Separação de Misturas e Tratamento de Esgoto: Química Enem

Você sabe como separar os diferentes tipos de misturas? Que tal relembrar? Lembre que cai na prova de química dos vestibulares e no próximo Enem.

Todos os materiais da natureza são feitos de misturas. Numa mistura, os componentes que se dissolvem são chamados de soluto. O componente que dissolve o soluto é chamado de solvente.  Estas  características de ‘soluto’ e de ‘solvente’ fazem parte da aula sobre Substâncias.

Se não está lembrando com segurança, por que não dar uma paradinha de cinco minutos e relembrar  o que são as substâncias, para depois mergulhar aqui no conteúdo de misturas misturas? Acesse uma aula do arquivo do Blog do Enem com este Resumo sobre Substâncias Químicas.

Fique de olho nas misturas e separação de misturas! O tema cai nas provas dos vestibulares e no próximo Enem.

separação de misturas destacada

Agora, então, vamos às Misturas:

Você sabe onde a separação de misturas é aplicada? Vamos ver alguns exemplos… Mas, antes, veja o que é uma mistura, com o resumo do professor de química Felipe Sobis, do canal do Curso Enem Gratuito.

Veja o que são as Misturas

Tratamento de Água, e Tratamento de Esgotos

– O esgoto urbano tem diversas características. Tem o esgoto doméstico (pia, vaso sanitário), tem o esgoto industrial, e mesmo o lixo de rua que é levado pelas águas da chuva para os córregos e rios. Todas estas formas de ‘esgoto’ contém muito lixo “grosso”.

Para fazer o tratamento deste esgoto e o tratamento da água são necessárias várias fases de separação do que é lixo ‘fisico’, e depois a separação dos componentes líquidos, em fases para chegar à purificação da água. Veja na imagem uma proposta de tratamento de esgoto da Companhia de Águas e Saneamento de São Paulo (Sabesp).

tratamento de esgoto - sabesp

– Dessalinização da água do mar
Em alguns lugares do planeta a falta de água é tamanha que é preciso pegar água do mar para utilizar domesticamente ou mesmo em indústrias. Para isso, as usinas dessalinizadoras utilizam técnicas e equipamentos baseados em  osmose e membranas semi-permeáveis para purificar a água.

– Destilação da cachaça –  Aqui está um exemplo bem brasileiro que facilita a compreensão de Separação de Misturas. O processo tem início com a extração do ‘Caldo de Cana’, já com a separação entre o ‘bagaço’ e o ‘caldo’. Depois, com sucessivos processos, vêm as fases do processo até chegar à destilação final da aguardante.

– Separação de frutas podres das boas em cooperativas (catação) – Outro exemplo bem fácil de você compreender a separação de misturas.

– Exame de sangue – Quantos você já fez? Nada mais é que um sofisticado processo de separação de Misturas:
Separa-se o sangue puro do plasma (líquido que compõe parte do sangue, que ajuda no carregamento de substâncias pelo organismo), através de um processo de sedimentação “acelerada” (o sangue é posto em uma centrífuga, para que a parte pesada do composto se deposite no fundo do recipiente).

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Veja os métodos de separação de misturas

Quer ver mais sobre métodos de separação de misturas? Então assista a esta videoaula da professora Larissa Campos, do canal do Curso Enem Gratuito:

O blog do Enem preparou um resumo simples e rápido para você não esquecer mais. 

 Decantação → Permite a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou um sólido precipitado num líquido. Exemplos: água e areia e água e óleo vegetal.

Filtração →  É usado para separar um sólido de um líquido ou sólido de um gás, mesmo que o sólido se apresente em suspensão. Fazer café usando um coador, por exemplo, é um exemplo de filtração. Veja na imagem, para não esquecer:

filtro de café
fonte: Udesc

Centrifugação →  É  usado para separar líquidos não miscíveis (que não se misturam) ou um líquido de um sólido insolúvel em suspensão.

Cristalização → Separa um sólido cristalino de uma solução.

Destilação → Separa líquido(s) de sólido(s) dissolvidos ou líquido(s) de líquido(s).

Destilação fracionada → É um método de separação de líquidos que participem de mistura homogênea ou heterogênea. Quanto mais distantes forem os pontos de ebulição destes líquidos, mais eficiente será o processo de destilação.

Cromatografia → Para separar substâncias com diferentes solubilidades num determinado soluto.

 Separação magnética → Consegue separar componentes que tenham propriedades magnéticas dos que não as possuem.

Extração por solvente → Para usar este processo usa-se um solvente que só dissolve um dos constituintes da mistura.

Catação → Usada para separação de sistemas sólido-sólido.

Peneiração →Também conhecida como tamisação, este método é usado na separação de sistemas sólido-sólido, onde um dos dois componentes apresente granulometria que permita que o mesmo fique preso nas malhas de uma peneira.

Ventilação →Método de separação para sistemas sólido-sólido, onde um dos componentes pode ser arrastado por uma corrente de ar. Um bom exemplo é a separação da casca e do caroço do amendoim torrado.

Levigação →A água corrente arrasta o componente menos denso e o mais denso deposita-se no fundo do recipiente.

Evaporação →Método de separação de misturas sólido-líquido por evaporação do solvente, também conhecido como cristalização. Em recipiente aberto, simplesmente permite-se que o solvente evapore, deixando o sólido. Nas salinas, o sal é obtido a partir da água do mar através deste processo.

Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! https://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Quer saber mais sobre os métodos de separação de misturas? Acesse este link da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com diversos exemplos sobre Separação de Misturas.  Ali você encontra muito mais sobre esses métodos e veja  exemplos de cada um. Fique ligado! Cai nas provas do vestibular e do Enem.

Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

“Você não é derrotado quando perde, e sim quando desiste.”

Dr. House

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel