte do sudeste. O clima é semiárido e sendo assim sua vegetação é adaptada a escassez de água, algumas formações de arbustos e cactos.Vegetação Brasileira

Campos:

Localização, predominante no sul do Brasil, ocorre também no Mato Grosso do Sul, Amapá, Pará e Minas Gerais. Utilizada para a criação de gado.

Pantanal:

Localização centro-oeste, estendendo-se para a Bolívia e Paraguai. Caracteriza-se por áreas alagadas devido ao seu clima, e grande diversidade de fauna e flora.Vegetação Brasileira

As Formações Vegetais I

Confira agora com o professor Raphael Carrieri, o fera em Geografia no canal do Curso Enem Gratuito, as Formações Vegetais de todo o mundo. É claro, ali dentro estão os tipos de vegetação brasileira. Bora lá:

As dicas do Carrieri:

  1. A biosfera é o conjunto que permite a vida no planeta, composto por atmosfera, litosfera e hidrosfera.
  2. A hidrosfera permite a formação dos biomas, que correspondem ao conjunto de vida animal e vegetal com características semelhantes.
  3. As Florestas Equatoriais aparecem nas áreas equatoriais do globo, aquelas que possuem as temperaturas mais elevadas, com alto grau de umidade. Esse bioma é marcado pela presença de plantas altas, florestas densas (mata fechada), florestas higrófilas (adaptada à umidade) e hidrófila (adaptada à enchente), floresta estratificada, hidrografia exuberante, florestas latifoliadas (folhas largas) e perenifólias (folhas verdes o ano todo).
  4.  As Florestas Tropicais têm características muito próximas das Equatoriais. As diferenças são: são menos exuberantes e suas temperaturas são mais baixas.
  5.  As Savanas apresentam vegetação esparsa (contrário de densa), associada geralmente ao clima tropical típico (verão quente e úmido, inverno seco), animais de grande porte, árvores pequenas com galhos retorcidos.
  6.  Na próxima aula, veremos outros biomas: Florestas de Coníferas, Temperadas, Tundra e Desertos. Veja:

 

As Formações Vegetais II

Mais dicas do Carrieri:

  1. As florestas de coníferas, também chamadas de taiga, possuem plantas com formato de cone. As folhas são aciculifoliadas, ou seja, em formato de agulha, além de serem perenes e resistentes ao gelo.
  2.  As florestas temperadas ocorrem em locais com estações bem definidas. Há presença de plantas caducifólias que, nas estações de menor insolação, perdem suas folhas para poupar energia. Além disso, a floresta temperada pode apresentar coloração das folhas mais alaranjada, devido à menor produção de clorofila..
  3. A tundra é uma vegetação de característica polar. Não tem vegetação muito elevada, sendo marcada basicamente por musgos e líquens. Há presença de permafrost, uma camada de gelo permanente que cobre o solo.
  4. – A vegetação mediterrânea é adaptada a um verão quente e seco e a um inverno úmido. Há vegetação arbustiva e herbácea, ou seja, as árvores não são grandes.
  5.  A vegetação desértica é marcada por ausência de água. As plantas que predominam são as xerófilas, adaptadas à baixa umidade.

 

Dica 1- Você já estudou sobre a Região Sudeste? Então revise essa aula e não perca as dicas sobre a região mais povoada do Brasil! Acesse! https://blogdoenem.com.br/geografia-regiao-sudeste/
Dica 2– Quer gabaritar na prova do Enem? Então fique ligado em todas as dicas. Mais uma de geografia para você! Zonas Climáticas revise! https://blogdoenem.com.br/zonas-climaticas-terra-geografia/
Dica 3- Fique por dentro do que acontece com os oceanos! A exploração humana, seus recursos, enfim! Acesse agora! https://blogdoenem.com.br/oceanos-exploracao-economica-geografia/

 

Exercícios sobre os tipos de Vegetação Brasileira

Agora é a sua vez… responda ao desafio abaixo!

ENEM 2008- Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária – cerca de 35% do rebanho nacional está na região – e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta. Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que:

a) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.
b) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.
c) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.
d) o superávit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.
e) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.

RESPOSTA CORRETA: Letra E.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima sobre a vegetação Brasileira foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel