Os Oceanos e sua exploração econômica – Geografia Enem

Nossos oceanos são constantemente explorados pelo homem, vamos ver por quê? Claro, sabemos que os oceanos são fonte de uma infinidade de recursos, mas será que estão protegidos? Vamos revisar!

O homem, desde a antiguidade se organiza e constrói suas civilizações próximas ao mar. Pois dele extrai recursos e o utiliza para diversas atividades em seu dia-a-dia. Historicamente os oceanos foram fundamentais nas grandes navegações para que povos descobrissem novas terras, ampliassem seus territórios e colocassem em prática seu projeto de colonização.

Nas atividades o homem, desde os primórdios utilizou e ainda utiliza os oceanos para a pesca artesanal e industrial, para a circulação de bens e mercadorias, para isso aperfeiçoou técnicas de navegação e melhorou os equipamentos utilizados no mar.

Vamos entender cada função desses imensos corpos d’água, que fornece ao homem tantas riquezas? Acompanhe!

Pesca Artesanal – Praticada há milhares de anos, é caracterizada pela prática em embarcações simples, artesanais com homens simples que adquirem sua experiência no dia-a-dia da pesca em busca de alimento. É feita nas proximidades do litoral, com a finalidade de buscar o alimento para a família e vender o excedente.

Os Oceanos e sua exploração econômica - Geografia Enem

Figura 1 – Pesca Artesanal

Sem os oceanos não teríamos vida em nosso planeta! Foi ali que tudo começou. E se não cuidarmos dessa imensa exploração econômica poderemos comprometer esse imenso bioma tão importante que governa a vida na Terra!

Assista a este documentário da BBC intitulado A Morte dos Oceanos. Trata-se de uma investigação para saber o que está acontecendo e como fazer para salvar essa biodiversidade. Não perca!

Dica 1- Acompanhe uma aula preparada para você sobre os nossos continentes! Não perca a oportunidade de relembrar cada continente do globo! Vamos lá? https://blogdoenem.com.br/geografia-continentes-terras-emersas/

Pesca Industrial – É aquela geralmente praticada em alto mar, utilizando modernas embarcações, munidas de equipamentos sofisticados que podem detectar grandes cardumes como o sonar, e a capacidade de armazenar toneladas de peixes pescados durante uma temporada.

Os homens que trabalham neste tipo de pesca, não são tão simples quanto da pesca artesanal, e além de mais suporte tem o auxílio da tecnologia a seu favor. Algumas embarcações de grandes empresas são especializadas em determinado tipo de “produto”, como um determinado peixe, camarão, lembrando ainda quando, por engano outro animal vem nas redes e acaba morrendo, pois não interessa à determinada empresa.

Os Oceanos e sua exploração econômica - Geografia Enem

Figura 2– Pesca Industrial

A exploração dos oceanos não se dá somente para a retirada de alimentos, mas para atividades como exploração de gás e petróleo.

Dica 2- Aproveite para ampliar seus conhecimentos em geografia! Acesse a aula sobre As Zonas Climáticas da Terra e entenda como funciona a distribuição da luz e calor solar! https://blogdoenem.com.br/zonas-climaticas-terra-geografia/

Assista a este vídeo sobre a exploração mineradora de gás e petróleo no ártico, entenda a corrida dos países pela corrida do “ouro negro”. Vamos lá?

Em ambos os tipos de pesca tem o intuito de explorar um dos maiores recursos do oceano – o alimento. Mas infelizmente esse recurso encontra-se seriamente ameaçado. Principalmente porque a cada ano a população mundial cresce, e hoje, segundo a ONU, somamos aproximadamente 7 bilhoes de pessoas no mundo. (Fonte site da Onu, disponível em http://www.onu.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-em-acao/a-onu-e-a-populacao-mundial/ acesso: 15/06/2014, 13:15)

Dica 3- Revise os conteúdos sobre as Regiões brasileiras aqui no nosso blog! Cai no Enem e Vestibulares! Então acesse: https://blogdoenem.com.br/divisao-regional-brasil/

Dos oceanos também se extrai os sal marinho, utilizado e consumido dia-a-dia em todo o mundo.

Agora é com você. Resolva essa questão proposta e exercite seus conhecimentos. Bons estudos!

(Exercícios Brasil Escola) Assinale a alternativa que não aponta uma importância dos oceanos para a Terra ou para os seres vivos:

a) Dentre os elementos terrestres, são os oceanos os maiores responsáveis por influenciar os climas do planeta.
b) Os oceanos funcionam como indicativos químicos e biológicos das condições biológicas e climáticas.
c) É nos oceanos que há a maior absorção de CO2 da atmosfera, através da fotossíntese realizada pelos plânctons e algas marinhas.
d) Os oceanos são os responsáveis pela abundância de água para as atividades humanas relacionadas com o consumo dessa substância pelo organismo.

Resposta correta letra “D”.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel