Revisão de Química. Sistemas substâncias puras e misturas

Você sabe diferenciar: sistema, substância pura e mistura? Não? Que tal relembrar? Cai nas provas de química dos vestibulares e do Enem. Aprenda aqui.

Sistema é uma porção limitada do universo, considerada como um todo para efeito de estudo.

Vamos relembrar como são classificados os sistemas?

Podem ser classificados em:

Química

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Veja alguns exemplos de cada um dos sistemas: 

Química - Sistemas

Podemos observar nas figuras que representam os sistemas heterogêneos, que existem diferentes  aspectos, que são chamados de fases.

Então:

Fase: é uma porção do sistema que apresenta as mesmas características em todos os seus pontos, sendo, portanto, de aspecto uniforme mesmo quando observada ao microscópio comum.

Entendeu? Vamos ver em uma linguagem mais simples?

Fase é toda a porção que você consegue distinguir em um sistema.

Por exemplo, na figura acima dos sistemas heterogêneos, você consegue distinguir a água do óleo e o gelo da água, portanto dizemos que são sistemas polifásicos (contém duas fases). Já nos sistemas homogêneos, você não consegue distinguir mais de uma fase, então o chamamos de sistemas monofásicos (contém uma fase).

Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! https://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Quer saber mais sobre os sistemas químicos? Assista a vídeo aula do Kuadro  mande bem nas provas de química dos vestibulares e no próximo Enem.

Substância pura: é todo material com as seguintes características:

  • Unidades estruturais (moléculas, conjuntos iônicos) quimicamente iguais entre si.
  • Composição fixa, do que decorrem propriedades fixas, como densidade, ponto de fusão e de ebulição, etc.
  • A temperatura se mantém inalterada desde o início até o fim de todas as suas mudanças de estado físico (fusão, ebulição, solidificação, etc.).
  • Pode ser representada por um fórmula porque tem composição fixa.
  • Não conserva as propriedades de seus elementos constituintes, no caso de ser substância pura composta.

As misturas não apresentam nenhuma das características acima. Essas são as diferenças entre as misturas e as combinações químicas (substâncias puras compostas.

Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

Fique sabendo mais sobre as substâncias puras e misturas assistindo a videoaula totalmente gratuita do Biolugia e sai na frente!

Você lembra o que é uma mistura eutética e uma mistura azeotrópica? O blog do Enem ajuda você a lembrar! Não fique de bobeira.

Existem misturas que, como exceção, comportam-se como se fossem substâncias puras no processo de fusão, isto é, a temperatura mantém-se inalterada no início ao fim da fusão. Essas são chamadas misturas eutéticas.

Química - Eutéticas

Existem misturas que, como exceção, comportam-se como se fossem substâncias puras em relação à ebulição, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da ebulição. Essas são chamadas misturas azeotrópicas.

Química - Azeotrópicas

Não é conhecida nenhuma mistura que seja eutética e azeotrópica simultaneamente.

” Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.”

Hermann Hesse

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre sistemas, substâncias puras e misturas foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química

Agora que você já sabe tudo sobre Química, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel