Conheça os tipos de Vegetação Brasileira – Geografia Enem e vestibular

Vamos conhecer os tipos de vegetação que temos no território brasileiro? Você sabia que o Brasil apresenta uma imensa diversidade de formações vegetais? Não perca essa!

O Brasil de hoje é muito diferente do início de sua história. Muito de nossa vegetação original foi destruído. Conhecer é uma forma de preservar. Então, esta aula vale para o Enem, para a sua vida, e para a natureza também. Veja os tipos de Vegetação no Brasil:

Quando falamos em natureza, sabemos que a sua parte física foi bem modificada com a colonização, e devido a essa trajetória, a ocupação humana foi a mais marcante no que diz respeito às modificações, pois as atividades humanas transformaram as paisagens, ou seja, destruindo-as. Vamos ver como? Nosso território é imenso, do extremo norte ao sul do país temos as mais variadas formações vegetais. São quatro tipos de formações predominantes nas paisagens:

Florestas (Amazônica, Mata dos Pinhais, e Mata Atlântica), Caatinga, Cerrado, Campos. E, ainda temos o Pantanal ,que é um complexo diversificado que abriga florestas e campos. Temos ainda, dentro dessas formações os “subtipos” de florestas:

Floresta Amazônica:

Localização: região norte, e a maior e mais rica, com uma grande variedade na fauna e flora. Sua hidrografia é impressionante com um volume de água que se estende por quilômetros. O clima é o equatorial. E uma grande preocupação é o desmatamento da região, para a prática da pecuária, pois provoca a consequente extinção da fauna e da flora.Vegetação Brasileira

Dica 1- Você já estudou sobre a Região Sudeste? Então revise essa aula e não perca as dicas sobre a região mais povoada do Brasil! Acesse! https://blogdoenem.com.br/geografia-regiao-sudeste/

Mata dos Pinhais: Localização: Região sul do Brasil e áreas serranas do sudeste. Conhecida também pelo nome mata de araucárias, apresenta pouca variedade vegetal, onde a predominante é o pinheiro-do-paraná. Hoje restam apenas 3% de sua floresta original, foi muito desmatada para a comercialização da madeira.

Mata Atlântica:

A sua localização se estendia por todo o litoral brasileiro. Restando apenas 5%, é uma das vegetações mais devastadas devido principalmente pela localização, onde a ocupação humana se deu: próximo ao litoral. Grandes cidades ocupam hoje o lugar dessa grande floresta, assim como áreas de pastagens e agricultura.  Sua formação é muito rica e diversificada, pois ela ocorre em várias latitudes pelo território brasileiro.Vegetação Brasileira

Dica 2– Quer gabaritar na prova do Enem? Então fique ligado em todas as dicas. Mais uma de geografia para você! Zonas Climáticas revise! https://blogdoenem.com.br/zonas-climaticas-terra-geografia/

Cerrado:

Localização, região central do Brasil, composta por uma vegetação de árvores com troncos retorcidos, casca grossa, folhas pequenas.  É uma área devastada principalmente para a plantação da soja.

Caatinga:

Localização: nordeste brasileiro, e uma parte do sudeste. O clima é semiárido e sendo assim sua vegetação é adaptada a escassez de água, algumas formações de arbustos e cactos.Vegetação Brasileira

Campos:

Localização, predominante no sul do Brasil, ocorre também no Mato Grosso do Sul, Amapá, Pará e Minas Gerais. Utilizada para a criação de gado.

Pantanal:

Localização centro-oeste, estendendo-se para a Bolívia e Paraguai. Caracteriza-se por áreas alagadas devido ao seu clima, e grande diversidade de fauna e flora.Vegetação Brasileira

Dica 3- Fique por dentro do que acontece com os oceanos! A exploração humana, seus recursos, enfim! Acesse agora! https://blogdoenem.com.br/oceanos-exploracao-economica-geografia/

Agora é a sua vez… responda ao desafio abaixo!

ENEM 2008- Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária – cerca de 35% do rebanho nacional está na região – e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta. Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que:

a) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.
b) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.
c) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.
d) o superávit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.
e) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.

RESPOSTA CORRETA: Letra E.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.