Geografia Enem – Os Continentes e a divisão das terras emersas

Você já reparou que no nosso planeta há uma maior quantidade de águas do que de terras? É isso mesmo! Vamos conhecer cada continente e relembrar quais são essas terras emersas?

A proporção de terras/água no planeta Terra é de aproximadamente 30% terras e 70% águas.

Chamamos de terras emersas, aquelas que não estão cobertas pelas águas, ou seja, estão acima delas.

A esse conjunto de terras emersas denominamos continentes. Você lembra quais e quantos são os continentes do nosso planeta?

Vamos lá…acompanhe!

Então, nosso planeta é constituído de seis continentes, são eles: América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártida.

 Geografia - Continentes e distribuição de terra

                         Figura 1– Divisão terrestre em continentes.

Dica 1– Que tal ficar por dentro da Região Sul? Acompanhe todas as dicas neste Post. Cai no Enem e vestibulares! Não perca! https://blogdoenem.com.br/geografia-enem-regiao-sul/

Essa divisão político territorial foi criada para distinguir cada “pedaço de terra” espalhado pelo globo. Ela considera aspectos políticos, culturais, históricos e econômicos. A Ásia e a Europa juntas constituem a Eurásia, pois esses continentes não possuem um oceano que os divide, mesmo assim são considerados continentes independentes, distintos. Já a América é dividida em América do Norte, América Central e América do Sul.

Assista agora, a essa vídeo aula, que traz uma explicação bem didática sobre os continentes. Vamos lá? Acesse:

Dica 2- Você sabia que as florestas estão sofrendo séria ameaça de extinção? Então acesse e descubra por que isso ocorre! Não perca! https://blogdoenem.com.br/desmatamentos-queimadas-biodiversidade/

Vamos agora analisar a proporção de terras de cada continente? Acompanhe a figura e compare:

 Geografia - Continentes e distribuição de terra

Gráfico sobre Distribuição das Terras Emersas por Continente.

Hoje, através de mapas e imagens de satélites, e toda a tecnologia que temos ao nosso dispor sabemos que os continentes se distribuem dessa maneira. Mas será que sempre foi assim? Não! A configuração das terras em nosso planeta era bem diferente, pois a milhares de anos atrás tínhamos apenas um único conjunto de terras, um bloco chamado Pangéia. Esse bloco começou a se dividir e configurou-se em outros dois grandes blocos: Laurásia e Gondwana.

Geografia - Continentes e distribuição de terra

Figura 2– Mapa representação Laurásia e Gondwana.

Esses blocos por sua vez também foram se afastando, lembre-se que esse processo levou milhares e milhares de anos. Esse processo lento fez com que as terras se fragmentassem mais vezes, chegando à configuração atual de distribuição de terras do nosso planeta.

 Dica 3- Você lembra como se dá o sistema de fusos horários no Brasil? Acompanhe mais essa aula feita especialmente para você! https://blogdoenem.com.br/fusos-horarios-brasileiros/

Cada continente possui aspectos muito singulares, vamos ver por quê?

A localização definirá os climas, pois cada continente encontra-se em uma zona climática, há alguns mais peculiares ainda, pois devido a seu imenso tamanho podem estar em mais de uma zona climática, onde o clima irá variar, assim como teremos variações nos tipos de vegetação.

Processo Histórico: este definirá costumes, culturas, a língua, a culinária, etc.

E, aspectos econômicos, que está relacionado com o processo de desenvolvimento do continente como um todo.

Vamos exercitar sobre a aula de hoje? Leia com atenção e resolva a questão proposta abaixo! Bons estudos!

(Exercícios Brasil Escola) – Possui um formato alongado, sendo dividido por dois grandes blocos de massa continental que se interligam por uma estreita porção de terras. É banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico, além de ser cortado pelo Círculo Polar Ártico, pelo Trópico de Câncer, pela Linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio.

O continente a que o texto se refere é o:

a) africano
b) europeu
c) americano
d) asiático
e) antártico

Resposta correta letra “C”.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.